As palavras terminadas em ditongo eu, fazem plural com o acréscimo da desinência s. Como: céus, réus, seus, TROFÉUS. Já as palavras terminadas em el, fazem plural em éis. Como: anéis, coquetéis e papéis.
Olha o macete do professor Léo, palavras terminadas em vogal, basta apenas acrescentar o s. Simples assim, plural de troféu, troféus, plural de degrau, degraus.
Nada de “is”! Neste caso, o correto é mesmo o mais intuitivo: troféus. E a regra é bastante simples. As palavras terminadas no ditongo “eu” sempre terão como plural “eus“.
qual é o plural de troféu? "Troféus" ou "Troféis"? [Professora Alda]
Qual é o plural de corrimão?
Corrimãos: o plural mais tradicional
A palavra “corrimão” vem da junção de “correr” + “mão”, uma aglutinação que, com o tempo, passou a ter um significado próprio. Logo, se o plural de “mão” é “mãos”, o de “corrimão” será “corrimãos, seguindo a lógica.
Nada de falar “chapéis”, porque o certo é “chapéus”. A explicação está na regra gramatica. Abaixo, entenda como flexionar algumas palavras com essa terminação para o plural!
Qual é o plural de “mamão”: “mamões”, “mamãos” ou “mamães”? Este último ficou bem esquisito, hein! O correto é “mamões”. “Esse termo segue a regra de formação do plural em '-ões', que é a mais comum em palavras que terminam em '-ão'”, explica Laís Lopes Vieira, editora de Língua Portuguesa da plataforma Amplia.
Como já foi falado, a palavra papéis é o plural de papel: um pedaço ou folha constituída de elementos fibrosos de origem vegetal, usada para embrulhar, escrever, pintar, imprimir, entre outras finalidades.
Bom, a gramática brasileira não permite o uso da palavra degrais, tornando “degraus” a única alternativa possível de aplicação. Isso acontece porque ela é um substantivo terminado em ditongo, ou seja, duas vogais na mesma sílaba tônica. Contudo, então, por que muitas pessoas ainda falam e escrevem degrais?
Brasis... rs As palavras terminadas em “il” fazem plural segundo a posição da sílaba tônica: a) Palavras oxítonas = a terminação “il” vira “is”: funil – funis; barril – barris; Brasil – Brasis; b) Palavras paroxítonas = a terminação “il” vira “eis”: projétil – projéteis; estêncil – estênceis; fóssil – fósseis.
Qual é o plural de mel – méis ou meles? As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.
O substantivo ar-condicionado tem plural: ares-condicionados, como se compreende. Como plural de ar-condicionado, não podemos usar condicionadores de ar, porque são palavras diferentes. Os condicionadores de ar são os aparelhos que condicionam o ar.
Com PIX, é a mesma coisa. Ocorre, porém, que o uso efetivo da língua portuguesa no Brasil, conforme prevê o Decreto-lei 5182/43 (Formulário Ortográfico da Língua Portuguesa), indica que - provavelmente só se manterá uma forma aqui: OS PIX. Os dois são corretos: OS PIX ou OS PIXES.
O plural de “xerox” é “xerox”, simples assim. A palavra não sofre alteração na forma escrita, independentemente de estar no singular ou no plural. Isso acontece porque “xerox”, assim como outros substantivos terminados em -x, é considerado invariável pela norma padrão da Língua Portuguesa.