Qual é o plural de “mamão”: “mamões”, “mamãos” ou “mamães”? Este último ficou bem esquisito, hein! O correto é “mamões”. “Esse termo segue a regra de formação do plural em '-ões', que é a mais comum em palavras que terminam em '-ão'”, explica Laís Lopes Vieira, editora de Língua Portuguesa da plataforma Amplia.
Na Língua Portuguesa, o plural de limão é limões. Embora possa soar um pouquinho estranho, essa é a forma correta. Já os ovos, se pronuncia com vogal aberta: ovos (ó). Exemplos como jogos, porcos e olhos seguem a mesma regra.
Especialistas explicam que o tomate, na verdade, é fruto (termo botânico) e fruta é um nome comercial, aplicado aos alimentos com teor de açúcar elevado. O fruto é um ovário desenvolvido que produz sementes, explica Romulo Kobori, cientista e diretor de pesquisa da Sakata ao g1.
Quando a forma "guarda" for substantivo, flexionam-se os dois ele- mentos: guardas-civis, guardas-noturnos, guardas-florestais, guardas- fiscais, guardas-municipais, guardas-aduaneiros, guardas-reais, guar- das-nacionais etc. A respeito do plural de "guarda-marinha”, há muita discordância de opiniões.
O substantivo ar-condicionado tem plural: ares-condicionados, como se compreende. Como plural de ar-condicionado, não podemos usar condicionadores de ar, porque são palavras diferentes. Os condicionadores de ar são os aparelhos que condicionam o ar.