Desde o ano passado, o plural da palavra “campus” pode ser escrita de duas formas: com acento circunflexo “câmpus” ou em sua forma tradicional (latim) “campi”.
As palavras campus e campi devem ser iniciadas com letra maiúscula quando vierem especificadas, ou seja, quando o termo se referir ao nome da unidade, por exemplo: Campus São Paulo, Campus Avaré, Campi São Paulo e Avaré.
Essa palavra latina possui o mesmo significado que o vocábulo campus, a diferença é que enquanto campus refere-se ao singular, campi refere-se ao plural.
No dicionário, a palavra Campi é de origem latina que, no plural, significa “um conjunto universitário que agrupa unidades de ensino e residência”. Segundo estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB), ela pode ser aportuguesada, aceitando também a palavra “câmpus”.
A explicação está no nosso Manual de Redação, lançado em 2016: O IFSC opta pelo aportuguesamento da palavra “câmpus”, tanto no singular quanto no plural, sem grafia em itálico e sem a variação “campi” para o plural.
Pasquale explica que os dicionários indicam que o plural é 'blitze', mas o vocabulário da Academia Brasileira de Letras indica que 'blitz' é uma palavra de dois números. Terminando em 'z', é singular e plural.
O campus é o local onde você passará grande parte do seu tempo durante os anos de sua graduação. Por isso, ele tem que possuir todas as condições para que você vivencie a experiência universitária ao máximo.
picleses? Afinal, qual é o plural de picles? Prepare-se para fazer uma grande descoberta: a palavra “picles”, na verdade, já é plural! Isso porque, segundo o dicionário Michaelis, esse substantivo masculino dá nome a uma “mistura de legumes (pepino, nabo, couve-flor, cenoura etc.)
Estes substantivos formam o plural de três maneiras diferentes e não existe um padrão para saber como cada palavra será transformada. O final -ão, no plural, pode virar: -ões, -ãos ou –ães. No caso dos nascidos na Alemanha, o plural é “alemães”.
“Blitz – Forma reduzida de “Blitzkrieg” (guerra-relâmpago) em alemão. É singular: Foi organizada uma blitz. O plural é blitze: Foram organizadas várias blitze”.
Com PIX, é a mesma coisa. Ocorre, porém, que o uso efetivo da língua portuguesa no Brasil, conforme prevê o Decreto-lei 5182/43 (Formulário Ortográfico da Língua Portuguesa), indica que - provavelmente só se manterá uma forma aqui: OS PIX. Os dois são corretos: OS PIX ou OS PIXES.
Neste tipo de compostos, tal como o composto pronto-socorro, geralmente ambos os elementos tomam a forma de plural: prontos atendimentos. Note-se que pronto atendimento ainda não se escreve com hífen, muito embora já tenha um significado suficientemente autónomo, como pronto-socorro.