A dipirona é um medicamento com ações analgésicas e antitérmicas e cuja atuação tem início cerca de 30 minutos após a administração oral. Essa substância atinge o seu pico na concentração sanguínea 2 horas após a ingestão e é metabolizada pelo fígado e expelida pelo trato urinário.
O efeito de dipirona começa a ser sentido de 30 minutos a 1 hora após a ingestão, e pode trazer alívio por aproximadamente 4 a 6 horas. Devido à sua eficácia analgésica e a algumas propriedades espasmolíticas, pode ser usada, quando indicada por um médico, no pós-operatório de cirurgias urológicas e abdominais.
Sonolência é o efeito colateral de outro tipo de analgésico, os opioides, que são substâncias utilizadas no tratamento de dores agudas, como a morfina e o tramadol13. Portanto, o ciclo do sono não é afetado pelo uso de dipirona.
Se o seu corpo não estiver respondendo à medicação conforme ao que foi prescrito, é importante conversar com o seu médico para ajustar a dose ou trocar o medicamento.
DIPIRONA - Para que serve? Quais efeitos adversos? Posso tomar?
Qual é a dipirona mais forte para dor?
A dipirona monoidratada 1g é eficaz no alívio rápido de dores e na redução de febres. É utilizada no tratamento de diversos tipos de dor, incluindo dores de cabeça, dores musculares, cólicas menstruais, dores de dente, além de ser eficaz na diminuição de febres que acompanham infecções como gripes e resfriados.
A coadministração de dipirona com substratos do CYP2B6 e/ou CYP3A4, como bupropiona, efavirenz, metadona, ciclosporina, tacrolimus ou sertralina pode causar uma redução nas concentrações plasmáticas destes medicamentos.
Quando ingerimos um medicamento para dor, ele segue pelo nosso sistema digestório, sendo absorvido, principalmente, no intestino. Os componentes desse medicamento seguem então para a corrente sanguínea, onde terão acesso a diferentes partes do nosso corpo, incluindo a região na qual estamos sentindo dor.
A diferença entre a dipirona 1g e 500mg está na concentração do princípio ativo. A dipirona 1g é geralmente utilizada em casos de dor mais intensa, enquanto a de 500mg é indicada para dores moderadas.
Quanto tempo um medicamento fica na corrente sanguínea?
Após o medicamento ser absorvido para a corrente sanguínea (consulte Absorção de medicamentos), ele circula pelo corpo rapidamente. O tempo médio de circulação do sangue é de um minuto. Devido à recirculação do sangue, o medicamento passa da corrente sanguínea para os tecidos do corpo.
É um medicamento à base de dipirona, utilizado no tratamento da dor e febre. Tempo médio de início de ação: 30 a 60 minutos após a administração e geralmente duram aproximadamente 4 horas.
Para que serve: Este medicamento é indicado como analgésico (para dor) e antitérmico (para febre). Modo de usar: Dipirona monoidratada comprimidos 500 mg: adultos e adolescentes acima de 15 anos: 1 a 2 comprimidos até 4 vezes ao dia.
Os benzodiazepínicos mais indicados pelo médico para tratar a insônia são o alprazolam, triazolam, estazolam, flurazepam ou flunitrazepam, por exemplo, pois agem diminuindo as funções do cérebro, causando um efeito tranquilizante e sonolência.
Flunitrazepam foi mais efetivo, melhorando o tempo para conciliar o sono e com menor número de despertares. Verificou-se também que triazolam é mais potente que Flunitrazepam, em doses similares.
Também existem as interações entre os medicamentos e alguns hábitos de vida, como, por exemplo, o consumo exagerado de café, chá de camomila e álcool, que podem cortar o efeito do medicamento.
A única interação importante conhecida é com a ciclosporina, uma droga receitada para pessoas que passaram por transplante de órgãos ou que possuem doenças autoimunes. “Como a dipirona reduz os níveis da ciclosporina no sangue, essa perde o efeito”, informa Pereira.
No artigo, a agência também explicou que "proibiu o medicamento nos Estados Unidos devido a efeitos secundários potencialmente fatais, incluindo uma queda nos glóbulos brancos que prejudica a capacidade do organismo de combater infecções." A reação citada pela agência americana é conhecida como agranulocitose.
Contra a dor, nada é mais rápido* que Novalgina**¹. Com 2x mais analgésico***, Novalgina® 1G contém 1 grama de dipirona monoidratada. Está disponível em cartelas com 4 comprimidos ou embalagens com 10 e 20 comprimidos, sendo recomendado para uso adulto e pediátrico acima dos 15 anos.
Geralmente, a dipirona leva de 15 a 30 minutos para fazer efeito no organismo. A concentração máxima da substância absorvida ocorre de 1 a 2 horas após o uso do medicamento. A dipirona pode ser encontrada em formato de gotas ou comprimidos, e a líquida costuma ter uma ação mais rápida.
Paracetamol e dipirona não são nefrotóxicos. Porém, seu uso prolongado e diário também pode acarretar em problemas renais. Além disso, certos medicamentos utilizados no tratamento do câncer, como a cisplatina, também podem ter efeitos tóxicos aos rins.
A dipirona foi criada em 1920 pela farmacêutica alemã Hoechst AG. Dois anos depois, ela já estava disponível nas drogarias, inclusive no Brasil. Ela ficou conhecida pelo nome comercial Novalgina, que hoje pertence ao laboratório francês Sanofi.