A acidez torna os iogurtes alimentos relativamente estáveis por inibir o crescimento de bactérias Gram- negativas, e o pH do produto pode variar de 3,6 a 4,2 podendo atingir pH final de até 4,5 (RODAS, 2001).
O iogurte comum sem açúcar possui pH entre 4,5 e 5, o que o torna um alimento de baixo nível ácido. Porém, quando são adicionados adoçantes a esse produto, sua acidez aumenta consideravelmente.
De acordo com a legislação brasileira [4], o iogurte deve apresentar acidez entre 0,6 e 1,5% e uma contagem mínima de 107 unidades formadoras de colônias (UFC) de bactérias láticas por mL do produto.
O pH do leite fresco varia de 6,6-6,8 a 20ºC. Se for proveniente de glândulas mamárias inflamadas, como mastite, fica com pH levemente alcalino (7,3 a 7,5)7.
O impacto na acidez é que no processo de fermentação, os microrganismos do Iogurte Infinito, convertem / consomem o açúcar do leite, lactose (composto por Galactose + Glicose) em Ácido Láctico e esse, em grandes quantidades justamente pelo desequilíbrio de proporções, fica em maior quantidade, então o gosto 'ácido' ´ ...
O ÚNICO TIPO DE IOGURTE SAUDÁVEL DO MUNDO. (Tiago Rocha).
Qual o pH ideal para o iogurte?
A acidez torna os iogurtes alimentos relativamente estáveis por inibir o crescimento de bactérias Gram- negativas, e o pH do produto pode variar de 3,6 a 4,2 podendo atingir pH final de até 4,5 (RODAS, 2001).
O iogurte tem baixo teor de lactose e é um alimento fermentado, sendo por isso de mais fácil digestão que o leite e outros derivados. Obtido através da fermentação do leite pelas bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, pode ser um bom aliado na regulação do trânsito intestinal.
O pH da Coca‑Cola é em torno de 2,5. A maioria dos alimentos e bebidas é ligeiramente ácida, como, por exemplo: iogurte, limonada, suco de laranja e geleias. O pH baixo da Coca‑Cola tem uma função importante: intensificar o sabor e evitar o desenvolvimento microbiológico.
O pH da polpa da banana verde tende a oscilar entre 5,0 e 5,6, enquanto que para a fruta madura esse valor cai para 4,2 a 4,7 (MATSUURA; FOLEGATTI, 2001).
O café é considerado uma bebida ácida, pois tem um pH entre 4,5 e 6, dependendo de vários fatores, como o local de cultivo, o processo de pós-colheita, a torrefação e a moagem dos grãos.
O iogurte natural é rico em probióticos, microorganismos vivos cuja ingestão traz benefícios à saúde, agindo na flora intestinal e por consequência, em uma melhor evacuação. Para melhor efeito sua forma natural é a mais eficiente, ou seja, sem o acréscimo de açúcares ou corantes.
O iogurte grego virou o queridinho do brasileiro. Com uma textura bem mais cremosa que o iogurte comum, ele é parecido com o iogurte natural, mas um possui um sabor mais leve e menos ácido. No iogurte grego, a maior parte do soro é removida e é esse processo que garante uma maior cremosidade que o natural.
Os alimentos de acordo com a escala de pH são: Ácidos: carne, aves, peixe, laticínios, ovos, grãos, álcool. Neutros: gorduras naturais, amidos e açúcares. Alcalinos: frutas, nozes, legumes e vegetais.
Sem ser a diferença mais significativa entre os dois produtos, o iogurte grego apresenta um teor calórico superior ao do iogurte natural. O iogurte grego fornece cerca de 80 calorias por 100 gramas, enquanto o iogurte natural, 56 calorias.
O produto comum, de uso doméstico, pode ter pH de até 2,2 — cerca de 10 vezes mais ácido que a média dos refrigerantes. O vinagre comercial é o que tende a apresentar níveis de pH mais baixos, enquanto as versões caseiras chegam a cerca de 3.
O pH normal da cerveja [4.1-4.6] inibe certos organismos deteriorantes, enquanto um pH muito mais baixo pode ser indicativo de infecção por bactérias produtoras de ácido, resultando em cerveja azeda.
Urina: o pH normal varia entre 4,5 e 8; Estômago: o pH normal fica em torno de 0,8. Esse nível tão baixo se dá por conta dos ácidos liberados na digestão dos alimentos, tornando a concentração de íons de hidrogênio cerca de 4 milhões de vezes maior do que no sangue, por exemplo.
Os alimentos apresentados e os seus respectivos valores de pH eram o seguinte: limão - 9,9; abacate - 15,6; alho - 13,2; manga - 8,7; tangerina - 8,0; abacaxi - 12,7; laranja - 9,2.
Nutricionista Cris Perroni explica que laticínios não são inflamatórios e oferecem vários nutrientes e benefícios importantes, devendo ser evitados, no entanto, por pessoas com alergia à proteína do leite. Entenda. Leite e derivados, como iogurte e queijos, são amplamente consumidos pela nossa população.