Com relação às características físico-químicas o amido de inhame apresentou pH igual a 6,50, teor de água de 5,81%, cinzas igual a 0,14%, percentagem de acidez de 0,98, teor de fibras de 0,18%, grau de pureza de 80,18%, proteína bruta igual a 1,24% e teor de lipídios de 3,33%.
Quanto aos valores de pH, o inhame cru apesentou média de 5,95; o inhame cozido por 30 minutos apresentou média de 6,08 e no inhame cozido por 60 minutos a média foi 6,07.
O melão é uma fruta bastante conhecida por possuir o pH alcalino. Isto auxilia a manter o nível de saúde do sangue. Por provocar o efeito alcalino no corpo, o pH auxilia na neutralização da urina, evitando possíveis infecções. O melão é uma fonte rica de minerais, como o ferro, o cálcio e o fósforo.
O que é a escala de pH? #quimica #educaçao #escola #enem #ciencia #cursiodades
Qual é o pH do arroz?
Normalmente, o valor do pH do arroz está na faixa de 6 a 7 pH, embora possa variar conforme o tipo. Por exemplo, o arroz branco tem um pH de 6 a 6,7, o arroz integral tem um pH de 6,2 a 6,7 e o arroz selvagem tem um pH de 6 a 6,4. O teor inorgânico do arroz também pode contribuir para o valor do seu pH.
O pH da polpa da banana verde tende a oscilar entre 5,0 e 5,6, enquanto que para a fruta madura esse valor cai para 4,2 a 4,7 (MATSUURA; FOLEGATTI, 2001).
O café é considerado uma bebida ácida, pois tem um pH entre 4,5 e 6, dependendo de vários fatores, como o local de cultivo, o processo de pós-colheita, a torrefação e a moagem dos grãos.
RESUMO – O pepino é uma hortaliça de baixa acidez, que apresenta pH maior que 4,5. No processamento de pepino em conserva, é necessária a adição de ácido orgânico para se obter o pH de equilíbrio igual ou menor que 4,5 no produto final.
Assim sendo, existem alimentos com potencial ácido baixo, como o café, o vinagre e a maioria das frutas e hortícolas e existem alimentos mais alcalinos, como o leite, os ovos e alguns queijos.
“O ácido cítrico do limão é em torno de 5 a 7% e, quando livre, ao ser ingerido é oxidado e se comporta como um “alcalinizante”. Ou seja, é um neutralizante da acidez interna, estabilizando o pH do sangue”, explica a nutricionista Jessica Ferreira, especialista em nutrição esportiva e doenças cardiovasculares.
Outro fator importante para a caracterização da maçã é o pH, visto que há uma variação entre 3,2 e 3,8, neste parâmetro, para diferentes cultivares produzidas no exterior (LA BELLE, 1981).
Além desses benefícios, o inhame ainda é uma boa opção para mulheres na menopausa, pois é uma fonte natural de fitoestrógenos. “É uma fonte natural de fitoestrógenos, compostos que têm uma estrutura química semelhante ao estrogênio humano.
Em relação ao pH, a faixa de variação encontrada foi de 3,34 a 3,87, podendo ser considerados frutos ácidos, destacando-se o material BQ 155 com o menor valor de pH (Tabela 1). Segundo Gould (1974), para um fruto de tomate ser considerado ácido, a sua acidez deve ser inferior a 4,5.
O pH da Coca‑Cola é em torno de 2,5. A maioria dos alimentos e bebidas é ligeiramente ácida, como, por exemplo: iogurte, limonada, suco de laranja e geleias. O pH baixo da Coca‑Cola tem uma função importante: intensificar o sabor e evitar o desenvolvimento microbiológico.
O pH do leite fresco varia de 6,6-6,8 a 20ºC. Se for proveniente de glândulas mamárias inflamadas, como mastite, fica com pH levemente alcalino (7,3 a 7,5)7.
Urina: o pH normal varia entre 4,5 e 8; Estômago: o pH normal fica em torno de 0,8. Esse nível tão baixo se dá por conta dos ácidos liberados na digestão dos alimentos, tornando a concentração de íons de hidrogênio cerca de 4 milhões de vezes maior do que no sangue, por exemplo.
O pH médio da massa fresca, para todas as quatro formulações de pães de forma avaliadas, variou de 5,64 a 6,99, tendo sido verificada elevação do mesmo com o aumento na concentração de carbonato de cálcio.
Foram medidos no suco padrão de maracujá: pH igual a 2,86, acidez titulável de 4,3547g/100g de ácido cítrico e o valor dos sólidos solúveis medido foi de 11,25ºBrix.
A grande maioria dos valores se coloca entre 3 e 5, mostrando-se o limão e a carambola abaixo dêstes valores e, acima dêles, o mamão, o abacate, a melancia, o caqui, o figo, a laranja lima e a lima da Pérsia.
O teor de acidez do mamão é muito baixo, em torno de 0,10%, o que contribui para que seu pH seja relativamente alto, em média 5,5 - 5,9 (Folegatti & Matsuura, 2002).