O pH é uma medida usada para mensurar a acidez ou a alcalinidade de uma solução. Ele varia conforme a maior ou menor concentração de ácidos, sendo que sua escala vai de 0 a 14, tendo o neutro em 7. Uma saliva saudável é aquela que apresenta um pH entre 6,8 e 7,2, que ainda é considerado como neutro.
A saliva saudável se mantém entre 6,8 e 7,2. É importante saber que esses níveis variam ao longo do dia em função da hidratação do organismo e também dos alimentos que ingerimos. Além disso, a higienização bucal também interfere nesse fator, sendo que quando os dentes estão sujos existe maior propensão para a acidez.
O pH salivar padrão oscila entre 6.8 e 7.2. Entretanto, este pH sofre variações no decorrer do dia em função do tipo de dieta alimentar, hábitos de higiene bucal, fluxo salivar, etc. Em um fluxo salivar muito baixo o pH poderá ficar muito ácido: 5.3, o que favorece a ocorrência de cárie.
Por exemplo, o sangue humano tem um pH ligeiramente acima de 7 e, portanto, é alcalino. Em contrapartida, a faixa normal de pH da saliva está entre 5,6 e 7,9 e é geralmente ácida.
As bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos que ingerimos, e produz o ácido lático. Sendo assim, o pH da boca fica abaixo de 4,5 (ácido).
pH da Saliva | Por que controlar? • Dr. Luis Drummond • Odontologia • Clínica Drummond
Qual deve ser o pH da saliva?
O pH é uma medida usada para mensurar a acidez ou a alcalinidade de uma solução. Ele varia conforme a maior ou menor concentração de ácidos, sendo que sua escala vai de 0 a 14, tendo o neutro em 7. Uma saliva saudável é aquela que apresenta um pH entre 6,8 e 7,2, que ainda é considerado como neutro.
O suco gástrico é formado basicamente por água, ácido clorídrico e enzimas digestivas. Seu pH varia entre 1,5 e 2, mas em indivíduos com gastrite ele fica ainda mais ácido. O pH é a escala que determina a acidez e vai de 0 a 14, em que 0 é o mais ácido e 14 o mais alcalino.
esse método pode causar acne pode te dar uma infecção. pode fazer tua pele ficar horrível. sem contar que dá mau cheiro né que ele falou de lavar. não vai lavar nada.
Para testar a acidez e a basicidade de sua saliva ou urina, mergulhe a ponta de uma tira de teste de pH nela por apenas três segundos e depois retire-a.
As glândulas salivares são tecidos especializados na produção e secreção de saliva, que lubrifica a boca e a garganta, contém enzimas que dão início ao processo de digestão dos alimentos, contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a prevenir infecções.
A saliva tem pH normalmente alcalino, com um valor de pH entre 6,5 e 7,5. No entanto, alguns fatores, como o consumo de alimentos ácidos, o tabagismo e o uso de medicamentos, podem afetar o pH da saliva e torná-la mais ácida.
No indivíduo saudável, o pH urinário pode variar de 4,5 a 8. A urina ácida pode ser produzida por uma dieta rica em proteína de carne, em algumas frutas e no diabetes melito mal controlada (acidose).
O melhor valor de pH da pele na maior parte do nosso rosto e corpo está entre 4,7 e 5,75. Um pH de 7 (o de água pura) é considerado neutro. Qualquer coisa abaixo é ácido e acima alcalino, então o pH natural da pele é ligeiramente ácido.
Reequilibrar o pH da boca para melhorar o fluxo e a qualidade da saliva depende sobretudo de se aumentar a ingestão de água (a indicação é uma média de 30 ml por quilo) várias vezes ao dia e manter uma higienização bucal adequada (com escovação e uso de fio dental) após cada refeição.
A grande maioria dos valores se coloca entre 3 e 5, mostrando-se o limão e a carambola abaixo dêstes valores e, acima dêles, o mamão, o abacate, a melancia, o caqui, o figo, a laranja lima e a lima da Pérsia.
A maioria das variedades de café é considerada ácida, com um valor médio de pH de 4,85 a 5,10 gerado pelo processo de fermentação do preparo. Bem, então já sabemos que o café tem acidez ok!
Mas o pH ideal deve variar entre 7 e 9,5, mais alcalino. Isso porque pHs mais ácidos, de 0 a 6, atrapalham o organismo em sua tarefa de anular os radicais livres. Quanto mais, melhor. Esse mineral é bem-vindo aos músculos, evita cãibras e favorece o controle da pressão arterial.
O pH do cabelo é uma métrica bastante usada para analisar a saúde das cutículas e, consequentemente, o equilíbrio da fibra capilar, representando uma ferramenta fundamental para identificar qual é o melhor tratamento para as demandas do fio.
Axilas. O pH das axilas é mais próximo ao neutro, em torno de 6,5, o que torna essa região mais suscetível a bactérias (responsáveis pelo odor desagradável).
O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de cerca de 7,35 a 7,45. Normalmente, o corpo mantém o pH sanguíneo próximo de 7,40. O médico avalia o equilíbrio ácido-base da pessoa, medindo o pH e os níveis de dióxido de carbono (um ácido) e bicarbonato (uma base) no sangue.
O pH da água-de-coco varia de acordo com a idade do fruto, sendo que, quando da idade de 5 meses, o pH encontra-se em torno de 4,7 a 4,8, elevando-se acima de 5 até o final do crescimento do fruto. Os ácidos orgânicos, como succinico e cítrico, na composição da água-de-coco, são relativamente constantes.
A determinação do pH nas fezes está diretamente relacionada com o tipo de dieta alimentar. Dietas ricas em carboidratos tornam as fezes mais ácidas, pois atuam fazendo a fermentação, enquanto dietas com muita proteína tonam as fezes alcalinas.
Outra secreção que atua no duodeno é a bile, produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar. O pH da bile oscila entre 8,0 e 8,5. Os sais biliares têm ação detergente, emulsificando ou emulsionando as gorduras (fragmentando suas gotas em milhares de microgotículas).