Como já mencionei, as Lagartixas pertencem ao grupo dos répteis, junto com as tartarugas, cobras e jacarés. São da família Gekkonidae e tem o nome científico: "Hemidactylus Mabouia". Também são conhecidas vulgarmente em algumas regiões do Brasil por: "taruíras" e "briba".
Ela é parente do dinossauro, do jacaré, da cobra, do lagarto e da tartaruga. A lagartixa tem quatro patas e cada pata tem cinco dedos com muitos pelinhos que grudam nos lugares para não deixá-la cair. Ela bota de um a dois ovos de cada vez. Ela gosta de comer mosquito e não faz nada de mal pra gente.
As tuataras são os únicos sobreviventes de uma espécie de lagartixa ancestral, da ordem de répteis que caminharam na Terra com dinossauros há 225 milhões de anos.
Taruíra - Só no Espírito Santo a lagartixa é chamada de “taruíra”. Portanto, se você é turista é alguém gritar “olha a taruíra”, não precisa sair correndo. A não ser que você tenha medo de lagartixa…
Você sabia que as lagartixas podem estar te defendendo durante a sua tranquila noite de sono? Isso porque elas caçam baratas, moscas, e até aranhas-marrom! Como esses animais quase não têm predadores naturais nas cidades, as lagartixas domésticas acabam cumprindo muito bem esse papel.
Qual a ORIGEM da LAGARTIXA DOMÉSTICA? Como ela veio parar no Brasil?
Qual doença a lagartixa transmite?
A lagartixa transmite alguma doença? Como dito, a lagartixa pode ser portadora da salmonela, uma bactéria que causa diarreia, vômito, cólica e pode até ser fatal para humanos. Entretanto, se você não encostar no animal ou lavar bem as mãos após o contato, muito provavelmente não correrá riscos de contaminação.
Como já mencionei, as Lagartixas pertencem ao grupo dos répteis, junto com as tartarugas, cobras e jacarés. São da família Gekkonidae e tem o nome científico: "Hemidactylus Mabouia". Também são conhecidas vulgarmente em algumas regiões do Brasil por: "taruíras" e "briba".
Os predadores da lagartixa são aranhas, cobras e aves. Além disso, como esses animais estão presentes em ambientes domésticos, eles também são ameaçados por cachorros, gatos, outros animais de estimação e seres humanos.
A lagartixa-leopardo pode viver, em média, 15 anos na natureza e até prolongar a vida em cativeiro se estiver em condições adequadas. Ela pode ficar longos períodos sem se alimentar e, para conseguir isso, acumula gordura em sua cauda robusta.
Os dípteros e himenópteros (insetos, ambos de grupos alados) tendem a ser atraídos pela iluminação artificial das residências e costumam ser os mais predados.
O lagarto-toupeira mexicano, conhecido cientificamente como Bipes biporus, é encontrado exclusivamente na Península da Baixa Califórnia, no México, e pode ser facilmente confundido com uma cobra. Como vive no subterrâneo, esse animal evita muitos predadores que atacam répteis, como os pássaros, por exemplo.
A lagartixa doméstica não possui veneno. Respondendo a outra dúvida muito comum, elas também não mordem nem atacam seres humanos e outros animais, contando com uma estratégia bastante peculiar para se defenderem de predadores. Por isso, não precisa ter medo!
Para garantir uma vida saudável, varie a alimentação da sua lagartixa e além disso, dê também complementos alimentares com vitaminas. Para tal, polvilhe os insetos com complementos adequados à espécie. No que se refere à hidratação, estas lagartixas bebem a água que condensa nas folhas das plantas.
Elas são chamadas de lagartixas ou "limpa casas" e não prejudicam ninguém. Elas se alimentam de insetos e são um controle natural de pragas como baratas, sem necessidade de inseticidas. Elas também COMEM aranhas, moscas e mosquitos, até escorpiões. São verdadeiras heroínas.
Se está se perguntando se o gecko é legalizado no Brasil, saiba que, sim, é possível criar o animal como pet. Porém, a espécie está sob a proteção do IBAMA, que determina regras específicas para a criação, reprodução e comercialização de animais exóticos.
O pesquisador João Justi Jr., do Instituto Biológico de São Paulo,diz que uma maneira de tentar reduzir o aparecimento de lagartixas é trocar algumas lâmpadas comuns por lâmpadas de luz amarela, que não atraem insetos, na parte externa da casa. “Isso reduzirá a atração de insetos, que são alimento das lagartixas.
Fonte: Arquivo pessoal. A figura apresenta fezes de lagartixas, que chamam a atenção por terem pontas esbranquiçadas. Isso ocorre porque répteis apresentam cloaca, que recebe resíduos do sistema digestório e produtos do sistema excretor.