Letônia que foi vencida pela Brasil, na decisão do Pré-Olímpico disputado em Riga, no próprio país. Os Estados Unidos lideram o ranking, seguido por Espanha e Alemanha.
A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) divulgou recentemente o mais novo ranking mundial das seleções de basquete, e os Estados Unidos mantêm sua posição dominante no topo da lista, com 838,8 pontos.
O desafio é enorme, porque a seleção norte-americana conta com os astros da NBA, como LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant. No entanto, os brasileiros costumam dar trabalho no duelo: o Brasil é o país que mais venceu os Estados Unidos no basquete masculino na história, com 14 vitórias.
O basquete foi criado nos Estados Unidos em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, da escola da Associação Cristã de Moços, que buscava uma atividade em um ginásio para manter seus alunos aquecidos no rigoroso inverno da cidade de Springfield.
O basquete é um dos esportes mais conhecidos, praticados e assistidos no mundo. Além dos Estados Unidos, que é o grande centro da modalidade, é bastante popular no continente europeu e em países da América do Sul, especialmente no Brasil.
Qual a melhor seleção de basquete do mundo de todos os tempos?
Foi. Os Estados Unidos marcaram mais de 110 pontos em todos os jogos, exceto no da medalha de ouro - no qual fizeram 103. Jordan, Bird e o esquadrão foram capazes de vencer o ótimo time croata liderado por Tony Kukoc e Drazen Petrovic por incríveis 32 pontos de diferença na grande final.
Gui Santos, do Golden State Warriors, é o único brasileiro em atividade. A temporada 2024/2025 da NBA, que começou no noite desta terça-feira, terá ao todo 125 atletas estrangeiros de 43 países e territórios diferentes. Essa é a quarta temporada com mais de 120 atletas de fora dos Estados Unidos nos elencos da NBA.
Nesta terça-feira (6), o Brasil foi massacrado pelos Estados Unidos no basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Dream Team controlou a partida inteira e venceu por 122 a 87, avançando à semifinal para encarar a Sérvia - foi a maior pontuação do time de Steve Kerr até agora nas Olimpíadas.
Lionel Messi marcou seu 29º gol pela Argentina em Eliminatórias da Copa do Mundo, igualando o recorde de Luis Suárez. Não é surpresa para ninguém que os Estados Unidos são os maiores campeões da história da competição. Com cinco conquistas, a seleção venceu as edições de 1954, 1986, 1994, 2010 e 2014.
O desafio é enorme, porque a seleção norte-americana conta com os astros da NBA, como LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant. No entanto, os brasileiros costumam dar trabalho no duelo: o Brasil é o país que mais venceu os Estados Unidos no basquete masculino na história, com 14 vitórias.
A National Basketball Association (em português: Associação Nacional de Basquetebol; abreviação oficial: NBA) é a principal liga de basquetebol profissional da América do Norte. Com 30 franquias (29 nos Estados Unidos e 1 no Canadá), a NBA também é considerada a principal liga de basquete do mundo.
Também, os loucos por futebol não sabem que esse esporte, o football, teve sua origem na Inglaterra, no Século XIX, mas entendem como o futebol se tornou um fenômeno nacional. Sua aculturação e construção identitária, produziram histórias, memórias e um jeito de ser do brasileiro, que ficou conhecido mundialmente.
O Dream Team foi a seleção de basquetebol dos Estados Unidos que foi campeã da Olimpíada de Barcelona em 1992. Esse time era formado por grandes astros da NBA e foi campeão invicto sem perder nenhum tempo. Durante todo o torneio ganhou as partidas com uma diferença de, no mínimo, 32 pontos.
Os esportes mais populares são o badminton e o futebol. Os jogadores indonésios ganharam a Thomas Cup (o campeonato mundial de badminton masculino) em treze das vinte e seis vezes em que ela foi realizada desde 1949, além de terem várias medalhas olímpicas desde que o esporte ganhou o status olímpico completo em 1992.
Ao final da conferência, nascia a Federação Internacional de Basketball Amador (FIBA), presidida pelo suíço Leon Buffard e secretariada por William Jones.
A China não tem definidamente um esporte mais popular, como via de regra é o futebol, no Ocidente. Muitos amam o basquete. Mas se você andar pelos parques de Beijing, verá uma paixão inusitada para os brasileiros. Ao invés das quadras de futebol, o que se vê é o tênis de mesa, o famoso pingue-pongue.
O sumô é o famoso esporte nacional do Japão, mas há muitos outros esportes tradicionais e não tão tradicionais para descobrir. Pense em esporte japonês e você provavelmente pensará em sumô.
Curiosamente, dois esportes que não aparecem no programa olímpico há mais de 100 anos devem voltar para os Jogos de Los Angeles-2028: críquete e lacrosse. O primeiro atende a uma demanda por mais público, já que é muito praticado em países como Inglaterra, Índia e Austrália.