Achachairu, também conhecido como Garcinia humilis, é uma árvore frutífera exótica encontrada na região amazônica. Com uma altura média de até 15 metros, possui uma copa densa com folhas perenes de coloração verde brilhante.
Da mesma família do mangostão e do bacupari, confundido e comparado à siriguela, é o ACHACHAIRU. Também conhecido como fruta-da-bolívia, ele é originário, como o nome indica, do referido país e encontrado em territórios amazônicos vizinhos, como o Peru.
O achachairu é uma fruta exótica nativa da Bolívia. Com sua polpa suculenta e sabor refrescante, a fruta possui alto teor de vitamina C, além de propriedades anti-inflamatórias, anti-cancerígenas e antioxidantes.
🍈 Esta fruta exótica é rica em vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde, além de ser deliciosa e refrescante! Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão e ainda proporciona uma pele saudável e radiante.
O achachairu é rico em antioxidantes e minerais como cálcio, fósforo e potássio. Ele também oferece vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, além de contribuir para a saúde da pele e dos ossos.
Desta forma, o consumo do achachairu pode contribuir com nutrientes necessários à dieta humana e, sua casca e semente, podem ser uma alternativa para obtenção de antioxidante natural.
O achachairu é uma fruta de sabor doce e levemente ácida, de aroma leve, que tem um comprimento médio de 4,8 centímetros e largura média de 3,8 centímetros. Seu peso varia entre 15 e 50 gramas, sendo que a média é de 30 gramas.
Nomes Populares: Achachairu, chachairu, tatairu. Tipo de cultivo: Prefere climas tropicais e subtropicais. Descrição geral: Originária da Bolívia, o achachairuzeiro (fruteira do achachairu) podem atingir de 10 à 20m de altura.
Ajuda na digestão: Contém fibras que ajudam a manter o trato intestinal saudável e a promover uma digestão regular. Melhora o sistema imunológico: Excelente fonte de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a proteger contra doenças crônicas, como doenças cardiovasculares e diabetes.
- Achachairú tem polpa branca. - Bacupari tem polpa translúcida. - Achachairu tem ponteiras com brotos esverdeados. - Bacupari tem ponteiras com brotos amarronzados.
A vitamina C presente na fruta ajuda a manter a pele saudável e jovem, além de protegê-la contra o dano causado pelos raios UV. Reduz o estresse: Alguns estudos sugerem que o consumo de achachairu pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, graças à presença de compostos anti-inflamatórios.
Então, se você quer saber qual árvore frutífera cresce mais rápido, Calabura é a resposta. Origem: Nativa da América Tropical. Necessidade de cultivo: Prefere solos bem drenados e locais com boa luminosidade. Altura: Até 8 metros.
Trata-se da espécie de Garcinia americana com os frutos mais saborosos (a polpa é aquosa, branca, ácida, com sabor rico e agradável), mas ainda pouco conhecida, sendo familiar entre colecionadores de frutos édulos (comestíveis).