Qual é o principal objetivo do CAPS?
Ele tem como principal objetivo manter os indivíduos perto de suas famílias e comunidades enquanto realizam o tratamento de forma humanizada. Hoje, os Centros de Atenção Psicossocial atendem pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, além daquelas que sofrem com a adição de álcool e outras drogas.O que é o CAPS e qual sua função?
Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPSad, possuindo até 05 (cinco) leitos para acolhimento noturno.O que o CAPS oferece aos seus pacientes?
Realizam prioritariamente atendimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e às pessoas com sofrimento ou transtorno mental em geral, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em sua área territorial, sejam em situações de crise ou nos processos de ...Qual é a missão do CAPS?
Promover atenção à saúde mental de pessoas em intenso sofrimento psíquico e/ou portadoras de transtornos mentais severos e persistentes.CAPS o que é, como funciona e quais pacientes são atendidos? Saiba Tudo
Quais serviços o CAPS presta?
Estes locais oferecem atendimentos para crianças, adolescentes e adultos com diferentes necessidades na área da saúde mental, incluindo acolhimento em ocorrências de crises, intenso sofrimento psíquico e situação aguda de dependência química.O que o CAPS promove?
Os CAPS atendem pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão severa, além de indivíduos com dependência de álcool e outras drogas. Eles também oferecem suporte a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves, por meio do CAPS Infantojuvenil (CAPSi).Quando o paciente é encaminhado para o CAPS?
CAPS I: atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam sofrimento mental grave e persistente, incluindo aquele decorrente do uso nocivo e dependência de álcool e outras drogas. CAPS II: atende pessoas maiores de 18 anos que apresentam sofrimento mental grave e persistente.Qual o papel estratégico do CAPS?
Os CAPS têm papel estratégico na articulação da RAPS, tanto no que se refere à atenção direta visando à promoção da vida comunitária e da autonomia dos usuários, quanto na ordenação do cuidado, trabalhando em conjunto com as equipes de Saúde da Família e agentes comunitários de saúde, articulando e ativando os recursos ...Quais transtornos o CAPS atende?
Quem pode ser atendido no CAPS? Pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (adultos e, também, crianças e adolescentes), incluindo as enfermidades secundárias ao uso de substancias psicoativas (álcool e outras drogas).Quais são os transtornos mentais graves e persistentes?
Dados fornecidos por estudo realizado pela Universidade de Harvard indicam que, das dez doenças mais incapacitantes em todo o mundo, cinco são de origem psiquiátrica: depressão, transtorno afetivo bipolar, alcoolismo, esquizofrenia e transtorno obsessivo-compulsivo (MURRAY E LOPEZ, 1996 apud BRASIL, 2003).Quais os tratamentos que o CAPS oferece?
Podemos citar entre as diversas atividades médicas e terapêuticas realizadas pelo CAPS:
- Tratamento Médico: Tratamento com medicamentos psicoativos ou psicofármacos controlados.
- Atendimento psicoterápico: Sessões individuais ou em grupo onde são colocados em prática os conhecimentos e as técnicas da psicoterapia.
Quais são os 5 tipos de CAPS?
Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, álcool e drogas (CAPSad) e infanto- juvenil (CAPSi). Para sua implantação deve-se primeiro observar o critério populacional, cujos parâmetros são definidos da seguinte forma (Ref.:Portaria GM nº.Quais são as atividades realizadas no CAPS?
Atividades desenvolvidas no CAPS AD: atendimentos individuais, oficinas terapêuticas, oficinas expressivas, grupos de psicoterapia, expressão corporal, culinária, entre outras.Quais são os princípios básicos do CAPS?
- Autonomia – ampliação dos laços sociais e afetivos, fortalecimento da. rede social e de apoio.
- Redução de Danos - práticas voltadas para minimizar as consequências. globais de uso de álcool e drogas, que não tenham a abstinência total.
- Desinstitucionalização – processo de desmontagem da lógica e da. estrutura manicomial.