Mulher de temperamento forte, conhecida pela malandragem e pela vida noturna na Lapa. Poderíamos estar falando tanto de Maria Navalha (Olivia Araujo), personagem de Fuzuê, quanto de outra homônima, mais antiga e bem mais sagrada.
Alguns contos narram que ela já estava morta quando encontrou Zé Pilintra. Também é notável a diversidade dos tipos de morte: vítima de algum ataque cruel, esfaqueada no meio de uma briga ou degolada por um inimigo.
Neste livro, continuamos acompanhando as aventuras do malandro Zé Pelintra das Almas, que morreu apunhalado pelas costas, depois que sua esposa Tereza, havia também falecido em uma emboscada que, na verdade, era para ele.
Com um teor alcoólico de 6,6% ABV, a Maria Navalha é uma cerveja que equilibra a potência com a elegância, permitindo que você desfrute de sua riqueza sem ser sobrecarregado. É uma cerveja para ser apreciada lentamente, enquanto desvenda seus segredos e nuances, acompanhada de boa companhia ou momentos de contemplação.
O que mais incomodava era os homens que o rodeavam, Maria sempre alertava José que muitos que sentavam na mesa com ele pra jogar carteado eram lobos em pele de cordeiro. E assim aconteceu, Zé foi enganado por um dos que diziam ser seu parceiro e acabou por falecer.
Maria Navalha (Olivia Araujo) vai terminar Fuzuê feliz, curada e com um novo amor. Após passar parte da novela das sete sumida e sofrer com um câncer, a mãe de Luna (Giovana Cordeiro) iniciará um romance com Tonico (Junno Andrade) no último capítulo da novela das sete da Globo.
Maria Navalha é uma Pomba Gira que trabalha na linha dos Malandros, conhecedora dos abismos da alma humana e do que ela tem de mais degradante. A navalha que ela utiliza é o símbolo da malandragem, pois além de identificar os malandros, serve para cortar, separar e aparar o mal que está dentro e fora dos seres.
Pombagira Cigana das Sete Facadas retribuiu o cumprimento e, gargalhando, se pôs a dançar no centro do salão. Essa é uma história de ficção, mas poderia não ser.
Muitos dizem que eles se casaram, mas Maria acabou apunhalando seu marido tempos depois. Existem algumas teorias sobre porque Maria Navalha matou Zé Pilintra, e por causa da sua fama de malandro, algumas dessas histórias estão ligadas à infidelidade.
Nome de algumas Malandras: 7 Navalhas, 7 Navalhadas, Maria do Cais, Maria Navalha, Maria do Morro, Maria Preta, Malandra do Cabaré, Maria Boêmia, Malandrinha da Beira do Cais, etc.
Conhecida por sua forte energia e poder de sedução, Maria Navalha é considerada uma protetora e uma guia espiritual nas questões do amor e do desejo. Este perfume, é ideal para ser usado em rituais de Umbanda e Candomblé, assim como para atrair amor, prosperidade e proteção espiritual.
Pombagira Rosa Caveira é uma entidade venerada na Umbanda e no Candomblé, trazendo consigo uma história intrigante e poderosa. Ela é conhecida por sua força e determinação, além de sua habilidade em lidar com questões amorosas e de proteção espiritual.
Combinação inusitada de aromas e sabores que surpreenderão até os mais exigentes paladares, Maria Navalha possui acidez equilibrada pela doçura do marshmallow e do doce de leite, enquanto as frutas vermelhas adicionam um toque de frescor e suavidade, sem perder o perfil forte e arrojado.
Zé Pelintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões domésticas, de negócios ou financeiras e é reputado como um obreiro da caridade e da feitura de obras boas. No catimbó, é considerado um "mestre juremeiro". Já na Umbanda, Zé Pelintra é um guia pertencente à linha do Povo da Malandragem.
Maria Navalha é a primeira Pomba Gira brasileira, legítima e carioca do bairro da Gamboa, onde nasceu e cresceu Maria, linda, alta, forte, dona de um olhar magnético que chamava a atenção. Aprendeu a se virar sozinha, pois desde cedo perdeu os pais e foi morar na rua e viver no mundo da “vida noturna” e da malandragem.
Tenho observado nas redes sociais muitos malandros e malandras, entre eles nomes de falanges muito famosas como: Zé Pilintra, Zé Pretinho, Malandro Miguel, Zé Pereira, Camisa Listrada, Malandrinho, Maria Navalha, Zé da Lapa, Maria do Cais, Zé do Morro, entre outros, todos muito conhecidos pela malandragem e axé que ...