A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.
O que os cientistas sabem é que a nossa galáxia, a Via Láctea, é apenas uma das 100 bilhões de galáxias existentes no universo observável que nossos instrumentos conseguem detectar.
A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.
O cosmo ou cosmos (em grego clássico: κόσμος) é um nome alternativo para o universo ou sua natureza ou ordem. O uso da palavra cosmos implica ver o universo como um sistema ou entidade complexa e ordenada.
Mas afinal, qual é o nosso lugar no Universo? Partindo do planeta Terra, nosso horizonte se expande ao Sistema Solar, que contém mais sete planetas. Este sistema se encontra em um dos braços da nossa galáxia: a Via Láctea; que faz parte do Grupo Local, um grupo de galáxias próximas.
Essa história começou com o Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo há 15 bilhões de anos. Desde […] Pode parecer óbvio, mas é a pura verdade: os planetas rodam porque não existe nenhuma força para brecá-los. O fato é que tudo tende a manter seu movimento se não aparecer nada que se oponha.
O planeta Terra é o planeta habitado por nós, seres vivos. Conhecido também como planeta água, é o maior dentre os quatro planetas rochosos que fazem parte do Sistema Solar. O Planeta Terra é conhecido como Planeta Azul, por ter 70% da sua superfície coberta de água. Ouça o texto abaixo!
Na tentativa de explicar qual a natureza da matéria, surgiram várias teorias. Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água.
O universo observável como é atualmente entendido. Uma esfera de 46,508 bilhões de anos-luz com 4% da matéria visível distribuída em gás, poeira, estrelas e galáxias. A relatividade geral é a teoria geométrica da gravitação publicada por Albert Einstein em 1915 e a descrição atual da gravitação na física moderna.
Como não dá para medir (nem pesar) o Universo inteiro, os astrônomos calcularam a densidade de partes conhecidas e a assumiram como representação de todo o espaço. Como os valores alcançados eram até cinco vezes menores do que o tal 0,00188 g/cm3, a conclusão inicial é de que o Cosmos é infinito.
Na verdade, a nossa lua tem nome sim. O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra.
Como a maior parte do espaço interplanetário dentro do nosso sistema está longe do Sol, que é a única estrela e principal fonte de calor, sabemos que as temperaturas são extremamente baixas.
Matéria escura, gases, poeira e vários corpos celestes fazem parte da Via Láctea, incluindo o Sistema Solar. No centro da Via Láctea, a 26 mil anos-luz do planeta Terra, fica um buraco negro supermassivo denominado Sagitário A*, cuja primeira imagem foi divulgada no ano de 2022.
Os cientistas costumam descrever o universo como infinito, pois a teoria atual sugere que o cosmos está em constante expansão e, por isso, não seria possível encontrar a borda do espaço. Provavelmente, a nossa tecnologia não se desenvolverá a ponto de alcançar um feito tão complexo.
"Kosmos" é usado para definir o Universo como um todo: Atos 17:24 – “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra”. "Kosmos" é usado para definir a terra: João 13:1; Efésios 1:4, etc., etc.
Os primeiros filósofos, os pré-socráticos, tentaram estabelecer um "princípio" (arché) da origem e composição do Universo, recorrendo para isso à natureza (physis). Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto e Anaxímenes de Mileto acreditavam que as coisas têm por trás de si um princípio físico, material, chamado arché.
O bairro Cosmos fica na cidade de Rio de Janeiro e está perto dos bairros Cosmos, Inhoaíba e Paciência. As principais ruas do bairro são Maricá, Petrópolis e Teresópolis. Além disso, também conta com estações de trem: Cosmos e Paciência.