cobertura-6352-tradicao-crista-celebra-sao-marcos-leao-alado. jpg. Santo padroeiro dos notários e vidraceiros, venerado em várias igrejas cristãs, São Marcos é o patrono de Veneza, cidade italiana indissoluvelmente ligada ao evangelista e à sua representação simbólica – o leão alado –, emblema da cidade.
grifo. Figura mitológica, o grifo era um ser fantástico que pertenceu a várias mitologias e foi reproduzido em diversas alturas da História, sendo bastante recorrente na Antiguidade, na Idade Média e na época renascentista. Com corpo de leão, tinha um bico de águia e era dotado de asas.
O leão alado, ou Leone di San Marco (Leão de São Marcos) é considerado uma representação de proteção, paz e, principalmente, tradição cristã. Um símbolo antigo com testemunhos arqueológicos, sobretudo na Ásia Menor, o leão alado é a marca de um território símbolo de paz e convivência civil.
O Grifo é uma criatura narrada em várias culturas da antiguidade: babilônicos e assírios, mitologia grega e indiana. Tinha corpo de leão, cabeça e asas de águia. O instinto levava os Grifos aos lugares onde existiam tesouros escondidos.
O Chamado do Grifo - Origens, é hora de resgatar e celebrar o espírito GRIFANÁTICO. Voltamos para o local onde fizemos uma das edições mais insanas de todas! É pra se vestir de Grifo, beber Grifinóia, tocar na Bateria, relembrar os Engenharíadas ou até arriscar alguma acrobacia do Cheer!
Espécie de grande abutre (Aegypius monachus), cuja envergadura é normalmente superior a 3 metros, de plumagem castanho-escura, quase negra, cabeça coberta de penugem clara, com penugem mais escura em torno dos olhos e no pescoço. ...
O leão alado é um dos quatro seres associados aos evangelistas. Os demais são: o anjo, representando São Mateus, a águia, representando São João e o boi, representando São Lucas. Todos esses seres simbólicos estão relacionados aos tetramorfos, descritos pelo profeta Ezequiel (Antigo Testamento) a partir de uma visão.
Mantícora é uma criatura mitológica, semelhante às quimeras, com cabeça de homem, três afiadas fileiras de dentes de tubarão e com voz trovejante - e corpo de leão (geralmente, com pelo ruivo), olhos de cores diferentes e cauda de escorpião ou de dragão com a qual pode disparar espinhos venenosos, que matam qualquer ...
O Grifo (Gyps Fulvus) é uma das maiores aves existente em Portugal e é possível encontrá-lo em quase todo o país, mas as maiores concentrações registam-se no interior norte. De plumagem acastanhada o grifo é da família dos abutres.
Tem grande associação à justiça, à luz, a autoridades divinas, ao ciclo da morte e renascimento, ao sagrado e aos deuses, sendo invocado em rituais e cerimonias.
Estes seres eram descendentes dos arispianos, um povo da Cíntia que possuía apenas um olho. As suas garras e presas eram gigantescas, eles possuíam habilidade de construir ninhos com o ouro encontrado nas montanhas, além de botarem ágatas ao invés de ovos.
Esse seres tinham sido descritos antes pelo profeta Ezequiel. O leão veneziano é representado de duas formas distintas. Uma é um animal alado que repousa sobre água, simbolizando o domínio sobre os mares, segurando o Evangelho de São Marcos debaixo de uma pata dianteira.
O termo "quimera" tem sua origem na mitologia como sendo um imponente e horripilante monstro que "expelia fogo pela boca e pelas narinas. A parte anterior de seu corpo era uma combinação de leão e cabra e a parte posterior, a de um dragão".
2. Marcos: Leão: O Evangelho de Marcos é representado por um leão, pois o livro começa com a pregação de João Batista no deserto; então faz a analogia do rugido do animal com a pregação imponente de João sobre o Cordeiro de Deus; também por ser o rei dos animais, o Leão evoca o reinado de Cristo.
Deus alado: a representação de Eros como um jovem alado simboliza o amor que voa e não conhece limites. Essa representação é encontrada em várias fontes artísticas ao longo da história.
O Leão de Veneza é uma estátua de bronze na forma de um leão alado instalada no topo de uma coluna na Piazzetta, um espaço adjacente à Praça de São Marcos em Veneza. É o mais conhecido símbolo da cidade. O leão está de pé, tem asas e um livro sob suas patas dianteiras.
A águia se mantém a mesma, mesmo com o passar do tempo, pois ela se renova e não se deixa vencer por nada, assim deve ser também o cristão na sua vida com Deus. Deus comparou a águia com o que recebe o Espírito Santo, por causa dessa característica dela, de se renovar.
Poder e liderança: O leão é frequentemente considerado o rei dos animais, simbolizando poder, força e liderança. Um quadro de leão pode representar essas qualidades e servir como um lembrete visual do poder interior e da capacidade de liderança. Coragem e bravura: O leão também é conhecido por sua coragem e bravura.
O símbolo da Grifinória é um leão, animal que representa coragem e honra. Remetendo ao fogo, as cores vermelha e dourada do brasão da casa se referem à juba e aos pelos do mascote.