Durante os períodos de escravidão, senhores ou amos eram termos amplamente utilizados para designar os proprietários de escravos, cujos indivíduos detinham autoridade absoluta sobre os cativos, controlando suas vidas e trabalho.
Proprietários, donos de escravos. No Brasil colônia, e mesmo no império, ser “senhor de escravos” era expressão de riqueza e status social, uma vez que a posse de um escravo era mais valiosa do que a posse da terra.
Os trabalhadores escravizados permaneciam nas senzalas durante o período de descanso e, à noite, esses locais permaneciam trancados, sendo vigiados pelos feitores para que os moradores não fugissem.
Depoimento com o ex-escravo Manoel Deodoro Maciel de como foi a abolição da escravatura.
Quem são os feitores?
Os feitores eram nomeados pela coroa portuguesa e trabalhavam em defesa dos interesses da metrópole. Sua função consistia no controle do comércio nas feitorias e de uma inicial ocupação litorânea.
As senzalas ou sanzalas eram grandes alojamentos que se destinavam à moradia dos escravos nos engenhos, fazendas e roças, das colónias de Portugal no mundo entre os séculos XV e XIX, incluindo em países como São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil Colônia tendo continuidade no Brasil independente e Império do Brasil.
Ganhadeiras: as empreendedoras do trabalho de ganho
Naquela época, o nome ganhadeiras era usado em referência às mulheres vindas de África, escravas ou libertas, que realizavam diversos trabalhos de cunho comercial (trabalho de ganho) com o fim de dar o lucro para seus antigos senhores.
Quem eram as Sinhás e Sinhôs de ontem? Sinhá era a forma com a qual os escravizados e as escravizadas designavam a senhora, a patroa. Forma feminina de sinhô, "senhor".
A "administração" do trabalho dos escravizados era feita pelo Feitor (que também podia ser conhecido como "Capataz"), que era quem "vigiava" os escravizados e decidia, geralmente, quando, quem e como deveriam ser punidos.
Deixou seu ofício para comercializar africanos quando se casou a com filha de Francisco Félix de Souza, à época o maior comerciante de escravos da África. Quando morreu, aos 94 anos, Zé Alfaiate era considerado um dos homens mais ricos do mundo.
Zumbi dos Palmares é conhecido por muitos como um símbolo de resistência a escravidão sofrida pelo povo africano. A historiografia mostra que ele foi um líder militar que se tornou o último líder do maior quilombo da história do Brasil, o Quilombo de Palmares.
Os escravos chamados "boçais", recém-chegados da África, eram normalmente utilizados nos trabalhos da lavoura. Havia também aqueles que exerciam atividades especializadas, como os mestres de açúcar, os ferreiros e outros distinguidos pelo senhor de engenho. Chamava-se de crioulo o escravo nascido no Brasil.
Os escravos negros dormiam em locais precários e muitas vezes desumanos, como senzalas e quartos coletivos nas fazendas e nas casas dos senhores de escravos. As senzalas eram construções simples, sem ventilação adequada, onde os escravos eram amontoados em condições insalubres.
Durante os períodos de escravidão, senhores ou amos eram termos amplamente utilizados para designar os proprietários de escravos, cujos indivíduos detinham autoridade absoluta sobre os cativos, controlando suas vidas e trabalho.
“O termo 'escravo', por exemplo, faz referência a uma condição natural. Portanto, 'escravizado', que remete a uma situação imposta por outras pessoas, é a palavra correta a ser utilizada. O mesmo acontece com 'escravidão'.
As quinadeiras, também chamadas de quinadoras ou dobradeiras, são máquinas industriais, que permitem a quinagem de chapas, de maneira a que estas adquiram um novo formato, resultando em novas peças com uma ou mais arestas e reforçando assim a sua resistência.
Boia cevadeira é um tipo de boia utilizada por pescadores para cevar ou atrair peixes em água doce. Ela funciona como um reservatório para a isca, geralmente ração flutuante, que é espalhada na superfície da água.
Ganhadeiras de Itapuã é como são chamadas as lavadeiras de roupas que atuam na Lagoa do Abaeté, no bairro soteropolitano de Itapuã, capital do estado brasileiro da Bahia e que por realizarem a "lavagem de ganho" receberam esse nome, constituindo ainda um núcleo de preservação de tradições orais e um grupo de samba de ...
Mestiços são pessoas que descendem de duas ou mais etnias diferentes, possuindo características de cada uma das etnias e povos de que descendem. Pode-se citar como exemplo, pessoas que tenham antepassados negros e brancos, asiáticos e brancos ou negros e ameríndios, mistura muito comum nos países da América Latina.
As senzalas eram os alojamentos que aprisionavam os escravos durante o período colonial. Eram locais vigiados e trancados, nos quais os escravos viviam em péssimas condições. Senzalas eram alojamentos que aprisionavam os escravos no Brasil durante o período colonial.