Falsa Graviola (Annona montana): conhecida como falsa gravioleira, confunde e difere da graviola por possuir frutos arredondados, lisos, casca e polpa amarelada, com aroma forte e visguento quando transformado em suco.
NOME INDIGENA: Guanabana do tupi e quer dizer “Fruta grande da beira dos rios ou Fruta grande de polpa aquosa”. Também é chamada de Araticum Ponhê (Nome este válido para Annona montana var. marcgravii)m e falsa graviola.
🤔 Até parece uma pinha, uma graviola, mas não é! Essa é a atemoia, fruta híbrida nativa de regiões tropicais do Peru, Equador e Colômbia. De sabor doce, é muito nutritiva.
A Graviola é maior e mais alongada que a Pinha, com uma casca verde escura coberta por espinhos suaves. A polpa interna é branca e agridoce, fibrosa e suculenta, com várias sementes pretas. A Atemóia tem casca verde e menos escamosa que a da Pinha, podendo ser mais lisa, com algumas marcas suaves.
A fruta tem um sabor doce e saboroso e possui benefícios para a saúde como a redução da pressão arterial, e fonte de energia para o corpo. A casca e as sementes possuem fibras e minerais, as sementes podem ser trituradas e colocadas sobre iogurtes, frutas, saladas, sorvetes e até mesmo no arroz com feijão.
A Gravioleira ou Graviola (Annona muricata L.) é uma árvore de pequeno porte, com altura de 4 a 8 metros, de copa pequena, poucos ramos e folhagem compacta. Suas folhas são alternadas e suas flores são amareladas, em duas séries de três.
Muito cultivado no Cerrado, o araticum pertence à família das anonáceas, que possui pelo menos 80 espécies nativas no país, como a fruta-do-conde e a graviola. Apesar de receberem nomes diferentes, elas são semelhantes em termos de gosto, aparência e propriedades nutricionais.
Em Moçambique é conhecida como anona. Estamos falando da graviola, uma fruta originária das Antilhas (América Central) e que tem propriedades antidiuréticas, anti-inflamatórias, antirreumáticas, antiespasmódicas e anticancerígenas.
Fonte de vitamina C e compostos com ação anti-inflamatória, a atemoia auxilia na recuperação de gripes e resfriados. Além disso, a vitamina C potencializa a absorção de ferro dos alimentos (vantagem para os anêmicos), participa do processo de cicatrização da pele e reduz a suscetibilidade a infecções.
A fruta é coberta por uma casca marrom, bem grossa, e contém inúmeras sementes pretas e lisas presas à polpa. É consumida ao natural, mas a polpa é muito utilizada também para sucos, sorvetes e doces.
A Graviola Lisa possui uma coloração amarelada quando madura é uma variedade de polpa mais seca (com pouca água) é muito doce é das variedades mais saborosas!!! Seu fruto é de porte médio a grande, podendo pesar de 4 a 10 kg. Época de maturação: Ano todo. Tamanho da muda: Mínimo de 50cm da base da planta até a ponta.
Qual é a fruta que parece com graviola mas não é graviola?
A Pinha tem uma casca escamosa e verde, composta por pequenas seções que lembram escamas. A polpa é branca, doce e cremosa, com sementes pretas e lisas. A Graviola é maior e mais alongada que a Pinha, com uma casca verde escura coberta por espinhos suaves.
Seus frutos são em forma de vagens arredondadas, de cor escura, com sementes envolvidas por uma polpa amarelo-pálida, farinácea, adocicada, comestível, de sabor e aroma característicos (ALMEIDA, 1998a; ANDERSEN; ANDERSEN, 1988 citado por SILVA et al., 2001a).
A Graviola é o fruto da árvore Annona muricata, encontrada principalmente em regiões tropicais. É uma fruta de casca verde e espinhosa, cujo aspecto lembra o da jaca, sendo conhecida, em certas regiões do Brasil, como jaca-do-pará. Sua polpa branca é consumida crua ou utilizada em sorvetes, sucos, cremes e doces.
Noni, é o fruto da árvore Morinda citrifolia que pode chegar de 3 a 6 metros de altura com folhas ovaladas e verdes brilhantes. É uma fruta incomum de forma ovoide e que pode chegar até 12 cm, mais ou menos o tamanho de uma batata inglesa.
Se você tem dificuldade para diferenciar a fruta do conde, da pinha, do araticum, da atemoia e da graviola, não se preocupe. Realmente elas são muito parecidas, mas possuem texturas, cheiros e aromas distintos.
A fruta do Conde, também conhecida como araticum, pinha ou graviola, é apreciada pelo seu sabor doce e aroma característico. Embora seja possível produzir e colher a fruta na nossa. região, o nosso clima não é propício. O ideal pra produção é um clima quente, úmido, com temperaturas elevadas e chuva.
Quanto tempo leva um pé de graviola para dar frutos?
A colheita é feita no terceiro ano após o plantio, no período de maio a outubro, observando-se a mudança da coloração do fruto de verde escuro para verde claro e brilhante. Utilizando-se o espaçamento recomendado a produção média de sete safras, numa densidade de plantas é de 156 plantas/ha.
✅ Fruta-do-conde: Menor, casca verde com protuberâncias e sabor mais doce e suave. É amplamente cultivada em pomares. ✅ Araticum: Maior, casca mais lisa e marrom quando madura, com polpa de sabor mais intenso e consistência cremosa.