No século 19, era comum as senhoras se reunirem para jogar noughts and crosses (zeros e cruzes) enquanto bordavam e conversavam. Foi assim que o passatempo virou “jogo das velhas” e depois simplificado para “jogo da velha”. Mas também pode chamar de cerquilha, jogo do galo ou tic-tac-toe.
Todo mundo conhece como “jogo da velha”, mas o nome de batismo do símbolo é cerquilha. CERQUILHA (#): aprendizado número 1 do dia. No mundo virtual, a cerquilha – vamos chamá-la pelo nome correto neste texto – é bastante conhecida também como hashtag.
Antes de falar sobre a função desses botões presentes nos teclados dos telefones, é importante descobrir o significado de cada um. A cerquilha, popularmente conhecida como jogo da velha, é um sinal universalmente utilizado como símbolo de número, sobretudo na língua inglesa (também chamado de hash).
Hashtag é uma palavra em inglês usada para nomear o símbolo do “jogo da velha”(#). Com o avanço da internet, este também se tornou um símbolo das redes sociais.
Tem registros dele desde o século 14, lá no Egito. Só que foi mais pra frente, já no século 19, na Inglaterra, que o jogo ficou popular mesmo. Era a brincadeira favorita da hora do chá das mulheres idosas, que adoravam praticar esse passatempo pra relaxar, e é daí que vem o nome: jogo da velha!
Por que o JOGO DA VELHA tem esse nome? #curiosidades #shorts
Porque o jogo da velha chama jogo da velha?
A expressão brasileira deriva de um costume de idosas britânicas. No século 19, era comum as senhoras se reunirem para jogar noughts and crosses (zeros e cruzes) enquanto bordavam e conversavam. Foi assim que o passatempo virou “jogo das velhas” e depois simplificado para “jogo da velha”.
Com a chegada dos imigrantes ao Brasil, a brincadeira do jogo da velha também se espalhou pelo país. As senhoras inglesas divulgaram o hábito e o jogo ficou estigmatizado pela alta idade das suas praticantes, passando assim a ser chamado de jogo da velha.
O nome desse sinal gráfico é ASTERISCO. Essa palavra vem do grego e significa exatamente "pequeno astro" ou "estrelinha". O sufixo “-isco” indica diminutivo, como em CHUVISCO, que significa uma pequena chuva, uma chuvinha. Como o sinal (*) é uma “estrelinha, um pequeno astro”, devemos falar e escrever ASTERISCO.
O dicionário Oxford define hashtag como “uma palavra ou frase precedida por um símbolo de cerquilha (#), utilizada em sites de mídias sociais e aplicativos, especialmente no X (Twitter), para identificar mensagens sobre um tópico específico”.
Algumas lendas urbanas contam que o jogo terá nascido em Portugal, na cidade de Almada no ano 545. No entanto, só foi popularizado no ano 1500, pelo descobridor Pedro Álvares Cabral, que adorava jogar este jogo durante as suas viagens.
Estrelinha. Da mesma forma que o símbolo cerquilha (#) é chamado popularmente de “jogo da velha” ou de “hashtag”, o asterisco é referido por muitos como “estrelinha“. E sim, o correto é “asterisco” . O nome tem tudo a ver com o formato do símbolo, que lembra uma pequena estrela.
No Brasil, o símbolo é popularmente chamado "jogo da velha", "tralha", "hashtag", e em Portugal como "cardinal", quando se refere o símbolo isoladamente, ou "número" quando o símbolo está inserido num texto imediatamente antes de um número. Em programação, é muito chamado pelos programadores mais antigos de cancela.
No caso do símbolo #, ele é representado pelo número 35 na tabela ASCII quando estamos considerando a base decimal, que é o sistema numérico que usamos no dia a dia.
Este símbolo tem um nome, mas que pouca gente (quase ninguém) conhece. Ele se chama OCTOTHORPE. O nome é bem bizarro, mas se pararmos para pensar, “jogo da velha” é tão bizarro quanto, né? O nome surgiu na década de 60, quando o inventor deste símbolo, Dan Mcpherson, que era um engenheiro…
O sinal do infinito pintado com as cores do arco-íris é usado como o símbolo do Dia do Orgulho Autista, 18 de junho. A imagem representa a diversidade entre as pessoas que estão dentro do espectro autista, com infinitas variações e possibilidades, mesmo tendo semelhanças neurológicas entre elas.
Edulig Jogo do Velho é muito mais que um jogo; permite a formulação de raciocínio lógico, cálculos matemáticos e habilidade manual. Além de estratégia e sorte, como todo jogo divertido.
Banyoka trabalha a coordenação geral em grupo e surgiu de uma adaptação originária da Zâmbia e do Zaire, países do continente africano. Para organizar esta brincadeira é necessário definir: uma pista, com linha de largada e de chegada.
O jogo se popularizou na Inglaterra do século 19, quando mulheres se reuniam nos finais de tarde para conversar e bordar. Porém, as mais idosas, por não conseguirem mais bordar em razão de suas vistas fracas, se entretiam com o jogo.
A referência mais antiga que se tem desse passatempo surgiu em escavações no templo de Kurna, do século XIV antes de Cristo, no Egito. Achados arqueológicos, porém, mostram que ele foi desenvolvido independentemente em diferentes regiões do planeta, como a China antiga e a América pré-colombiana.
Um dos passatempos mais conhecidos do mundo, o Jogo da Velha possui como referência mais antiga tabuleiros esculpidos em rochas, encontrados por meio de escavações no templo de Kurna, do século XIV antes de Cristo, no Egito.