O mito das eras aparece primeiramente na Europa nos escritos de Hesíodo no final do século 8 a.C. e início do século 7 a.C. Em sua obra Os Trabalhos e os Dias, Hesíodo descreve a era da Raça dos Mortais Dourados na qual o deus Cronos (pai de Zeus) reinou.
Hera era uma das deusas mais conhecidas da religiosidade dos gregos e dos romanos. Ela era esposa de Zeus e considerada a rainha dos deuses, mas o seu principal atributo consistia em ser a deusa das mulheres, do casamento, da família e dos nascimentos. Era a protetora de todas as mulheres que estavam grávidas.
A história de Eros e Psiquê narra o amor entre um deus e uma mortal. Psiquê, uma bela princesa, desperta a inveja de Afrodite, a deusa do amor, que ordena que seu filho Eros faça Psiquê se apaixonar por um monstro. No entanto, Eros se apaixona por Psiquê e a visita secretamente à noite.
Para explicar a criação do universo existe um mito que data aproximadamente do século 3 a.C. No início existia uma nuvem em forma de ovo, e os céus e a terra eram um só. O primeiro ser a existir foi Pangu, que dará origem ao universo.
Como já foi dito, na mitologia grega, a idade do ouro teria começado com a criação dos primeiros homens pelos deuses, no reinado de Krónos. Essa primeira raça de homens não precisava trabalhar, não havia velhice ou morte; havia apenas uma espécie de sono profundo, ao final da vida. Havia total justiça, nessa idade.
As Diferentes Eras do Homem da Mitologia Grega - Curiosidades Mitológicas
O que foi a Era Dourada?
A Era Dourada foi uma era de rápido crescimento econômico, especialmente no norte e no oeste. Como os salários americanos eram muito mais altos que os da Europa, especialmente para trabalhadores qualificados, o período viu um influxo de milhões de imigrantes europeus.
Mitos são histórias, lendas ou contos que representam fenômenos psíquicos e revelam a natureza interior humana. Através de suas tramas e enredos dramáticos condensam e contam, de uma forma simbólica e metaforizada as experiências milenares contidas e vividas, repetidamente, pela humanidade.
Nosso Universo foi criado há 13,8 bilhões de anos, com o Big Bang. No começo, não havia estrelas, nem galáxias ou seres vivos. Apenas hidrogênio, hélio e muita energia. As primeiras estrelas e galáxias provavelmente surgiram cerca de 200 milhões de anos depois do Big Bang.
Eros, o deus grego do amor e do desejo, conhecido na mitologia romana como Cupido, é filho de Afrodite e de um dos prováveis deuses: Ares, ou Hermes, ou Zeus.
Um dos episódios mais conhecidos da trajetória de Hades foi o sequestro de Perséfone, deusa da agricultura e da vegetação. Nesse mito, Hades teria ido ao mundo dos mortais para verificar a guerra que era travada entre os deuses olímpicos e os gigantes. Quando passava pelas proximidades do monte Etna, avistou Perséfone.
Hera era uma das deusas mais importantes do panteão grego. Era considerada a deusa das mulheres, dos casamentos, da família e dos nascimentos. Era casada com Zeus, o deus mais poderoso de toda a mitologia grega.
Prometeu, figura da mitologia grega, é filho de Jápeto e de Climene, uma das muitas filhas de Oceano, e irmão de Atlas e de Epimeteu. Foi admitido no Olimpo por ter ajudado Júpiter na luta contra os titãs, embora não prestasse esse auxílio com entusiasmo, o que desgostou Júpiter.
À pergunta "Quem é o Pai de Deus?", ou "Quem criou Deus?" eu responderia "Ninguém". Deus não tem pai. Deus não foi criado por ninguém. Deus sempre existiu.
A comunidade científica tende a distanciar-se de uma corroboração ou refutação de Deus. Atualmente não existe nenhuma prova científica conclusiva de existência ou inexistência de Deus, o que é perfeitamente coerente com a declaração de que Deus não faz parte do escopo analítico da Ciência.
No primeiro dia Deus criou a luz, no segundo dia Deus criou os céus, no terceiro dia foi criado a terra, os mares, as ervas, e árvores frutíferas, no quarto dia foi feito a separação do dia e da noite, no quinto dia foram criado os animais, no sexto dia foi criado o homem e a mulher.
Zeus criou a mulher para vingar-se de Prometeu e Epimeteu. A vingança era porque Prometeu roubou o fogo do Olimpo e deu aos homens. Pandora foi a responsável por abrir uma caixa/jarra que espalhou todos os males existentes pela Terra.
Não existe um consenso sobre como ele teria perdido uma das pernas. Em uma versão do mito, o Saci teria perdido uma das pernas em uma briga de capoeira. Em outra, a figura era um menino escravizado, que corta a própria perna após ser acorrentado e se torna uma pessoa livre.
Para quem pensa que histórias da antiga mitologia grega são um monte de contos desatualizados, saiba que isso não é verdade. Com certeza essas histórias podem ter sido escritas há centenas (se não milhares) de anos, mas é bom lembrar que foram escritas por homens sábios que ajudaram a moldar o pensamento moderno.
A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. e surge da necessidade que os gregos tinham de explicar o mundo, os acontecimentos naturais e a relação entre os humanos e a natureza a partir do uso ordenado e sistemático da racionalidade.
Os gregos eram politeístas e acreditavam na existência de vários deuses. O principal deus grego foi Zeus, que governava homens e deuses do Monte Olimpo. Os gregos também acreditavam em heróis, filhos de deuses e mortais, e em muitos outros seres mitológicos.