29 de fevereiro é o dia adicional do ano bissexto. Ouça o texto abaixo! O ano bissexto acontece a cada quatro anos e tem duração de 366 dias, diferentemente dos demais que têm 365 dias.
Você já deve ter notado que, de quatro em quatro anos, o mês de fevereiro ganha um dia a mais -passa de 28 para 29 dias-, e é claro que há uma boa razão para isso. O sistema que usamos para contar o tempo é o calendário gregoriano, que surgiu com base em outros calendários inspirados no movimento de rotação da Terra.
Mas, de 4 em 4 anos, ocorre um ano bissexto, com 366 dias de duração (um dia a mais em fevereiro). Afinal, por que isso acontece? O ano bissexto ocorre para ajustar o ano civil, que tem duração de 365 dias, com o ano solar, associado ao movimento de translação da Terra ao redor do Sol.
Esse ajuste foi proposto pelo Papa Gregório XIII no século 16, quando ele reformou o calendário juliano e instituiu o calendário gregoriano. Para evitar o descompasso entre o ano civil e o ano solar, o dia adicional é incorporado ao mês de fevereiro, fazendo com que, em anos bissextos, fevereiro tenha 29 dias.
Ciência Explica: Por que o mês de fevereiro tem um dia a mais a cada 4 anos?
Quem nasce no dia 29 de fevereiro faz aniversário de 4 em 4 anos?
Clipping – Ano bissexto: quem nasce em 29 de fevereiro deve ter a data correta na certidão. A chance de uma pessoa nascer no dia 29 de fevereiro é de 1 em 1.461. Isso porque essa é uma data que só se repete de quatro em quatro anos.
Assim sendo, o registro de nascimento de bebês nascidos em 29 de fevereiro deve resguardar a realidade do fato, ainda que tal data repita-se apenas a cada quatro anos. O registro deve ser feito em 24 horas, ou no máximo até 15 dias após a data do nascimento, em cartório de registro civil.
Como o calendário juliano exigia um dia adicional a cada quatro anos, os romanos decidiram que esse dia seria em fevereiro, que na época era o último mês do ano. O nome bissexto vem do latim "ante diem bis sextum Kalendas Martias" ("o sexto dia antes das Calendas de Março"), ou seja, o dia 24 de fevereiro.
Para muita gente amanhã, 29 de fevereiro, é uma data especial. É o aniversário de quem nasceu em anos bissextos. O dia a mais - que só acontece de quatro em quatro anos - foi criado para acertar a diferença entre o ano do calendário e o ano solar.
Nascidos na data contam como comemoram o aniversário, que, oficialmente, só existe a cada quatro anos. 2024 é um ano bissexto e, por isso, tem um dia a mais no calendário de fevereiro. Isso só acontece a cada quatro anos, para acertar o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.
1 Cada uma das 12 divisões do ano solar, sendo quatro (abril, junho, setembro e novembro) com 30 dias, sete (janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro) com 31 dias e o único mês, fevereiro, com 28 dias (ou 29 dias, nos anos bissextos): “O indicador de unha suja de tinta de máquina de escrever percorre os ...
Por essa razão, os seguintes anos não são bissextos: 1700, 1800, 1900, 2100, 2200, 2300, 2500, 2600: Isso porque eles são uniformemente divisíveis por 100, mas não por 400. Isso porque eles são uniformemente divisíveis por 100 e 400.
O que é ano bissexto? De quatro em quatro anos - salvo algumas exceções -, fevereiro tem um dia a mais. Isso acontece, pois a Terra leva cerca de 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos para dar uma volta completa ao redor do sol.
Para se saber se qualquer ano é bissexto, é muito simples: se o número formado pelos dois últimos algarismos do referido ano for múltiplo de 4, este ano é bissexto. Exemplos: a) 1928. Os dois últimos algarismos formam o número 28, que é múltiplo de 4, logo o ano de 1928 foi bissexto; b) 1998.
Um ano, geralmente, possui 365 dias, mas 2024 durou um dia a mais. Isso aconteceu porque ele foi um ano bissexto e existe uma explicação astronômica por trás do fenômeno. Nos anos bissextos, fevereiro é um mês um pouco mais longo.
A inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.
Se 2023 foi marcado pela ascensão da Inteligência Artificial, 2024 pertence a uma palavra que mistura autoconfiança, rebeldia e um toque de hedonismo: brat. Eleita pelo Dicionário Collins como a Palavra do Ano, o termo transcendeu o significado original e tornou-se um verdadeiro ícone cultural.
Por isso o ano de 1900 não foi bissexto — e 2100 também não será bissexto. Com essa fórmula, o ano do calendário ficou matematicamente ajustável ao natural — ou seja, ao fato de que a Terra leva 365,2425 dias para dar a volta completa em torno do Sol.
Quem nasceu no dia 29 de fevereiro faz aniversário quando?
Isso significa que uma pessoa nascida no dia 29 de fevereiro não pode ter sua data de nascimento alterada, seja pelos pais ou por ela mesma. Mas isso não significa que a data não possa ser comemorada, os aniversariantes podem celebrar a data em 28 de fevereiro ou em 1º de março.
Os nascidos em janeiro podem fazer o saque-aniversário de 2025 entre os dias 2 de janeiro e 31 de março. Para os nascidos em fevereiro, o prazo começa no dia 3 de fevereiro e vai até o dia 30 de abril.
O fato de o ano ter 365 dias e 6 horas, faz com que, a cada quatro anos, haja um acréscimo de um dia, que vai justamente para fevereiro, o mês mais curto.