Exu: mensageiro e comunicador que serve como ponte entre o mundo físico e espiritual. Ao longo do ano, a sua homenagem deve ser feita no dia 13 de junho.
Esse mês carrega a energia de Exú, o orixá mensageiro, e também celebra Omolu ou Obaluaiê, orixá da. cura e das doenças. A força dessas divindades torna agosto um período de intensas transformações, onde as demandas espirituais e materiais ficam mais evidentes.
No Brasil, o mês é conhecido como o mês do cachorro louco. Segundo Márcia, a crença popular se baseia no fato de que, em agosto, o número de cachorras no cio aumenta muito devido as condições climáticas. Isso pode aumentar a proliferação da raiva, o que originou o termo.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
Um dos mais populares do catolicismo, e com fama de casamenteiro (apesar de tantas outras competências), Santo Antônio aparece nas religiões de matrizes africanas associado com Ogum ou Exu, dependendo do lugar.
Exus. Existem diversos Exus com propósitos diferentes, como Exu Lalu, Exu Tiriri, Exu Tranca Rua, Exu Marabô, Exus da falanges das caveiras e Exu Gira Mundo.
E a segunda-feira é apontada como dia de Exu, o orixá que inicia tudo na umbanda, “que abre os caminhos, que precede todos os rituais”, como diz mãe Dai de Oxossi. As segundas também são apontada como dia de Omulu, que ainda pode ser chamado de Obaluaê.
É o porteiro de todos os caminhos, da montanha e da savana, é o primeiro dos quatro guerreiros junto a Ogum, Oxum e Oxóssi. Tem 201 caminhos, suas cores são o vermelho e o preto e seus números são 3 e 7.
Ele é o orixá encarregado de ligar o mundo dos espíritos ao mundo material e também é o responsável pelas ligações amorosas. Junho é o mês ideal para trabalhos e simpatias de amor. Quem aqui já foi deixar uma oferenda em nosso espaço para quem nos protege?
O Tranca Rua(s) é uma falange/agrupamento de exus, as entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo, representado pelas cores branco, preto e vermelho, podendo também ser azul ou roxo.
“Exu é personagem controversa, talvez a mais controversa de todas as divindades do panteão iorubá. Alguns o consideram exclusivamente mau, outros o consideram capaz de atos benéficos e maléficos e outros, ainda, enfatizam seus traços de benevolência.
A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.
Exu das Sete Encruzilhadas Rei da Lira, conhecido também como Seu Sete da Lira é, segundo a Umbanda, uma manifestação de Exu, que seria incorporado pela mãe-de-santo Dona Cacilda de Assis, no início da década de 1970.
A Rosa Mais Perigosa da Entrada do Inferno: Pomba Gira Menina. Descubra a entidade mais perigosa da Umbanda, a Pomba Gira Menina, e a influência do candomblé, quimbanda, e macumba. Conheça a história por trás da Pomba Gira Rosa Menina.
Elisa deixava o cabaré, como chamavam a casa das putas, no fim da tarde, quando o escuro da noite que descia já escondia seus passos. E num dia, de fato, ele esperou por ela na porta do cabaré e, na penumbra, lhe deu sete facadas. No chão, ensanguentada, caiu já quase morta.
Agosto, sob a regência de Exu, é um período de grande movimentação e transformações. Exu, o senhor dos caminhos e das encruzilhadas, traz consigo energia de abertura e mudanças. É um mês em que devemos redobrar os cuidados com nós mesmos, praticando a auto-observação e protegendo nossa energia.