O fluxo de primavera, que ocorre do final de julho a meados de setembro, após o repouso fisiológico, é o precursor da principal florada dos citros. Já em regiões de clima tropical (mais quentes), o crescimento e o florescimento podem ocorrer durante todo o ano, desde que ocorra a indução.
Em laranjeiras, períodos de baixas temperaturas e/ou de deficiência hídrica são favoráveis à indução de modificações internas nas gemas as quais, em condições favoráveis, florescem na primavera, em resposta ao aumento da temperatura e ocorrência de chuvas (Figuras 1 e 2).
A floração ocorre exatamente quando há exposição dos órgãos masculinos e femininos ao mesmo tempo e dura normalmente duas semanas, dependendo das condições climáticas. De vez que os componentes masculinos e femininos se encontram na mesma flor, haverá a consequente fertilização, após a liberação do pólen (polinização).
Em solos com baixa fertilidade orgânica, adubos que contenham uma proporção equilibrada de macronutrientes como nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) são recomendados. A presença adequada desses elementos é fundamental para estimular o crescimento vegetativo, o enraizamento e o desenvolvimento de frutos saudáveis.
A adubação também é importante para o desenvolvimento da árvore e deve ser feita a cada dois meses. Não se esqueça da poda para as partes mais saudáveis da planta se desenvolverem melhor. Se for bem cuidada, a muda de laranjeira cresce e começa a dar frutas após cerca de três anos de cultivo.
É recomendável podar a laranjeira na estação do ano adequada. A data pode variar de maio a agosto, dependendo de sua localização. Você terá apenas de podá-la em anos alternados. A poda deve ser finalizada antes de surgir a floração.
Quantos litros de água um pé de laranja precisa por dia?
Em condições de clima subtro- pical, o consumo anual de água da laranja valência varia, conforme o ano, de . 7 a 6.0 0 l árvore- , sendo o consumo médio de plantas adultas e sadias de 50 a 90 l planta- dia- , no inverno, e de 90 a 50 l planta- dia- , no verão.
A laranjeira é uma árvore cítrica sempre-verde com uma vida produtiva de 50-60 anos. Algumas árvores bem cuidadas de laranja podem viver até 100 anos ou mais. A planta da laranja (Citrus x sinensis) pertence à família Rutaceae.
A abelha-africanizada (Apis mellifera) e duas espécies de abelhas sem ferrão, a jataí (Tetragonisca angustula) e a arapuá (Trigona spinipes), são exemplos de polinizadores da laranjeira — sendo a abelha-africanizada o polinizador mais frequente nas flores.
Tem época certa para plantar laranjeira? A melhor época para plantar árvore de laranjeira é no início dos períodos marcados por chuvas intensas. No entanto, caso haja um sistema de irrigação eficiente no seu pomar, o cultivo pode ser realizado em qualquer período do ano.
O fungicida Vitene, da Sipcam Nichino, foi lançado no mercado brasileiro há cerca de dois anos e tem sido amplamente adotado na cultura dos citros, especialmente na laranja. Ele é eficaz no controle preventivo de três doenças comuns nos pomares: podridão floral dos citros, pinta-preta e verrugose.
Qual fertilizante NPK é indicado para floração de frutíferas?
O NPK 10x10x10 é um fertilizante padrão e, por isso, uma excelente opção para equilibrar os nutrientes de uma plantação durante sua manutenção. Além disso, ele é indicado para plantas já desenvolvidas, inclusive para flores frutíferas.
Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem.
O pH ideal do solo para o cultivo de laranja é entre 5 e 6 – use calcário para regular a acidez e garantir o bom desenvolvimento dos pés de laranja. Evite regar demais ou de menos o solo – não deve nem ser argiloso demais, nem arenoso. Durante a primavera, pode ser necessário realizar a nutrição do solo com adubos.
E a laranja pêra obteve a maior concentração de ácidos orgânicos em sua polpa. CONCLUSÕES: A laranja lima possui maior teor de vitamina C e maior potencial antioxidante, pois o ácido ascórbico é o principal agente antioxidante presente na polpa dessa fruta. E também apresentou maior degradação de vitamina C.
Regue suas laranjeiras regularmente, especialmente nos primeiros meses após o plantio. Monitore o solo para garantir que ele esteja sempre úmido, mas não encharcado. A adubação regular é fundamental para fornecer os nutrientes necessários ao crescimento saudável das árvores.
Uma solução eficaz é aplicar fertilizantes minerais mistos, à base de aminoácidos, com teores equilibrados de CaB (cálcio e boro) e com ação bioestimulante. Esses aminoácidos são fortes carreadores de nutrientes e fornecem energia e elementos fundamentais na fase reprodutiva da planta.
A disponibilidade adequada de nutrientes, especialmente aqueles específicos para estimular a floração, como potássio e fósforo, é fundamental para o desenvolvimento correto das flores e a formação de frutos e sementes de qualidade. É nesse ponto que entra em cena o adubo para floração.