Algumas das melhores marcas de alginato são: Dentre os modelos, destacam-se o Perfil Pro+ Tipo I, Perfil Pro Tipo II e Perfil Pro Chroma de presa Regular.
Este tipo de alginato é ideal para trabalhar em torno de estruturas metálicas, uma vez que se destaca devido à sua elevada alta elasticidade e resistência à pressão.
Qual a diferença entre o alginato tipo 1 e o tipo 2?
O tempo de manipulação do alginato odontológico varia de acordo com cada fabricante. Sendo o tipo 1 - presa rápida: de 1,5 a 3 segundos e tipo 2 - presa normal: 3,5 a 4,5 segundos.
O alginato é um material em pó que contém alginato de sódio, sulfato de cálcio, fosfato trissódico, terra de diatomáceas, óxido de zinco e fluortitanato de potássio. Quando misturado com água, adquire uma consistência gelatinosa lisa que se fixa com firmeza suficiente para moldar.
Biatain® Alginato Ag não deve ser utilizado em feridas secas ou com pouca exsudação e nem para controlar sangramento intenso. Biatain® Alginato Ag é indicado para úlceras na perna, lesões por pressão, úlceras diabéticas no pé, áreas doadoras, feridas traumáticas e queimaduras de segundo grau.
Quais são as vantagens e desvantagens do alginato?
Alginato (Hidrocoloide Irreversível):
Embora apresente vantagens como baixo custo e fácil manipulação, algumas desvantagens devem ser controladas como a sinérese embebição, baixa estabilidade dimensional e baixa resistência ao rasgamento.
Troca: A frequência de trocas será determinada de acordo com a quantidade de exsudato presente na ferida podendo ser de até sete (7) dias. Em caso de feridas infectadas, a troca deverá ser realizada a cada 24 horas e em feridas limpas, com sangramento, a troca deve ocorrer a cada 48 horas.
É um curativo estéril que cria um ambiente úmido que facilita a cicatrização de feridas. Possui um alto poder de absorção, que auxilia o desbridamento autolítico e absorve o excesso de exsudato. É indicado para feridas exsudativas, com sangramento, limpas ou infectadas, agudas ou crônicas, superficiais ou profundas.
Qual o tempo de manipulação recomendado para o alginato?
O tempo de manipulação deve seguir as recomendações do fabricante, sendo em geral de 45 segundos. Após acomodação na moldeira, o alginato pode se alisado com dedo calçado com luva úmida (técnica de superfície úmida).
O Hydrogum 5 é um alginato escaneável desenvolvido pela renomada Zhermack, reconhecido pela sua capacidade de proporcionar moldagem de alta precisão. Ideal para aplicações odontológicas que demandam agilidade, qualidade e reprodução fiel dos detalhes, este produto oferece estabilidade dimensional por até 120 horas.
- DERSANI® HIDROGEL é um gel hidratante, que mantém o ambiente úmido ideal para cicatrização. - DERSANI® HIDROGEL COM ALGINATO é um gel hidratante, absorvente, que possui a capacidade de absorver o exsudato da ferida (termo usado na Enfermagem para identificar o fluido proveniente de uma ferida).
O que é o Alginato Jeltrate Dustless? O Alginato Jeltrate Plus é um material de que possui presa normal de consistência média. Possui também excelente propriedade física e pode ser empregado em moldagens de arcos totais ou parciais.
Qual a diferença entre alginato de cálcio e prata?
O alginato de cálcio é um material extraído de algas marinhas marrons, que passam por um processo de alta tecnologia para incorporar somente os íons de cálcio. A prata é adicionada ao curativo para ajudar a controlar a proliferação bacteriana, tornando-o mais eficiente para o tratamento de feridas.
Saf-Gel é um gel hidratante e absorvente para feridas. Sua fórmula conta com alginato de cálcio e sódio e carboximetilcelulose sódica, substâncias que, quando combinadas, auxiliam no processo de cicatrização e hidratação da pele ferida.
JELTRATE PLUS é reconhecido mundialmente pela qualidade de suas impressões, alta precisão e capacidade de cópia, sendo capaz de reproduzir facilmente detalhes com menos de 50µ de espessura.
O Aquacel AG+ Extra absorve grandes quantidades de exsudato e é composto por hidrofibra com prata, BEC e EDTA. 🌟A prata irá tem a função antimicrobiana na ferida, e não é dispensada no leito da ferida!
Quais os tipos de curativos de alginato? Existem algumas combinações de curativo de alginato. Os principais são os curativos de alginato de cálcio, curativos de alginato de cálcio com prata e o curativo de alginato de cálcio e sódio.
Solução salina: usada para irrigar a ferida e ajudar a remover a fibrina solta. É importante lembrar que a solução salina não deve ser usada em excesso, pois pode causar ressecamento da ferida. Enzimas de debridamento: as enzimas de debridamento, como a colagenase e a papaína, ajudam a quebrar e remover a fibrina.
Curativos de alginato podem ser usado por, no máximo, 7 dias. Se a ferida estiver infeccionada, a troca deverá ser feita a cada 24 horas. Em caso de sangramento, a cada 48 horas.