Qual exame detecta problemas na laringe?
A laringoscopia é um exame que tem papel fundamental para o diagnóstico de diversas condições relacionadas à laringe, pois permite ao médico visualizar diretamente as estruturas dessa região, como as cordas vocais, a epiglote, as aritenoides, além da orofaringe e base de língua.Qual médico trata laringe?
O otorrinolaringologista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento, clínico e cirúrgico, das doenças dos ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço.Qual médico faz o exame de laringoscopia?
A laringoscopia deve sempre ser realizada por um médico especializado e com prática no procedimento, como o otorrinolaringologista e o cirurgião de cabeça e pescoço, profissionais treinados para diagnosticar e tratar doenças benignas ou malignas da orofaringe, laringe e hipofaringe.Qual é o médico que examina a garganta?
O otorrino, ou otorrinolaringologista, é o médico especialista em lidar com o ouvido, nariz e garganta. A palavra “otorrinolaringologia”, o nome da especialidade, vem dos termos gregos oto (ouvido), rhino (nariz) e laryn (garganta).Saiba mais sobre o medico otorrinolaringologista. Quando consultar com um otorrino?
Qual exame para saber se tem algo na garganta?
Laringoscopia: conheça mais sobre esse exame. Permitindo que o médico observe as vias aéreas superiores (nariz, laringe e faringe) por meio de um aparelho endoscópio, chamado laringoscópio, o exame é realizado principalmente no diagnóstico de problemas da laringe (via aérea responsável pela produção de som).Quais são as doenças mais comuns que um otorrinolaringologista trata?
Descubra a seguir, quais são as principais doenças e problemas tratados pelo profissional de otorrinolaringologia.
- Sinusite. ...
- Rinite. ...
- Roncopatia. ...
- Laringite. ...
- Amigdalite. ...
- Desvio do septo nasal. ...
- Distúrbios da deglutição. ...
- Polipose nasal.
O que a laringoscopia detecta de câncer?
O laringoscópio rígido é capaz de analisar diferentes áreas, como laringe, hipofaringe, boca e garganta, à procura de tumores. Também é possível fazer uma biópsia, retirando amostras de tecidos durante o procedimento.O que provoca laringite?
Uso excessivo da voz (especialmente por falar alto ou ao cantar), reações alérgicas, refluxo gastroesofágico, bulimia ou inalação de substâncias irritantes (p. ex., fumaça de cigarro ou certos fármacos em aerossol) podem causar laringite aguda ou crônica.Quando é necessário fazer laringoscopia?
Em quais casos é necessário fazer a laringoscopia? Conforme explicamos, a laringoscopia é recomendada quando há manifestação de alguns sintomas, tais como tosse, rouquidão e alterações progressivas ou recentes da voz, mas também pode ser realizada como uma medida preventiva.Quais os sintomas de quem tem problema na laringe?
Sintomas de laringite
- Pigarro;
- Dor de garganta;
- Febre;
- Dor de cabeça, de garganta ou muscular;
- Rouquidão ou perda da voz;
- Sensação de garganta áspera;
- Dificuldade para respirar;
- Dor ao engolir;
Qual o valor da laringoscopia?
Qual o preço da Videolaringoscopia? Em Maio de 2024 o valor do exame particular é R$ 250.Quais doenças afetam a laringe?
Considerações gerais sobre distúrbios da laringe
- Câncer de laringe.
- Laringite.
- Laringocele.
- Disfonia espasmódica.
- Úlceras de contato das cordas vocais.
- Paralisia das cordas vocais.
- Pólipos, nódulos, granulomas e papilomas das cordas vocais.
Qual médico cuida da laringe?
O otorrinolaringologista, médico especializado em doenças do ouvido, nariz e garganta, fará um exame mais aprofundado da região da cabeça e pescoço. Ele também examinará a laringe e hipofaringe (laringoscopia), o que poderá ser feito de diferentes maneiras: Laringoscopia indireta.A laringocele pode ser câncer?
A laringocele ou cisto sacular, descobertos durante o estudo radiológico de tumor maligno da laringe, pode indicar invasão do ventrículo e, deste modo, a laringocele ou cisto sacular seria dado de importância na determinação da localização e extensão do tumor.Como é feita a cirurgia de laringoscopia?
A laringoscopia é feita sob anestesia tópica e até sob sedação leve, quando necessária, fazendo uso do auxílio de um aparelho rígido ou flexível, o qual é introduzido pela boca ou pelo nariz, para a visualização das estruturas da rinofaringe, orofaringe, laringe e hipofaringe.Qual é a causa da laringite?
Na maioria dos casos, é uma doença causada por vírus. Destes, o mais comum é o vírus Parainfluenza, mas devem ser considerados também o vírus Influenza, Vírus Sincicial Respiratório, Adenovírus, Rinovírus, entre outros. Mais raramente algumas bactérias como Mycoplasma pneumoniae podem estar na sua origem.É perigosa laringite?
A laringite crônica não tratada vai progressivamente aumentando a dificuldade profissional do paciente. A laringite crônica não tratada num tabagista pode evoluir para cancro da laringe.Como acabar de vez com a laringite?
O tratamento consiste numa boa hidratação, na administração de medicamentos (ou remédios) antipiréticos (ex. paracetamol) e anti-inflamatórios (ex. ibuprofeno). Ponderar a administração de antibiótico sempre que ocorrer expectoração mucopurulenta (com pús) e persistência de febre alta.Qual exame substitui a laringoscopia?
A nasofibrolaringoscopia também pode auxiliar no diagnóstico de alterações relacionadas ao ronco e apneia. Após a aplicação de um spray anestésico, uma fibra ótica é introduzida pelo nariz ou pela boca, de forma a inspecionar todas as regiões da via aérea superior.Como o otorrino examina a garganta?
Durante o exame, o otorrinolaringologista busca lesões ou outros sinais que possam apontar a existência de doenças na boca, garganta, base da língua e pregas vocais. O exame é feito com um endoscópio rígido acoplado a um sistema de vídeo. Este capta, amplifica e registra as imagens.Como identificar câncer na laringe?
Sintomas de câncer de laringe
- Perda de peso.
- Dor de garganta.
- Dor de ouvido.
- Dificuldade para engolir ou respirar.
Quais exames o otorrino pode pedir?
Outros exames que o médico otorrino pode pedir após a consulta são:
- Audiometria;
- Audiograma;
- Testes clínicos do sistema vestibular;
- Testes neurológicos;
- Hemograma;
- Endoscopia nasal ou ontológica;
- Videonasofibrolaringoscopia.