Segundo os cientistas, o grafeno tem a capacidade de conduzir eletricidade e calor melhor do que qualquer outro material conhecido. Ele também é o material mais maleável que os cientistas conhecem.
O grafeno é uma forma bidimensional de carbono, composta por uma única camada de átomos dispostos em uma estrutura hexagonal. Apesar de sua espessura extremamente fina, o grafeno é incrivelmente forte, superando a resistência do aço em várias ordens de grandeza.
Grafeno é o mais fino, forte e resistente ao calor de todos os materiais mencionados aqui, mas ainda está na fase de laboratório. É uma forma de carbono feita de folhas planas que têm espessura de um átomo.
O grafeno 3D superforte tem um excelente potencial de uso. Na primavera de 2016, uma equipe de pesquisadores austríacos revelou que conseguiu sintetizar com sucesso o Carbyne, uma forma exótica de carbono que, segundo eles, é o mais forte de todos os materiais conhecidos no planeta – superando até mesmo o grafeno.
7 MARCAS OCULTAS QUE SÓ OS ESCOLHIDOS POSSUEM – VOCÊ TEM ALGUMA?
Qual é a coisa mais forte que existe?
O grafeno é famoso e muitos ainda se referem a ele como o material mais forte do mundo. Mas ele possui um parente bem próximo, chamado nitreto de boro hexagonal, que, além de muito parecido com seu primo mais famoso, é capaz de suportar uma força 10 vezes maior do que o grafeno.
A princípio, a lonsdaleíta foi encontrada em quantidade muito reduzida, no interior de meteoritos. O fato dos seus cristais serem tão duros não passou despercebido — estima-se que a sua superfície seja 58% mais dura que a do diamante.
Não existe nenhum material que seja completamente inquebrável. Todos os materiais têm limites em termos de resistência e durabilidade. Até o grafeno e outros metamateriais têm limites.
Trata-se de um metal de transição leve, forte, de cor cinza e aspecto metálico e lustroso, de baixa densidade, sólido na temperatura ambiente e resistente à corrosão pela água do mar, água régia e cloro. O titânio é muito utilizado em ligas leves e no pigmento muito branco.
O grafeno é obtido com a reordenação das moléculas do grafite para o formato hexagonal. Além da remoção do óxido, o processo atua na retirada de metais aderidos ao grafite. A produção da UCS, em pequena escala, destina-se à utilização do material para pesquisas.
O metal mais forte, frequentemente citado, é o tungstênio. Com uma resistência à tração de cerca de 1510 megapascais (MPa), o tungstênio é altamente valorizado para aplicações que exigem extrema durabilidade e resistência à deformação.
“Mas com 1 kg de grafite é possível produzir 150g de grafeno, sendo que 1g de grafeno vale 100 dólares. Ou seja, 1 kg de grafite rende 15 mil dólares”, disse. No debate, os pesquisadores apresentaram características do grafeno que tornam o material atraente para as empresas.
Como se perdeu a fórmula do starlite, material que supostamente resistiria até à bomba nuclear. Uma invenção revolucionária que poderia deixar o mundo mais seguro. Assim foi definido o starlite, material resistente ao fogo e altas temperaturas, cuja fórmula é desconhecida.
É o diamante. Ele ainda mantém o posto de material mais duro existente na natureza. O mineral suporta uma pressão de até 97 megapascals (cerca de 9 mil vezes a pressão atmosférica) antes de se romper e só é riscado por outro diamante.
O ástato só existe na crosta terrestre como isótopos radioativos. A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo. É encontrado em minerais de urânio e tório, porém em quantidades muito pequenas (traços).
Considerada pelo Guinness, livro de recordes, o mineral mais raro do mundo, a Painite foi descoberta na Birmânia em 1951, pelo gemólogo britânico Arthur Charles Davy Pain. Apesar de recentemente Myanmar ter começado a produzir Painite em algumas minas, existem apenas cerca de 1.000 gemas desse tipo no mundo.
Tungstênio: O tungstênio é um metal refratário cinza-aço ou branco-prateado. O tungstênio pode ser usado como metal base para uma liga ou como elemento de suporte. O tungstênio fornece altos níveis de dureza, alta resistência ao calor e alto ponto de fusão.
Incrivelmente rara, a poudretteite foi descoberta na década de 60 em uma pedreira chamada Poudrette — daí o nome da gema — localizada em Mont-Saint-Hilaire, no Canadá. Apenas pequenos cristaizinhos foram encontrados, e esse mineral só foi reconhecido como “nova espécie” no final dos anos 80.