Segundo as Projeções de População 2024, a taxa de fecundidade do país era de 2,32 filhos por mulher em 2000, recuou para 1,75 filhos por mulher em 2010 e chegou a 1,57 em 2023. Nos próximos anos, essa taxa deve recuar para 1,47 em 2030 e atingir seu ponto mais baixo em 2041, chegando a 1,44 filho por mulher.
Qual é o máximo de filhos que uma pessoa pode ter?
“A espécie humana e os mamíferos de maior porte, em geral, têm gestação única ou, no máximo, dupla”, diz o ginecologista Caio Parente Barbosa, professor de genética e reprodução humana da Faculdade de Medicina do ABC.
Uma mulher que vive na cidade de Batumi, na Geórgia, de apenas 26 anos, já é mãe de 22 crianças e deseja aumentar ainda mais a família. Desde 2021, Kristina Ozturk teve um filho por uma gravidez natural e outros 21 por meio de barriga de aluguel.
Então, qual é o verdadeiro limite de filhos que uma mulher pode ter naturalmente? Responder a isso é complicado porque praticamente já não há "limites" para uma gestação. As técnicas de reprodução assistida, desenvolvidas no fim dos anos 70, levaram a uma alta no nascimento de gêmeos, trigêmeos e outros múltiplos.
A taxa de fecundidade tem diminuído, ao longo dos anos, no Brasil, que noutros tempos já registrou uma das mais elevadas do mundo. De acordo com levantamento do IBGE, entre 2000 e 2023, seguindo uma tendência mundial, a taxa caiu de 2,32 para 1,57 filho por mulher.
3 Dicas Para a Relação com os Filhos | Momentos Cury
Quem é a brasileira com mais filhos?
Com apenas 33 anos, a cearense Rosângela Cunha já deu à luz a 33 filhos. "Se pudesse, teria até mais." Hoje, 21 são vivos, mas passará o Dia das Mães em companhia de apenas 4. A supermãe gerou 40 filhos em 20 gestações, todas de gêmeos.
Abolição. Em outubro de 2015, a agência de notícias chinesa Xinhua anunciou planos do governo para abolir a política do filho único, permitindo, agora, que todas as famílias tenham dois filhos, conforme um comunicado emitido pelo Partido Comunista.
O número ideal é dois, de acordo com pesquisadores britânicos e noruegueses. O estudo contou com dados de mais de 1,5 milhão de homens e mulheres noruegueses, nascidos entre 1935 e 1968.
Vassilyev, cujo nome é desconhecido, detém o recorde de filhos, um total de 69, sendo 16 pares de gêmeos, 7 conjuntos de trigêmeos e 4 conjuntos de quadrigêmeos entre 1725 e 1765. Feodor Vassilyev era um camponês de Shuya , Rússia.
Depois de uma gravidez tranqüila, a agricultora Maria Quitéria da Silva, que afirma ter 65 anos, deu à luz anteontem -por parto normal- um menino de 3,25 kg em Arapiraca (AL). Segundo ela relatou, foi a quarta gravidez natural dela -sem tratamento ou inseminação artificial- depois dos 55 anos de idade.
Pois bem, o de Kristina Ozturk, que mora em Batumi, na Geórgia, é ter mais de 100 filhos. A jovem russa é mãe de 22 crianças, sendo que 20 delas nasceram praticamente no mesmo ano, e não quer ficar por aqui.
Qual é o limite de idade para engravidar naturalmente?
O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.
Qual foi a maior quantidade de bebês numa mesma gestação?
No mundo. O recorde mundial, segundo informou o Guiness, são os nove bebês de Mali, país da África, que nasceram no dia 4 de maio de 2021. Além de extremamente raros, até a chegada deles, nenhum caso parecido havia sido registrado no mundo.
Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar. Se ele dormir com uma parceira diferente por dia (ou por hora, vai que né…), cada ato pode acarretar uma gravidez.
Você pode estar pensando que esta foi uma grande coincidência - até saber que Abu Talal al-Najar, de 82 anos, tem mais de 430 netos. Ele também tem 30 filhos e viveu com 11 mulheres diferentes ao longo dos anos.
Lina Marcela Medina de Jurado (Ticrapo, 27 de setembro de 1933) é uma peruana e a mãe mais jovem já confirmada na história da medicina. Teve um filho aos cinco anos, sete meses e 21 dias de idade.
Os gémeos nasceram a 4 de Maio de 2021 e, aos 19 meses, são oficialmente detentores do recorde do maior número de bebés nascidos de uma gravidez a sobreviver. São cinco meninas, Adama, Fatouma, Hawa, Kadidia e Oumou; e quatro meninos, Bah, Elhadji, Mohammed e Oumar.
Do ponto de vista biológico, o melhor momento para uma mulher ter filhos é entre os 18 e os 30 anos. Após os 30 anos, a capacidade reprodutiva começa lentamente a declinar, devido ao envelhecimento e à perda da reserva de óvulos, armazenados no ovário desde a vida intrauterina.
Ter uma família grande pode ser benéfico para o coração da matriarca, segundo cientistas norte-americanos. Eles descobriram que mulheres que passam por quatro ou mais gestações têm menos chances de morrer de problemas coronarianos do que aquelas que não tiveram filhos.
“Eu realmente não tinha ideia de quais pais eu deveria mencionar”, disse Fang à CNN anos depois, usando um pseudônimo por razões de privacidade. Desde então, Pequim gradualmente retirou os limites de nascimento de um para dois filhos e, em 2021, para três, em uma tentativa de conter uma iminente crise demográfica.
Na década de 1970, a China adotou uma política de filho único por casal, para tentar controlar a alta taxa de natalidade da época. A China abandonou essa política em 2016, substituindo-a por um limite de dois filhos.
A idade de 20 anos como limite para a maioridade foi estabelecida no período Meiji (1868-1912), em função do alistamento militar. Atualmente, o Seijin no hi (成人の日) consiste em uma cerimônia na prefeitura local, onde os jovens recebem um certificado de maioridade e assistem a discursos de autoridades.