A mais inspirada de todas as contribuições veio Vanderlice Insabral, de Dourados. A árvore fotografada por ela aparece deslumbrante, em um sítio na região do distrito de Picadinha. “Chamo esse ipê amarelo de sobrevivente porque ele se destaca, majestoso, no imenso descampado preparado para lavouras”, diz.
Esta árvore pode atingir até 35 metros de altura, destacando-se na paisagem urbana e natural. O ipê-roxo é valorizado não apenas por sua beleza, mas também por sua resistência, sendo capaz de prosperar em diferentes tipos de solo e condições climáticas adversas.
O Ipê-amarelo é uma árvore de grande porte, nativo da mata atlântica, considerado árvore-símbolo do Brasil. Chega a mais de oito metros de altura e cinco metros de copa (topo da árvore).
Acredita-se que no próximo ano as árvores da EPTG e do Jóquei já estejam floridas, pois, conforme Raimundo Silva, os ipês demoram, em média, três anos para começar a florescer. Os amarelos, explica ele, são mais rápidos e costumam apresentar flores após dois anos de plantados.
IPÊ - TIPOS E CORES DOS IPÊS [E CALENDÁRIO DE FLORESCIMENTO]
O ipê gosta de água?
O ipê gosta de luz e calor, por isso precisa estar em um local com grande incidência de sol. A árvore precisa de solo úmido, profundo e com boa drenagem. A irrigação deve ser moderada, pois, caso haja excesso de água, as raízes podem apodrecer.
“Algumas espécies de ipê, como o ipê-amarelo-do-cerrado (Handroanthus ochraceus) e o ipê-roxo-de-bola (Handroanthus impetiginosus), podem apresentar duas floradas no mesmo ano, uma no inverno e outra na primavera.
Muito procurado por conta de sua florada anual, o Ipê Amarelo é uma árvore de grande porte, com raízes profundas que não danificam as calçadas. O ipê é uma árvores rústica, exige poucos cuidados, mas não deve ser plantado debaixo de redes elétricas ou fios de telefone.
Além disso, é essencial manter o solo bem úmido para garantir o desenvolvimento do ipê. Essa árvore deve receber a rega a cada dois dias ou quando a terra estiver com aparência seca. Tente regá-la durante a manhã ou no fim da tarde porque, nesses períodos, as raízes absorvem melhor a umidade.
Atualmente, o pau-Brasil é a árvore nacional e o Ipê é considerado a flor nacional. Suas flores possuem forma de funil, como se fossem uma cornetinha, podem ser elas amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes. Floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco.
Embora o Ipê seja uma árvore resistente, solos muito argilosos ou excessivamente arenosos devem ser evitados para garantir o melhor crescimento e desenvolvimento da árvore. Mas quando exatamente você deve plantar o seu Ipê? A melhor época para isso é durante a estação chuvosa.
O mais raro dos ipês: ele possui flores amarelas e rosas num mesmo galho. Senhoras e senhores, apresentamos o ipê híbrido, também conhecido como ipê-damasco!
Etimologia: Tabebuia é o nome indígena da árvore Tabebuia uliginosa; heptaphylla é porque geralmente apresenta sete folíolos. Forma biológica: árvore caducifólia, com 8 a 20 m de altura e 30 a 60 cm de DAP, podendo atingir até 35 m de altura e 150 cm de DAP. Na Região Nordeste, atinge até 11 m de altura.
Os ipês são árvores de grande porte, com raízes profundas, que não danificam as calçadas. Eles não exigem muitos cuidados, mas devem ficar longe da rede elétrica porque atingem de 4 a 30 metros, dependendo da espécie.
As sementes passam por um processamento antes de serem cultivadas e, quando as mudas completam três anos de manejo, saem dos viveiros da Novacap para o plantio. “Elas vão em um porte que varia de 80 cm a 1,5 m. É a partir do terceiro ou quarto ano que as árvores já começam a florir”, destaca o diretor.
No caso dos ipês, florescem em época de seca, assim para ajudar a imitar uma situação de seca, não regue seus ipês nos meses anteriores à floração. O fertilizante é a comida das plantas e tanto macro quanto micronutrientes são importantes na formação das flores e frutos.
Handroanthus chrysotrichus é o ipê que fica mais "baixo", chegando a 10 m quando cultivado e até 20 m de altura na floresta. Pit explica que essa espécie é uma das mais usadas em projetos de urbanização, por seu pequeno porte e pela floração exuberante.
Misture bem a terra com adubo orgânico ou NPK 10-10-10, para garantir o solo sempre úmido e acrescente também bastante folhas secas ou capim. Dica de adubo orgânico: Mistura em partes iguais de torta de mamona com farinha de osso, húmus de minhoca, calcário para correção do PH do solo (EXCETO PARA MIRTILOS).
Moradora do local desde o início da década de 1980, ela conta que uma empresa pública iguaçuense fez um estudo da árvore há pelo menos 20 anos. De acordo com o levantamento, o ipê teria “entre 800 e 1.200 anos de idade”, relatou. Imponente, árvore “olha” Foz do Iguaçu a 40 metros de altura.
O fato de a árvore ainda não ter florescido pode ter como causa diversos fatores ambientais. O ipê de flores roxas que o meu vizinho possui há mais de 17 anos nunca floresceu.