A bouba aviária é altamente contagiosa entre as aves, sendo transmitida principalmente por contato direto com animais doentes e com fômites (objetos que podem transmitir a doença, como agulhas e seringas infectadas), além de mosquitos, piolhos e outros insetos que picam espécimes infectados e depois picam os saudáveis.
Não existem tratamentos contra a bouba, sendo somente aconselhados os tratamentos de suporte. O controle da enfermidade se dá através de vacinação das aves e controle dos mosquitos, que atuam como transmissores da doença.
Não existe tratamento para a doença, por isso o criador deve separar as aves doentes das demais. Como a bouba é transmitida por insetos, deve-se fazer o controle na propriedade. Também vale frisar que não é adequado consumir os ovos da galinha doente.
A Bouba Aviária é uma doença que afeta vários tipos de aves entre elas as galinhas, codornas, perus, pombos e pássaros (marrecos, patos, gansos, galinholas e outras aves não as contraem), causada por um vírus chamado Poxvirus. Tem sido constatada desde o início da domesticação de galinhas.
COMO CURAR BOUBA AVIÁRIA, GOGO DE CAROÇO, VERRUGA E PIPOCA EM GALINHA
Qual o inseto que transmite a bouba aviária?
A bouba aviária é altamente contagiosa entre as aves, sendo transmitida principalmente por contato direto com animais doentes e com fômites (objetos que podem transmitir a doença, como agulhas e seringas infectadas), além de mosquitos, piolhos e outros insetos que picam espécimes infectados e depois picam os saudáveis.
A bouba aviária tem a transmissão horizontal e lenta, além disso, essa doença tem o período de incubação relativamente longo, de 4 a 10 dias. Por esse motivo, é comum a indicação para vacinações de lotes que estejam passando por esse desafio.
O tipo de verruga aparece na cabeça e no olho das aves. Não existe tratamento, por isso o criador deve separar as aves doentes. Como é transmitido por insetos, deve-se fazer o controle na propriedade. Não é adequado consumir os ovos da galinha.
O Medicamento Thuya para Aves Provets é um produto indicado para o tratamento da bouba (pipoca), verrugas e epitelioma contagioso em aves em geral como galinha, peru, pato, pássaros de gaiola e viveiro.
Adicionar 100 gotas de Thuya Avícola Simões oral, diariamente em cada litro de água dos bebedouros, durante 2 (duas) semanas. Adicionar uma colher de chá (5mL) de Thuya Avícola Simões oral, diariamente em cada litro de água dos bebedouros, durante 2 (duas) semanas.
POXINE® AE é uma vacina viva liofilizada contra a Bouba Aviária e a Encefalomielite Aviária. AE-Poxine é recomendado para a prevenção de encefalomielite aviária e bouba aviária quando administrado em galinhas saudáveis com idade entre 8 semanas e 4 semanas antes do início da produção de ovos.
Como fazer Colocar 1 gota de creolina para cada 8 litros de água de beber das galinhas. uma mistura não muito úmida. A seguir oferecer para os pintinhos, frangos e galinha comerem.
🤒 Essa é uma medida crucial para prevenir a doença, que pode causar febre, tristeza, penas arrepiadas, nódulos na crista, nas barbelas, na cabeça, nas pernas e também nos pés, entre outras lesões. 💉A segunda dose será aplicada entre 30 e 45 dias.
Thuya Avícola Simões é indicado no tratamento de bouba (pipocas), verrugas e epitelioma contagioso das aves. Tintura de Thuya occidentalis à 20%. Uso oral, diluído na água dos bebedouros.
Um problema muito comum que acomete o corpo das aves, é o aparecimento da bouba aviária, ou, como são conhecidas, as verrugas. Para resolver essa doença, basta utilizar Thuya avícola!
Instilação nasal ou ocular e spray de gota grossa. Reconstituir a vacina com uma solução salina fisiológica e administrá-la por meio de um conta-gotas (normalmente 30 ml para 1000 doses). Instilar uma gota na fossa nasal ou no olho. Deve-se dar preferência para a vacinação por spray em pintinhos de um dia de idade.
“Para o caso da dúvida, a melhor coisa que a ser feita é separar as aves doentes das saudáveis. Depois disso, fortalecer essas aves debilitadas com uma boa nutrição e um ambiente limpo e de água clorada”, diz Bruno Soares médico-veterinário.
Um dos exemplos clássicos é o abacate. Essa fruta, sobretudo em sua casca, contêm grandes quantidades de uma substância chamada persina, que é extremamente tóxica para as aves. Outra delícia que contém químicos tóxicos para as aves é o chocolate, que está cheio de teobromina.
A Bouba Aviária é causada por um vírus chamado Pox vírus, que afeta vários tipos de aves, entre elas galinhas, perus, pombos e pássaros. Vale ressaltar que marrecos, patos, gansos, galinholas e outras aves não contraem o patógeno.
Vacina viva liofilizada contra a Encefalomielite e Bouba Aviária. Indicações: Indicada para a vacinação normal de futuras poedeiras e reprodutoras de idade superior a 8 semanas. Indicada na vacinação de emergência de perus a partir das 18 semanas de idade.
A doença pode ser causada por diferentes agentes infecciosos, como vírus e bactérias, e a exposição a ambientes sujos ou a outras aves doentes pode aumentar o risco de infecção.