E o sabor? Esta foi a parte mais difícil, o paladar assemelha-se à carne suína, afinal, a chamada “bunda” da tanajura é gordura pura. Já outras pessoas dizem que o gosto lembra paçoquinha, amendoim… Talvez pela fritura.
Na maior parte das vezes, a iguaria é consumida frita, sendo utilizada como ingrediente principal para o preparo de farofa de tanajura. Em 13 de julho de 1553, desembarcou em Salvador o padre jesuíta José de Anchieta, considerado hoje um dos primeiros escritores da literatura brasileira.
De acordo com José César Souza, professor de biologia, comer içá não faz mal a saúde e geralmente esses insetos estão relacionados ao tempo de chuva. Leia a matéria completa no site.
Segundo a nutricionista Danielle Laporte, do ponto de vista nutricional, a tanajura tem altas concentrações de lipídios e proteínas. "O consumo da Tanajura, é um hábito é uma herança do povo indígena Tabajara, que habita a região do Ceará.
Içá ou Tanajura é a formiga Saúva responsável pela perpetuação da espécie. Após cerca de 3 anos um formigueiro começa a produzir Içás que voam na Primavera para formar novos formigueiros. Estima-se que apenas 1% das Içás atingem seu grande objetivo.
"Geralmente isso é gatilhado pela mudança no clima, pelo aumento da umidade, geralmente depois de chuva ou quando o ambiente está mais úmido assim, elas saem do ninho para acasalar e então elas vão arrancar as asas e se enterrar para formar novos ninhos".
Um dos principais problemas que os alimentos contaminados através de formigas podem causar é a gastroenterite, uma infecção intestinal marcada por diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e febre. Além disso, dependendo da quantidade de bactérias e do tipo, também pode deflagrar febre e dor no corpo.
1 Numa frigideira derreta manteiga e doure cebola picada e alho picado. 2 Junte tanajura e farinha de mandioca. 3 Misture bem, acerte o sal e polvilhe salsinha picada a gosto. 4 Sua farofa de tanajura está pronta para ser servida.
Também conhecidas como içás, elas são ricas em proteínas
Após a onda de tanajuras em municípios do Sudeste — como em Niterói, na Região Metropolitana do Rio — na última semana, a pergunta: "Pode comer tanajura?" voltou a circular no imaginário social. E os especialistas respondem: na verdade, sempre pode.
A picada da formiga-de-fogo deixa a área vermelha e dolorida. A reação é intensa, mas costuma passar em até 45 minutos. Também pode ocorrer coceira, formação de bolhas e até a inflamação de alguns nervos isolados. Na hipótese de um grande número de picadas, há perigo de convulsões.
"A tanajura, comum no município, realiza no início do período chuvoso o voo nupcial no qual o macho, após a cópula, acaba morrendo de fome e exaustão. Inclusive, a comunidade local tem a cultura de fazer farofa de tanajura, uma iguaria consumida por muitos", pontuou a prefeitura.
A formiga tanajura, também conhecida como içá, cava buracos para depositar os ovos como parte do ritual de acasalamento. As revoadas de tanajuras costumam ocorrer em dias claros, na primavera e no início da estação chuvosa. A terra molhada facilita o trabalho da fêmea para cavar os buracos.
A combinação da folha suculenta com a crocancia da tanajura ficou perfeita. Nutritiva, tem alto valor proteico, aproximadamente 44% de proteínas, o dobro que carne de animais. Além de serem fonte de muitos minerais. Muitos povos na verdade se alimentam de gafanhotos, formigas, cupins, larvas de besouros e lagartas.
Vive de 20 a 30 anos...formiga gigante conhecida como " Tanajura, Formiga Cortadeira,Salva, Iça), muito usada na culinária dos índios e das famílias de algumas regiões do país...
Conta a lenda que os índios tabajaras acreditavam que as tanajuras eram criaturas vindas do céu para abençoar a terra. Quem as comesse, ganharia asas depois da morte e voaria para junto do deus Tupã. Tudo começou quando aqui chegaram os colonizadores portugueses.
Assim como as demais formigas, a rainha (chamada nas saúvas de Tanajura) precisam voar para acasalar com os machos (içás), a fim de escavar o solo ao cair, e fundar um novo formigueiro.
Geralmente, as tanajuras costumam aparecer com maior frequência em outubro, novembro e dezembro. No entanto, em virtude das chuvas fracas registradas na região recentemente, intercalando o calor e o frio do fim dos meses de março e começo de abril, o inseto começou a aparecer em algumas cidades.
TANAJURA é um CLÁSSICO de Caruaru e claro que eu tive que provar, né meu povo? O copinho de farofa de tanajura custa R$15 e é feito com as formigas, farinha de mandioca, manteiga e vários temperos regionais! #tanajura #caruaru #formiga #saojoao #nordeste #pernambuco #brasil #gastronomia.