A personagem explica que a vilã drogou Marcos e deitou-se ao lado dele para Ruth acreditar que os dois dormiram juntos. Após a verdade vir à tona, os dois se reconciliam e vivem o final feliz que merecem.
Perseguida pelo advogado César (Henri Pagnocelli), Raquel perde o controle do carro e acaba caindo numa ribanceira e morre em uma explosão repleta de efeitos especiais. Apesar de impactante, a morte de Raquel no remake de 1993, foi completamente diferente da versão original exibida em 1973.
Em sua última cena na novela, Tonho da Lua aparece montado no Atrevido e sendo saudado pelos moradores de Pontal d'Areia. Ele vai embora da cidade junto com os artistas do circo. Enquanto isso, Alzira encontra uma escultura do amado na praia e sofre com a partida de seu grande amor.
MORREU! RUTH TROCA AS TAÇAS E MATA CLÓVIS ENVENENADO! | O PROFETA | CENAS MARCANTES | VIVA
Quem morre no final da história, Ruth ou Raquel?
VERSÃO ORIGINAL DE 'MULHERES DE AREIA'
Na original, Raquel é assassinada com um tiro disparado por César (Rolando Boldrin). A motivação foi a mesma: a vilã ter revelado a Zé Luís (Umberto Magnani), que César engravidou Ruth no passado e a abandonou grávida.
Donato é preso novamente e, desta vez, não escapa mais da cadeia. Ele termina a novela Mulheres de Areia atrás das grades, respondendo pela morte do pai dos enteados e também pelo incêndio dos barcos, após as digitais do vilão serem encontradas no galão de querosene que usou para cometer o crime.
Irritado, César agarra o pescoço de Ruth e começa a enforcar a gêmea boa, que tenta pedir por socorro. Neste momento, Marcos (Guilherme Fontes) aparece para salvá-la, colocando o vilão para correr.
Na reta final, Donato chega a escapar da prisão e até sequestra Tito (Eduardo Moscovis). Só que a polícia consegue capturar novamente o criminoso, que vai para a prisão e não sai mais. Além do rapto do rival, ele é preso pela morte do pai de Tonho e por incendiar os barcos dos pescadores.
No desfecho, Isaura deixa a casa azul, que ganhou de presente de Raquel, e volta a morar com Floriano na prainha de Pontal d'Areia. Ela também será a responsável por revelar a Ruth que Marcos (Guilherme Fontes) nunca a traiu com Raquel, promovendo o final feliz da filha com o amado.
Ruth (Gloria Pires) será julgada pelo assassinato de Wanderlei (Paulo Betti) em Mulheres de Areia. Depois de assumir a autoria do crime para livrar Marcos (Guilherme Fontes) da acusação, a mocinha será levada a um tribunal nos próximos capítulos da novela, em reprise nas tardes da Globo.
Após fingir que estava grávida para que Marcos se casasse com ela, Ruth acredita que finalmente conseguiu o que queria. A vilã só não esperava que sua irmã fosse conseguir fugir do hospício e acabar com a sua farsa diante de todos!
O objetivo do mau-caráter era se vingar de Raquel, já que foi a malvada quem contou ao irmão dele, Zé Luís (Irving São Paulo), sobre o caso de César com Ruth (Gloria Pires) no passado. O crápula iludiu a professora e a abandonou grávida – o bebê morreu logo após o parto.
Ruth revela que ficou grávida de César, mas o crápula não assumiu a criança. Para piorar, sumiu no mundo e a abandonou esperando um filho dele. A moça chegou a dar à luz, mas a criança morreu momentos após o parto.
Em Mulheres de Areia, Donato (Paulo Goulart) vai seguir assediando Glorinha (Gabriela Alves). Nos próximos capítulos da novela, em reprise nas tardes da Globo, o vilão passa de todos os limites, propõe casamento à enteada e lhe rouba um beijo, fazendo a jovem viver momentos de terror.
Qual o final de Ruth? Após o acidente de barco das gêmeas Ruth e Raquel (Gloria Pires), somente Ruth aparece saindo do mar, dando a entender que Raquel morreu. As duas decidem dar uma volta de barco, mas elas acabam enfrentando uma tempestade e caindo no mar após uma forte onda.
Raquel (Gloria Pires) terá um final nada feliz em Mulheres de Areia (Globo). No fim da trama, a gêmea má é perseguida na estrada por César (Henri Pagnocelli), que a fecha em uma rodovia, fazendo-a perder o controle do veículo. A vilã cai de uma ribanceira e morre.