A forma correta é maestrina. Como feminino de maestro significa «regente de orquestra, coro ou banda». Maestrina é também o feminino de maestrino e significa, neste caso, «compositora de música ligeira».
utiliza-se o substantivo no masculino “a maestro” e que o “maestra” é usado especificamente para designar uma professora ou “mestra”, como aqui no Brasil. Renzetti explica que na língua italiana “existem vários substantivos que não mudam de gênero, por exemplo: capo, medico e maestro” e isso desagrada às mulheres.
(ii) que, para o vocábulo mestre, indica-se expressamente o feminino mestra, sem outras variáveis, de modo que, no caso, o feminino se dá normalmente com forma específica, e não pela simples alteração do artigo.
O feminino de padre é madre, mas trata-se de vocábulos de sentidos diferentes, pois como se sabe não há padres do sexo feminino. Já o feminino de abade é abadessa, e neste caso os atributos de ambos são mais semelhantes. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.
Vale dizer: feminino de mestre, em tais casos, é mestra, ou o substantivo é comum de dois gêneros, de modo que apresenta uma só forma para o masculino e para o feminino, e a distinção do gênero se faz apenas pelo artigo que o precede, do mesmo modo como se dá com artista e selvagem?
O feminino de juiz é juíza. Os substantivos terminados em –z são, em geral, comuns de dois, à excepção de palavras como andaluz, aprendiz, juiz e petiz, que têm forma feminina: andaluz – andaluza; aprendiz – aprendiza; juiz – juíza; petiz – petiza.
Consulta: Qual o feminino de ”cupim”? Resposta: Cupim é substantivo epiceno, o que significa que o mesmo nome (o mesmo gênero) designa os seres dos dois sexos. Quando se quer fazer a distinção ou especificar o sexo desse animal, usa-se a expressão macho ou fêmea: vi um cupim macho, vi um cupim fêmea.
O feminino de ateu é ateia em Portugal e atéia no Brasil. (A diferença deve durar até entrar em vigor o Acordo Ortográfico, após o qual a forma actualmente utilizada em Portugal vai prevalecer.) Não confundir com ateía, que significa ateísmo.
doutora. A forma doutorapode ser [feminino singular de doutor] , [segunda pessoa singular do imperativo de doutorar] , [terceira pessoa singular do presente do indicativo de doutorar] ou [nome feminino] .
A forma correta é maestrina. Como feminino de maestro significa «regente de orquestra, coro ou banda». Maestrina é também o feminino de maestrino e significa, neste caso, «compositora de música ligeira».
ou Mª o feminino: mestra. Mas para denominar o título acadêmico de quem fez mestrado costuma-se usar, tanto para a mulher quanto para o homem, a abreviatura MS ou MSc ou M.Sc., que vem do inglês "Master of Science" - isso sem prejuízo, naturalmente, da forma brasileira.
Ela pode chegar a 10 centímetros e é a chefe do pedaço, governando a colônia com seu abdômen gigante e botando milhares de ovos todos os dias. Enquanto ela foca na reprodução, a galera da colônia cuida do resto, tipo comida, defesa e organização.