A javalina (ou gironda — a fêmea do javali, quando já madura) dominante é a de maior idade e tamanho e sempre fica um pouco mais afastada do grupo como uma Guarda, que normalmente dá sua vida para que o restante fuja.
A fêmea de burro é burra (ou jumenta), enquanto para os dois últimos animais estamos no domínio dos nomes epicenos, ou seja, possuem um só género para designar um ou outro sexo: crocodilo fêmea (ou fêmea do crocodilo) e hipopótamo fêmea (ou fêmea do hipopótamo).
O professor Pasquale explica que a tradição da língua sempre registrou 'elefanta' ou 'aliá'. 'Elefoa' só o vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras registra.
Qual o nome feminino de javali?Brincadeira das perguntas ✌️Com participação dos familiares
Qual é a fêmea do burro?
Se você nunca morou na roça, isso vai queimar os seus neurônios: se o jegue cruzar com uma égua e o filhote for macho, nós chamamos de burro. Se for fêmea, chamamos de mula ou besta.
Jacaré é um substantivo epiceno, ou seja, trata-se do nome de um animal que possui só um gênero gramatical, para se referir ao sexo pronuncia jacaré macho ou jacaré fêmea. Diz-se jacaré fêmia.
Um mito comum em relação às rãs é dizer que são “mulher do sapo”. Na verdade, há rã macho e rã fêmea, assim como sapo macho e sapo fêmea. As rãs botam ovos na água, mas de forma diferente dos sapos. Os sapos, rãs e pererecas usam sons específicos (chamados de “canto”) para o encontro durante a época da reprodução.
Isso ocorre pois a gramática classifica os substantivos usados para designar certos animais como epicenos. Eles necessitam das palavras macho e fêmea para apontar o sexo. Então, temos de dizer a cobra fêmea, a fêmea da cobra, a cobra macho ou o macho da cobra.
A palavra "hipopótamo" deriva do grego antigo ἱπποπόταμος, hippopotamos, reunindo os étimos ἵππος, hippos, "cavalo", e ποταμός, potamos, "rio", o que resulta na expressão "cavalo do rio". Em português, como a palavra hipopótamo é um nome epiceno (só tem uma forma), o seu feminino é hipopótamo fêmea.
Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o feminino de camelo é camela. Quanto a marinheiros, é possível e aceitável formar o feminino marinheiras.
(jacaré fêmea - substantivo epiceno. A palavra jacaré não tem flexão de gênero, portanto, quando nos referirmos ao feminino devemos usar a palavra fêmea)Portanto, o feminino de jacaré é jacaré fêmea.
A égua é a fêmea do cavalo, entretanto, essa não se reproduz apenas com esse animal. A égua pode reproduzir-se com o jumento e, nesse caso, temos o nascimento do burro (macho) ou da mula (fêmea).