O Toyota Etios 2018 Automático é perfeito para quem busca a praticidade da transmissão automática sem abrir mão da economia. Ele foi eleito um dos carros mais econômicos da categoria pelo Inmetro.
Seguindo os números do Inmetro, na cidade o Toyota Etios faz 8,3 km/l (E) e 12,4 km/l (G), médias que passam a ser de 9,8 km/l e 14,1 km/l na estrada, respectivamente.
Pontos positivos: carro muito esperto bom consumo carro 6 marchas na estrada ele voa,espaço interno bom para estacionar e perfeito. Pontos negativos: lataria deixa a desejar, amortecedor parece que não tem bate seco. Comentários: no geral e um carro econômico de ótima mecânica,pois e um toyota já vale a pena ter um.
Segundo o estudo da entidade, o Etios Sedan está na primeira colocação, empatado com outros quatro modelos, no quesito manutenção mais barata do mercado entre 45 veículos avaliados. Além disso, o Etios Hatch 1.5L conquistou o segundo lugar, também em um empate múltiplo.
O Etios nunca foi um carro ruim de revenda, até a Toyota optar por encerrar a sua produção e comercialização. Carros que saíram de linha costumam ficar desvalorizados no mercado brasileiro, por conta do receio do público e, ao que tudo indica, não será diferente com o Toyota Etios.
Com essa rotina, o Etios percorreu a média de 143.000 km/ano e, como quando estava prestes a virar 1.000.000 o hodômetro travou em 999.999, a Toyota substituiu o painel por um novo e está estudando o original para entender o motivo da pane.
A motorização 1.3 e 1.5 do Toyota Etios, além de trazer potência, implica em um bom desempenho de consumo de combustível, chegando a 16,6 km/l na cidade e até 15 km/l na estrada.
Quais são os problemas mais comuns do Toyota Etios?
Problemas como bucha do eixo traseiro que estoura, vazamento no cilindro de freio, amortecedor escada e bieleta são alguns dos que temos observado com frequência. Isso não significa que o Etios seja ruim. Muito pelo contrário, é um excelente carro japonês!
O Toyota Corolla Híbrido ocupa o topo da lista graças à sua combinação de motor elétrico e a combustão, otimizando o consumo de energia. Este modelo alcança 18,5 km/l na cidade com gasolina e 12,8 km/l com etanol, demonstrando uma eficiência impressionante.
Além de sua eficiência e desempenho, o Toyota Etios se destaca pela praticidade. O espaço interno é bem aproveitado, oferecendo conforto para até cinco ocupantes. O porta-malas tem capacidade de 270 litros, suficiente para atender as necessidades diárias e pequenas viagens.
Para o hatch, a versão XS adota o motor 1.5 e a XLS um volante em couro com base reta. A versão X também adota a pintura em maçanetas e retrovisores, além de detalhes no interior em prata, além de vidros e travas elétricos. Na XS, sistema de som com CD Player e USB.
"A decisão foi tomada no âmbito do crescimento da Toyota na região e da renovação produtiva da fábrica de Sorocaba, onde Yaris e Corolla Cross são produzidos", informou a empresa. "A missão da Etios, com a sua oferta de qualidade, durabilidade e confiabilidade, continuará por muitos mais anos.
Pontos negativos: ausência de regulagem de altura do cinto; limpador de parabrisa com apenas 1 haste; falta de regulagem de profundidade do volante, só tem altura; acabamento interno.
''Em média, o carro faz uns 14 km/l na cidade e até 17 km/l na estrada, uma média boa. Eu só adicionaria ao veículo um computador de bordo com marcação de consumo. O carro não tem isso, mas acho que é um detalhe muito importante que falta neste modelo.''
São comuns casos de embreagens que duram mais de 100.000 km no Corolla e até 200.000 km na Hilux. Pena que o mesmo não se aplica ao Etios, que segundo alguns proprietários mal chega a 50.000 km.