Embora a maioria das nossas geladeiras use tomadas de 10A (ampères), essa configuração pode variar de um modelo para o outro. Acesse o manual do modelo desejado para mais informações se necessário.
Se você tem em casa equipamentos que precisam de uma carga mais pesada, como por exemplo, um ar-condicionado ou uma secadora de roupa, você precisa de uma tomada de 20 amperes. Além de ter os plugues com maior espessura, ela tem a capacidade de transmitir mais energia com segurança.
Todo eletricista e todo aquele que já fez casa tem alguns números na cabeça: 14A para fio 1.5mm2 de cobre, 21A para fio 2.5mm, 35A para fio 6mm, 50A para fio 10mm.
Porque o disjuntor desarma quando ligo a geladeira?
Uma das principais causas para a geladeira desarmando o disjuntor é a falta de energia elétrica adequada. Isso pode ocorrer devido a uma sobrecarga na rede elétrica, fios desgastados ou mal dimensionados, ou até mesmo problemas na instalação elétrica da residência.
Use disjuntores de 20A, já que você tem fio de 20A. Melhor para aparelhos poderosos como microondas, batedeiras ou chaleiras, pois o 15A mais baixo teria maior probabilidade de disparar.
Quando ligo a geladeira, a energia cai. O que pode ser?
Problemas com o aterramento
Se o sistema de aterramento da sua casa não estiver funcionando corretamente, pode haver flutuações na tensão elétrica, causando o piscar das luzes ao ligar a geladeira. Problemas com o condutor neutro também pode causar este efeito de queda de energia na hora que liga o motor da geladeira.
A melhor opção para seu projeto elétrico predial e industrial, o Cabo Flexível 2,5mm SIL 100 Metros Amarelo suporta até 21,0 amperes sem aquecer, sendo indicado para circuitos de tomadas simples, luz, comando ou sinalizações, atendendo a norma ABNT NM 280.
A melhor dica de como escolher um disjuntor é considerar o número de fases (condutores com tensão) do circuito. O número de polos do disjuntor deve ser igual ao número de fases que alimenta a rede elétrica. Atenção! O número de fases do sistema não é equivalente ao número de fios.
Entre esses dispositivos, estão incluídos os fornos elétricos, cooktops, chuveiros elétricos, aparelhos de ar-condicionado, máquinas de lavar roupa, secadoras, cafeteiras, torradeiras, entre outros.
Qual disjuntor devo usar para uma máquina de lavar 220V?
Para a Lavadora 127V, utilize um disjuntor de 20A na fase. Para a Lavadora 220V (entre duas fases), utilize um disjuntor bipolar de 15A. Algumas regiões possuem 220V en- tre fase e neutro. Neste caso, utilize um disjuntor de 15A na fase.
Observar o tamanho e o formato dos pinos, ler as inscrições na tomada, consultar manuais ou um profissional são maneiras eficazes de determinar se uma tomada é de 10 ou 20 amperes.
O Proteraio é um equipamento, simples e fácil de instalar, que protege sua geladeira ou freezer contra picos e surtos de tensão, baixa tensão, elevação de tensão ou sobrecarga na rede elétrica. Com o Proteraio sua geladeira ou freezer estarão seguros.
Acessórios de curva B geralmente são indicados para proteger aparelhos como aquecedores, fornos elétricos e chuveiro. Já os disjuntores com curva C preservam máquinas de lavar, geladeira e lâmpadas fluorescentes. Os produtos com curva D, por sua vez, protegem aparelhos que exigem grandes cargas, como transformadores.
Geladeira: Bitola recomendada: 2,5 mm² Justificativa: A geladeira é um eletrodoméstico que funciona continuamente, por isso, um fio de 2,5 mm² é suficiente para suportar a carga sem sobreaquecimento.
Usar um cabo de 4mm para uma tomada de 20 amperes pode ser considerado desperdício de recursos, a não ser que o cabo já esteja disponível de uma obra anterior. Deve-se ter cuidado ao inserir um cabo mais grosso na tomada e considerar que este cabo suportaria uma carga maior do que a prevista para a tomada.
Qual a bitola do fio para tomada 127 V e 220 V? Para tomadas de 20 A, o cabo de 2,5 mm² é indicado para tomadas com tensão de 220 V, e para 127 V, cabos com bitola a partir de 4 mm². Essa característica é muito importante em um projeto de energia de uma residência ou comércio.
A Curva C do Disjuntor Unipolar 20A refere-se à sua característica de disparo. Esse tipo de curva é ideal para cargas com correntes de partida moderadas, como pequenos motores ou equipamentos domésticos.
Corrente Nominal: 16A - Suporta corrente contínua de até 16 amperes sem desarmar, perfeito para circuitos com consumo moderado, como residências com eletrodomésticos comuns, pequenos escritórios, lojas com iluminação e equipamentos básicos e indústrias com máquinas de baixa potência.
No geral é importante sempre ter presente em sua residência as duas opções de correntes, pois apesar dos aparelhos de 10A funcionarem nas tomadas 20A o contrário não é possível. A diferença no diâmetro do furo que recebe os pinos é bem pequena, mas suficiente para impedir que você ligue um aparelho com plugue maior.
Os nobreaks são essenciais para garantir o funcionamento contínuo da geladeira em caso de queda de energia. Eles possuem baterias que fornecem energia temporária até que o fornecimento seja restabelecido ou que uma ação possa ser tomada.
Qual a potência de um estabilizador para geladeira?
É comum encontrar nas instruções de uso das geladeiras uma recomendação para o uso de estabilizadores de energia. Geralmente, esses manuais indicam dispositivos com capacidade em torno de 1000VA, que são suficientes para garantir a proteção contra as adversidades elétricas mais comuns.
"A geladeira, o ar-condicionado, o freezer. Esses equipamentos que têm motores podem ser danificados, porque o motor começa a puxar muita corrente e terá um sobreaquecimento. Outros equipamentos que a gente liga intermitentemente, tipo ventilador, liquidificador, máquina de lavar também não devem ser ligados", diz.