Oxóssi recebe tudo da mata, e sabe da importância de todos os animais e plantas pro equilíbrio da natureza. Por isso oferecemos velas verde-escuro para simbolizar o verde da mata virgem, das folhas com verde forte, a quem Oxóssi conhece como ninguém.
Saudação de Oxóssi: a mais conhecida a é Okê Arô, que significa “o grande da família Arô”. Okê é uma palavra que remete à montanha (ou superioridade) e Arô é uma família nobre do povo Ketu, ao qual Oxóssi teria pertencido. Entre outras saudações, também está o Arolé.
No cristianismo a imagem de Oxóssi está associada a São Sebastião. Alguns exemplos de oferendas comuns em vários centros e tendas umbandistas: milho cozido; coco em lasca; girassol; rosas brancas; velas brancas, amarelas e verdes; cerveja; licor de caju; flores do campo, entre outros.
No seu altar ou local onde costuma fazer orações, acender velas, ofereça para Oxóssi uma vela verde, um copo de cerveja e algumas frutas, como bananas, mamão, uva verde ou maçã.
Eparrei Oyá” é uma saudação à Iansã, orixá dos raios e dos ventos. A expressão é composta por “epá”, que é uma saudação similar a “salve”, e “hey”, que denota surpresa. Não existe uma tradução exata para a língua portuguesa.
Para receber a proteção de Oxóssi, use às quintas-feiras, dia da semana dedicado a esse orixá, roupas ou peças nas cores verde ou azul-turquesa, para representar as matas e a coragem. Ofereça-lhe milho cozido com lascas de coco, colocando as oferendas na mata, ou em um jardim, debaixo de uma árvore.
O significado da vela preta é um tema coberto por uma nuvem de mistério e magia. Diferentemente do que muitos acham, esse objeto ajuda na remoção de obstáculos, no rompimento de demandas negativas e na quebra de feitiços e maldições.
Como descobrir meu Orixá de cabeça? Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.
Oxóssi é considerado o orixá da caça e da vida dos animais selvagens, protegendo os caçadores e caminhantes. Seu domínio é a mata. Guerreiro e solitário, é tradicionalmente associado à Lua, já que a noite é o seu melhor momento para caçar. Ele também é considerado o orixá da fartura.
Meu Pai Oxóssi, Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, de onde tiramos o oxigênio necessário à manutenção de nossas vidas durante a passagem terrena, inundai os nossos organismos com a vossa energia para a cura dos males!
"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.
Oyá Oníra é habilidosa e destemida. Este título de Oyá origina-se da época em que Xangô era Aláàfin de Òyó (Rei da cidade de Òyó – Nigéria). Naquele tempo, o culto a Oyá era feito às margens do rio Níger e seus sacerdotes chamavam-se Olúwa Oníra. Saudação: “Èpà heyi!”.
Pitangueira: Pertence ao Orixá Oxossi, é a planta que abre os caminhos. Suas folhas verdes podem ser fervidas e to- madas como banho da cabeça aos pés, suas folhas secas podem ser usadas com canela, cravo e açúcar mascavo para defumar um ambiente e atrair bons ne- gócios.