Mas desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no último domingo de setembro. Este foi escolhido como Mês da Bíblia porque no dia 30 deste mês a Igreja celebra a memória litúrgica de São Jerônimo (que viveu de 340 até o ano 420 d.C).
O calendário hebraico está em uso desde o século IX AEC. Nos tempos bíblicos, o Sinédrio, o órgão governante do povo judeu, regulava o calendário; isso foi mudado em 359 EC. devido à perseguição. Desde então, o calendário hebraico existe em um estado fixo.
Para os católicos do Brasil, desde 1971, setembro é o mês dedicado à Bíblia, porém, desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no último domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 desse mês é comemorado o dia de São Jerônimo.
O mês da Bíblia, celebrado em setembro na Igreja no Brasil, terá início com uma celebração presidida no dia 1º de setembro, às 12h, por dom Leomar Antônio Brustolin, presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.
Que Dia é comemorado o Dia da Bíblia para os evangélicos?
Dia da Bíblia: 8 de dezembro de 2024
O Dia da Bíblia é dedicado à realização de eventos e pode ser comemorado tanto no segundo domingo de dezembro quanto ao longo de todo mês que antecede a data.
Setembro vem do latim “Septem”, que significa sete. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano. O sétimo mês do ano. O calendário foi alterado por Numa Pompílio e mais tarde por Júlio César.
É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril. Ou em 14 de outubro.
O domingo se torna um dia de culto e celebração da vitória de Cristo sobre a morte. Dessa forma, substitui gradualmente o sábado judaico como o dia de descanso e culto para os cristãos.
13 de janeiro de 2025, mais um dia para não esquecer. #61anos #obrigadoSenhor. Muitas felicidades pastor 🙏🏻 Deus te abençoe hoje e sempre, vida longa com saúde e alegrias o senhor merece 🙌🏻 Parabéns!
30 de setembro – Dia Mundial do Coração. Comemora-se no dia 30 de setembro, o Dia Mundial do Coração, data que visa alertar as pessoas sobre os cuidados básicos na prevenção de problemas cardiovasculares neste órgão muscular tão importante.
Para os católicos, são 73 livros. Para os protestantes, 66. A Igreja Ortodoxa considera 78. E os judeus apenas 39, da parte conhecida como Antigo Testamento pelos cristãos.
O Dia da Bíblia, comemorado em 8 de dezembro, é uma data dedicada à celebração e reflexão sobre o impacto profundo e eterno das Escrituras Sagradas na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.
A data, celebrada mundialmente no segundo domingo de dezembro, foi criada em 1549 na Grã-Betanha, pelo Rei Eduardo VI, com o objetivo de difundir a palavra de Deus. No Brasil, a data foi celebrada em 1850, com a vinda dos primeiros missionários cristãos Evangélicos, da Europa e dos Estados Unidos.
Desde o dia 19 de dezembro de 2001, o Dia da Bíblia é uma celebração oficial brasileira. Nesta data, o então presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei n.º 10.335, instituindo a comemoração em todo o território nacional no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano.
De acordo com o senador Carlos Viana (PSD-MG), autor do requerimento, a data celebrada no segundo domingo de dezembro é um dia de celebrações “para agradecer a Deus pelo acesso à sua Palavra”.
O segundo domingo de dezembro é o dia em que comunidades evangélicas, tradicionalmente, celebram o Dia da Bíblia. Desde 2001, a data integra o calendário cívico nacional, resultado da Lei n. 10.335 aprovada naquele ano, de autoria do então deputado federal evangélico Eber Silva (PST-RJ), pastor da Igreja Batista.
O calendário hebraico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nos ciclos da Lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses.
Nessa trajetória espiritual, propomos trilhar os caminhos da Carta aos Romanos (Rm), tema escolhido para o Mês da Bíblia de 2025, já nos preparando para esse momento importante da Igreja, celebrado em setembro.
O Mês da Bíblia, celebrado em setembro pela Igreja Católica no Brasil, é uma tradição que se consolidou desde 1971. Essa iniciativa tem suas raízes no Concílio Ecumênico Vaticano II, que incentivou o acesso das Escrituras Sagradas a todos os fiéis.
Como Jesus nasceu seis meses após João (Lucas 1:26, 36), isso coloca o nascimento de Jesus por volta de setembro ou outubro, durante o outono em Israel. 🍂 💡 Esses fatores mostram que o nascimento de Jesus não foi em 25 de dezembro, mas em outra época do ano.
No dia 14 de junho comemora-se o Dia Universal de Deus. Esta data se revela bastante curiosa, mas representa uma ótima oportunidade para as pessoas de todas as partes do mundo renovarem a fé e a crença numa força maior.