A palavra nora, como «esposa do filho, relativamente aos pais deste», vem «do lat[im] vulg[ar] nura-, por nuru-»; o termo nora, como «engenho de tirar água», deriva «do ár[abe] anora, por anna'urâ». O termo genro, que quer dizer «marido em relação aos pais da esposa», deriva «do lat[im] genĕru-, por genĕre-, "genro"».
Sabendo disso, tem-se que o nome do senhor que monta a cavalo é o cavaleiro, que vem a ser o masculino de amazona. Concluindo, o masculino de amazona é cavaleiro.
Os parentes de primeiro grau são: pai, mãe e filhos. Também integram esta categoria os parentes de primeiro grau por afinidade. São eles: padrasto, madrasta, enteados, genro, nora, sogro e sogra. Em segundo grau, são considerados parentes diretos avôs, avós, netos e irmãos.
Noro (祝 女, às vezes 神女 ou 巫女) (Okinawano: nuuru) são sacerdotisas da religião ryukyuana dos Utaki. Existem desde pelo menos o início do Período Gusuku (final do século XII) e continuam a realizar rituais até hoje. São diferentes de yuta (médiuns, em japonês), e são classificadas como kaminchu ("pessoas divinas").
Permanece, portanto, a afinidade entre sogro (a) e nora ou genro, padrasto/madrasta e enteado (a). Assim, não existe ex-sogro ou ex-sogra, expressões comuns nas conversas informais.
O caso causa dúvidas, afinal, nem todo casamento entre pessoas da mesma família é permitido. O Código Civil proíbe enlaces de uma pessoa com parceiros que estejam até o terceiro grau de parentesco — e isso inclui filhos dos ex-cônjuges, mesmo que adotivos.
O Código Civil considera que “cada cônjuge ou companheiro é aliado aos parentes do outro pelo vínculo da afinidade” (caput do artigo 1.595), no entanto, o parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos irmãos do cônjuge ou companheiro.
nora. A única pessoa que lhe ocorre chamar para assisti-la é a sua nora viúva, Letícia. E será Marina, a nora do escritor, que o desvelara. É mulher, nora, irmã, filha, amiga.
Mãe de um dos cônjuges em relação à mãe do outro. [F.: Fem. de consogro.] s. f. || a mãe da mulher com relação aos pais do marido desta, ou a mãe do marido com relação aos pais da mulher: Largou os gorgomilos da sua estimável consogra...
Assim, o pai e o filho estão no primeiro grau, porque entre eles há apenas uma geração. O avô e o neto têm parentesco de segundo grau. Na linha colateral, há que se subir até que se encontre o tronco comum e dele descer até a pessoa cujo parentesco se quer graduar.
Os filhos dos sobrinhos são sobrinhos-netos. Um sobrinho-neto é um filho de uma sobrinha ou sobrinho. No caso de um tio que seja irmão do avô ou avó dizemos que é o nosso tio-avô.