Capela ou ermida é um templo cristão secundário. Normalmente são locais para atendimento religioso de grupos específicos de pessoas ou comunidades religiosas. São usuais as capelas de aldeias, colégios, universidades, presídios, conventos, quartéis, castelos, fazendas etc.
É a estrutura mais modesta entre os templos católicos, munida apenas de um altar para celebrações de missas e pequenos ritos realizados por um padre que exerce suas funções de forma itinerante, já que a capela é subordinada ou pertence a uma determinada paróquia.
Capelas. Uma capela é um local de reunião e de louvor a Deus por parte dos membros da Igreja. As capelas podem ser edifícios construídos de raíz ou locais alugados.
A palavra “capela”, surge da expressão do latim “cappella” que significa “capa pequena”, que tem origem na história de Martinho de Tours, soldado romano que viveu no século IV d.C. contemporâneo de Constantino.
A palavra "capela", vem do latim, pequena capa, manto pequeno. Não se sabe o motivo, mas uma das características obrigatórias das capelas iniciais era não dispor de instrumentos musicais.
2º A atividade do profissional Capelão Cristão consiste em dar assistência espiritual cristã em hospitais, presídios, orfanatos, asilos, creches, albergues, escolas, áreas militares, empresas e instituições governamentais, sendo necessária a autorização de competência das instituições mencionadas, em caso de serviço ...
A capela servia ao mesmo tempo para cultos religiosos e hospedagem de seus devotos, que participavam, no mês de maio das festividades comemorativas ao santo.
Todas as capelas devem ter características essenciais que sejam favoráveis à adoração e aos programas da Igreja, o que inclui espaço para reuniões, ensino e atividades. Outras características adequadas podem ser incluídas a critério da presidência da área.
Além de sua função religiosa, as capelas também desempenham um papel social importante. Elas frequentemente servem como locais de encontro para a comunidade, onde as pessoas podem se reunir não apenas para adorar, mas também para celebrar eventos significativos, como casamentos, batismos e funerais.
O Santuário de Aparecida! 🔹 Matriz: É a igreja principal de uma paróquia! Exerce o papel de “coração” de todas as comunidades contidas dentro de um perímetro geográfico paroquial. 🔹 Capela: Trata-se da igreja de uma comunidade de fé que não é a matriz, mas que faz parte do perímetro paroquial onde há a igreja matriz.
As igrejas são os templos principais das paróquias sendo uma delas denominada igreja matriz onde o sacerdote celebra a missa principal dominical. As restantes pequenas igrejas são denominadas de capelas onde habitualmente não existe culto religioso diário ou dominical, ou existe apenas por alturas de festividades.
Capela - É um local edificado normalmente no interior das dependências de presídios, hospitais, escolas, ou nas suas imediações, e administrada e dirigida por um Capelão. Capelão, Ministro religioso (padre, pastor, rabino,...)
A palavra capelão quer dizer ministro ordenado, ou seja é uma autoridade eclesiástica que provê Assistência Espiritual a Regimentos Militares, Escolas, Hospitais, Presídios e Irmandade. contratavam um pároco para rezar missas em suas capelas particulares.
A cappella (AFI: [a kapˈpɛlla]) ou acappella é uma expressão de origem italiana, também utilizada na maioria dos idiomas ocidentais, que designa a música vocal sem acompanhamento instrumental.
A capela desempenha várias funções importantes dentro de uma comunidade. Ela serve como um local de adoração, onde os fiéis podem participar de missas, cultos e outras cerimônias religiosas. Além disso, a capela é um espaço de acolhimento, oferecendo suporte espiritual a pessoas em momentos de crise ou luto.
A capeba é uma planta medicinal da espécie Pothomorphe peltata ou Piper umbellatum, muito utilizada como remédio caseiro para auxiliar no tratamento de má digestão, azia ou infecções urinárias, pois tem ação antioxidante, anti-inflamatória e diurética.
Para se tornar capelão, é necessário que o profissional ocupe, inicialmente, um cargo de proeminência em igrejas e templos. Como exemplo, é possível mencionar o ofício de padre ou pastor, tendo em vista que o candidato pode ser adepto do catolicismo ou protestantismo.
A Capelania é considerada uma das áreas do evangelismo, onde um pastor, evangelista, um obreiro ou até mesmo um membro de uma igreja poderá atuar livremente em hospitais, escolas, creches, orfanatos, prisões e outros.
Para se tornar um Capelão Militar, o interessado deve ser Ministro Religioso - Padre, Pastor etc.,ter formação superior em Teologia (conforme a Legislação brasileira, Bacharel em Teologia), experiência comprovada no Ministério Cristão, e ainda ser aprovado em concurso público de provas e títulos.