Qual é o coletivo de pilha? De entre as várias hipóteses existentes, aquela que me parece mais adequada é pilhedo. O sufixo -edo, a par com -al, -ada e -aria, é um dos sufixos disponíveis para formação de nomes colectivos.
Pode parecer repetitivo ou até meio esquisito, mas para falar da maçã também usamos “penca”! De acordo com o dicionário Michaelis, penca é o “conjunto ou esgalho de flores ou frutos; cacho, molho”. Pode ser usado até no sentido figurado para se referir a um grupo de pessoas – como uma penca de crianças ou de mulheres.
Bateria pode ser usado como nome coletivo, mas não deve ser entendido como referente a um «conjunto de exames». O nome bateria pode ser usado com o significado de «grande quantidade» (Dicionário Priberam). Neste sentido, é um nome coletivo, uma vez que se aplica a um conjunto de entidades do mesmo tipo.
Qual é o coletivo de aviões? Segundo o dicionário brasileiro Michaelis – que pode consultar através da nossa secção/seção Ligações –, o termo avião admite os colectivos/coletivos frota, flotilha e esquadrilha.
Qual é o coletivo de pilha? De entre as várias hipóteses existentes, aquela que me parece mais adequada é pilhedo. O sufixo -edo, a par com -al, -ada e -aria, é um dos sufixos disponíveis para formação de nomes colectivos.
Com PIX, é a mesma coisa. Ocorre, porém, que o uso efetivo da língua portuguesa no Brasil, conforme prevê o Decreto-lei 5182/43 (Formulário Ortográfico da Língua Portuguesa), indica que - provavelmente só se manterá uma forma aqui: OS PIX. Os dois são corretos: OS PIX ou OS PIXES.
Já a palavra “vara”, que usamos como coletivo de porcos, vem do latim. Com o tempo, o significado se expandiu e passou a designar o grupo de suínos como um todo.
Se você já se perguntou qual é o coletivo de banana, não está sozinho! Quando chegar na feira, não tenha dúvida: o nome dado a um conjunto de bananas é “cacho“ .