O desenvolvimento do MiG-25, o caça mais rápido do mundo, começou no início dos anos 60, em meio à Guerra Fria. Naquela época, os Estados Unidos já trabalhavam em aviões inovadores como o bombardeiro XB-70 Valkyrie e o famoso avião de reconhecimento estratégico SR-71 Blackbird.
1 – O Tupolev TU 44: Fabricado pela União Soviética, é classificada como a aeronave de passageiros mais rápida do mundo. Fabricado em 1960, tem espaço para aproximadamente 140 passageiros e pode atingir a incrível velocidade de 2.878 Km/h.
Alguns caças militares também não são mais tão rápidos quanto os modelos de antigamente. Em grande parte, também por não ser mais necessário. O F-14 Tomcat, imortalizado no primeiro filme "Top Gun", atingia uma velocidade de cerca de 2.500 km/h em voo. Já o moderno F-35 voa a até 1.960 km/h.
Em seu terceiro e último vôo, sobre o oceano Pacífico, o avião experimental não-tripulado norte-americano X-43A quebrou o recorde de velocidade para um motor a jato, se aproximando de Mach 10 (dez vezes a velocidade do som, que se propaga pelo ar a cerca de 1.100 km/h).
MiG25 - O CAÇA mais RÁPIDO do MUNDO - Avião soviético que INTIMIDOU o OCIDENTE
Qual é o maior Mach já atingido?
Para ter uma referência, o veículo voador com essas características mais rápido do mundo atinge Mach 9.6, chegando a 11.852 km/h, e foi desenvolvido pela Nasa.
O objetivo é chegar a um avião capaz de decolar de pistas comuns e entrar em órbita, alcançando uma fantástica velocidade de Mach 20, ou mais de 21000 km/h.”
“Caças Gripen da FAB derrotaram os F-15 dos EUA, um dos caças mais poderosos do mundo”, publicou a revista especializada Sociedade Militar. “Caças Gripen superam os imbatíveis F-15 dos EUA”, manchetou a CNN. “Caças Gripen da FAB vencem o 'invencível' F-15 em combate simulado”, destacou o site especializado Defesanet.
Quanto tempo um caça F-39E Gripen leva para atravessar o Brasil?
A fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo, está se preparando para uma nova era na indústria aeroespacial brasileira com a produção dos caças supersônicos F-39E Gripen. Estes caças, capazes de atravessar o Brasil em menos de uma hora, representam um marco tecnológico significativo para o país.
A sua velocidade máxima é de Mach 2 (2.500 km/h). Para realizar um pouso, o Gripen precisa de 600 metros, podendo operar em pistas pequenas ou até em estradas.
A principal vantagem do B-2 é sua furtividade. Ele é capaz de escapar das defesas aéreas mais sofisticadas graças à combinação de tecnologias que minimizam sua assinatura infravermelha, acústica, eletromagnética e de radar. Isso permite que a aeronave penetre em territórios hostis sem ser detectada.
Além disso, a uma velocidade máxima de 3.000 quilômetros por hora, o MiG-31 é considerado um dos caças de combate mais rápidos do mundo. A capacidade do avião de guerra de operar em grandes altitudes foi bem demonstrada.
É possível chegar nessa velocidade? Embora todos esses números pareçam inalcançáveis, boa parte deles não só já foram atingidos como superados pela aviação moderna. Alguns ainda estão em níveis experimentais, é verdade, mas outros já nos apresentaram o Maverick da vida real.
Projetado na extinta União Soviética pela Mikoyan-Gurevich, o primeiro protótipo fez seu primeiro voo em 1964, entrando em serviço apenas em 1970. Possui uma velocidade máxima de Mach 2,85+ (alcançando até Mach 3,2, mas com risco de super aquecimento dos motores), e incorpora um poderoso radar e quatro Mísseis ar-ar.
O caça mais rápido do Brasil é o F-39 Gripen NG, um avião de combate multifunção de quarta geração produzido pela Saab, uma empresa sueca. Ele foi projetado para ser um caça leve e ágil, com alta capacidade de manobra e uma velocidade máxima de Mach 2,0 (2.470 km/h).
Os próximos 145 caças F-35 Lightning II para os Estados Unidos e seus aliados vão custar US$ 11,8 bilhões de dólares. Na prática, o custo médio de cada aeronave será de US$ 81,1 milhões.
"JAS" é a abreviatura de "Jakt, Attack, Spaning" (em português Caça, Ataque, Reconhecimento), e "Gripen" (do grego: Γρύπας, Gryphus e em português, Grifo) é o nome da criatura mitológica da antiguidade, meio leão, meio águia, cuja imagem também está presente no logotipo da própria marca Saab.
Confira os detalhes do F-35 Lightning – avião de caça mais letal do mundo. O F-35 Lightning 2º é o avião de caça mais letal e avançado produzido pela Lockheed Martin, com um voo de até 1.960 km/h, o motor da Pratt & Whitney F135 é o mais potente do mundo.
Lockheed Martin / Boeing F/A-22A Raptor, ou F/A-22A Raptor ou somente F22 Raptor é um caça Sthealty, não sendo superado por nenhum outro existente, ou seja, o melhor caça do mundo. Sua velocidade máxima é de 2.448, com extrema agilidade e equipado com os recurso mais avançados em tecnologia.
Em 2004, a pequena aeronave não tripulada X-43, desenvolvida pela NASA, fez história ao chegar no limite da velocidade de Mach 10 (12.348 km/h). Esse marco na indústria aeroespacial lhe rendeu nada menos que um registro no livro Guinness dos recordes como o veículo de propulsão a jato mais rápido da história.
Nossos corpos são surpreendentemente resilientes em muitas situações, mas aceleração rápida não é uma delas. O corpo humano aguenta qualquer velocidade constante —seja 20 quilômetros por hora ou 20 bilhões de quilômetros por hora— mas nós só conseguimos mudar a velocidade da trajetória de modo relativamente lento.
O Número de Mach ou velocidade Mach (Ma) é uma medida adimensional de velocidade. É definida como a razão entre a velocidade do objeto que se desloca em um meio fluido e a velocidade das ondas sonoras nesse meio: Um F/A-18 Hornet após quebrar a barreira do som.