Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.
Algumas espécies de formigas cortadeiras podem atacar cupins, especialmente quando há competição por recursos ou quando os cupins invadem áreas próximas aos ninhos das formigas.
Como os cupins de montículo e de terra solta são considerados pragas severas, nós temos sempre que combatê-los quando os detectamos nas nossas propriedades. Contudo, pessoal, os cupins são atacados por seus inimigos naturais como os pássaros, morcegos, porco espinho, tatus, tamanduás, dentre outros.
Os principais “inimigos” dos cupins são as formigas. Esses dois grupos vivem em uma guerra que dura, literalmente, milhões de anos, e aparentemente os cupins desenvolveram a capacidade de perceber seus inimigos assim como a Toph!
Soluções caseiras, à base de vinagre, óleo de cravo ou óleo de laranja podem resolver quando são infestações menores. Em casos mais graves, pode-se utilizar querosene, óleos lubrificantes, desengripantes ou inseticidas líquidos.
Tamanduá Bandeira se alimentando de formigas e cupins
O que os cupins mais odeiam?
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa. A terceira dica é com o capim santo cortado e misturado com álcool.
O borato de sódio é facilmente encontrado em farmácias de manipulação e casas de produtos agropecuários. Então, para usar este produto, 450 gramas dele com 4 litros de água. Logo na sequência, coloque a mistura em um borrifador e utilize óculos de proteção e luvas antes de aplicar na madeira atingida pelos cupins.
Geralmente assume-se que todos os cupins são consumidores de madeira (xilófagos), porém uma grande diversidade de material orgânico, em vários estágios de decomposição, pode servir de alimento para esses insetos, incluindo madeira (viva ou morta), gramíneas, plantas herbáceas, serapilheira, fungos, ninhos construídos ...
Com o início da primavera, dia 22 de setembro, também se inicia o período da Revoada dos Cupins, que dura até o final do verão, e é nesses meses que você deve ficar atento para que uma infestação de cupins não ocorra.
Mantenha as janelas e portas fechadas ao entardecer. A noite é o período em que os cupins voadores saem em busca de seus parceiros na época de revoada. Por conta disso, sempre lembre-se de fechar as portas e janelas ao entardecer para que esses insetos não tenham como entrar no seu ambiente.
Vinagre, naftalina, querosene, etc. Essas são algumas das substâncias que muitos costumam utilizar na tentativa de acabar com os ataques de cupins, tanto em móveis de madeira prontos quanto em peças e materiais em marcenarias.
Camponotus é um gênero de formigas. Muitas espécies deste gênero são designadas popularmente por formiga-de-cupim e outras por sarassará. Também são conhecidas pelos nomes de tacuá, taracuá, tracuá, tracoá, tacauá, traguá, formiga-doceira, sará, saraça, sarará, sararau e sarçará.
Umidade – A umidade excessiva é um dos principais fatores que atrai cupins para uma casa. Eles precisam de água para sobreviver, então qualquer área que esteja úmida ou úmida é um lugar perfeito para eles. Madeira molhada – A madeira molhada é particularmente atraente para os cupins.
Alguns creem que encontrar cupins em sua casa pode significar que há uma ou mais pessoas com raiva pelas suas conquistas, ou seja, com inveja (o que dizem que também pode atrair traças).
Seu habitat mais frequente são áreas rodeada de matas, caatingas e cerrados. Se infestam ambientes internos, seu ninho pode ser encontrado fora, em árvores por exemplo, que se encontram próximas.
Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.
Produtos químicos como o borato são eficazes para eliminar cupins e prevenir novas infestações. Esses produtos são aplicados diretamente na madeira afetada e podem ser encontrados em forma líquida ou em pó.
Essa é uma ação que requer tempo, use ao menos três vezes por dia até a madeira estar totalmente livre dessa infestação de insetos. Você também pode utilizar o vinagre natural, sem diluir na água, mas o cheiro pode ser muito forte e acabar incomodando.
As soluções naturais incluem o uso de óleo de laranja ou óleo de neem, que possuem propriedades tóxicas para os cupins e podem ser aplicados nas áreas infestadas. Além disso, existem armadilhas de cupins que podem ser colocadas próximas aos móveis para capturar e monitorar a atividade dos cupins.