Os melhores adoçantes para a saúde, de acordo com os especialistas, são os de origem natural, como stevia, xilitol e eritritol. Têm segurança estabelecida e costumam conferir dulçor semelhante ao açúcar, além de apresentar poucos efeitos colaterais e serem estáveis à temperatura do cozimento.
Atualmente, existem adoçantes artificiais e naturais, sendo que os últimos são vistos como menos nocivos por serem extraídos da natureza, como o stevia e o xilitol”, aponta. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por regulamentar e autorizar a utilização dos adoçantes.
Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações.
O adoçante stevia é uma ótima opção natural para quem quer ou precisa, por algum motivo, substituir o açúcar em sua alimentação, mas não quer deixar de sentir o gosto doce. Inclusive, o adoçante Stevia é conhecido por seu rendimento superior em relação ao açúcar comum.
Atualmente, existem opções de adoçantes considerados menos prejudiciais, como a stevia, o xilitol e o eritritol, que são mais naturais e seguros em comparação aos adoçantes artificiais, como a sacarina e o aspartame.
Em comparação ao açúcar convencional, os adoçantes podem diminuir o risco de contrair cáries e outros problemas dentários. Além disso, podem ser uma boa alternativa para pessoas com condições como a diabetes. Isso se dá porque, em geral, esses compostos não elevam os níveis de açúcar no sangue.
Os melhores adoçantes para a saúde, de acordo com os especialistas, são os de origem natural, como stevia, xilitol e eritritol. Têm segurança estabelecida e costumam conferir dulçor semelhante ao açúcar, além de apresentar poucos efeitos colaterais e serem estáveis à temperatura do cozimento.
O que é Linea 100% Stevia? Linea 100% Stevia é um adoçante dietético líquido 100% natural, extraído da Stevia Rebaudiana, uma planta com poder adoçante de 200 a 400 vezes maior que a sacarose (açúcar comum). A estévia é um adoçante natural, inofensiva à saúde e muito recomendada por médicos e nutricionistas.
Na Coca‑Cola light sem açúcar e Coca‑Cola zero açúcar usamos ciclamato (E-952), acessulfame-K (E-950) e aspartame (E-951) em substituição dos açúcares. Os adoçantes que mais utilizamos são o aspartame, o acessulfame-K, a sacarina e o extrato de stevia.
Entre os adoçantes artificiais desaconselhados pela OMS estão aspartame, ciclamatos, sacarina, acesulfame K, advantame, neotame, sucralose, estévia e seus derivados.
A sucralose não faz mal à saúde. Parcialmente verdade. Alguns estudos indicam que a sucralose estimula a hiperinsulinemia e o aumento da absorção de glicose no intestino, além de disfunção tireoidiana, parto prematuro, fratura, hiperatividade e insônia. Porém, são necessários mais estudos controlados que comprovem.
A exceção da recomendação da OMS vai para os que vivem com diabetes preexistente. Entre os exemplos de adoçantes artificiais desaconselhados estão o acesulfame K, aspartame, advantame, ciclamatos, neotame, sacarina, sucralose, estévia e seus derivados.
Qual o adoçante mais recomendado pelos nutricionistas?
De acordo com a nutricionista especialista em alimentação vegana e vegetariana Thainá Bonafé, em entrevista ao Band Receitas, é importante dar preferência aos adoçantes naturais. São eles: xilitol, eritritol, estévia (ou stévia), taumatina e o sorbitol.
Existem diversos tipos de adoçantes no mercado, a maioria está na lista dos desaconselhados. Sacarina, neotame e advantame estão no relatório. Além deles, o aspartame também já não é mais indicado por ser cancerígeno. Nem mesmo a sucralose, amplamente usada, é aconselhada.
No entanto, como com qualquer substância, o consumo excessivo pode levar a efeitos adversos, como dor de cabeça, mal-estar, perda de humor e diarreia. Se você tiver preocupações sobre o consumo de adoçantes artificiais, é sempre recomendável conversar com um profissional de saúde.
Quantas gotas de stevia equivalem a uma colher de açúcar?
podem ser maiores ou menores de suas necessidades energéticas. Modo de usar: 5 gotas de Finn Stévia líquido equivalem a 1 colher de chá de açúcar. Confira no site www.finn.com.br/adocante-stevia a recomendação diária máxima de consumo conforme sua composição corporal.
Os melhores produtos para a saúde, de acordo com os especialistas, são os de origem natural, como stevia, xilitol e eritritol. Têm segurança estabelecida e costumam conferir dulçor semelhante ao açúcar, além de apresentar poucos efeitos colaterais e serem estáveis à temperatura do cozimento.
Por isso, prefira o açúcar natural das frutas e evite o consumo de adoçantes artificiais (que podem sobrecarregar os rins). Verduras e legumes estão na lista de alimentos que ajudam a preservar os rins. Além disso, a ingestão de líquidos (em especial, a água) colabora com a função renal.
Em seu estado puro, essa plantinha adoça 300 vezes mais que o açúcar! Seguro de consumir, o produto deve ser usado na proporção máxima 4mg/kg de peso corporal por dia. Ou seja, uma pessoa de 70 quilos pode consumir até 102 gotas (oito sachês) diariamente, sem risco para a saúde.
Adoçante ou açúcar mascavo? O mascavo não passa pelo processo de branqueamento, cristalização e refino. Portanto, possui uma maior concentração de nutrientes. No entanto, diferentemente do adoçante, ele adiciona calorias aos alimentos e pode impactar o índice glicêmico.
Não há efeitos colaterais ou riscos comprovados associados ao uso do stevia. Porém, como qualquer outro adoçante, ele deve ser consumido com moderação.
É verdade que o adoçante faz mais mal do que o açúcar?
Os adoçantes que substituem o açúcar tampouco ajudariam a reduzir o risco de doenças não transmissíveis (DNTs), como câncer ou diabetes, segundo o relatório. A OMS alerta que, na verdade, o uso prolongado de adoçantes aumentaria o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e morte prematura em adultos.