A rede LTE utiliza frequências mais baixas que o 5G e consequentemente, menor capacidade de transmissão, porém maior alcance. Por isso, o LTE requer uma densidade menor de antenas ou torres de celular para fornecer cobertura. Além disso, o LTE é compatível com dispositivos mais baratos e comuns no mercado.
Sim, o LTE é o futuro da internet móvel. É a tecnologia mais rápida, confiável e de baixa latência disponível e continuará a ser aprimorada nos próximos anos. Com o desenvolvimento do 5G, a próxima geração da internet móvel, o LTE continuará a ser uma tecnologia importante por muitos anos.
Uma rede LTE – sigla para Long-Term Evolution – é uma tecnologia de comunicação sem fio desenvolvida para oferecer altas taxas de transferência de dados, baixa latência e a capacidade de suportar uma ampla gama de serviços multimídia.
Quando se trata de velocidade e desempenho, as redes LTE geralmente oferecem taxas de upload e download impressionantes. Ainda assim, as verdadeiras redes 4G aumentam o nível, oferecendo velocidades de dados ainda mais rápidas e conexões de rede mais confiáveis.
iPhone 13 mini 4G/LTE vs 5G speed test on Vodafone UK network
Qual é melhor, 5G ou LTE?
A rede pública 5G oferece uma velocidade e uma capacidade de dados muito superiores à rede pública LTE, podendo chegar a 20 Gbps e suportar um maior volume de dados por superfície e um maior número de dispositivos conectados simultaneamente.
O 4G, também conhecido como LTE, é uma tecnologia de telefonia móvel emite ondas de rádio via antenas para se comunicar com dispositivos sem fio, como smartphones e tablets.
De acordo com um estudo da Ookla, usuários que se conectaram na rede 5G tiveram aumento no consumo de bateria de 6% a 11% em comparação com a tecnologia 4G.
Já é cliente Vivo e o 5G não está funcionando no seu aparelho? Nesta situação, é preciso verificar se está dentro da área de cobertura e se o seu aparelho suporta a tecnologia 5G. Caso esteja tudo certo e ainda assim não estiver funcionando, é necessário configurar o seu celular para acessar a nova tecnologia.
1- O que é rede LTE Preferencial? A rede LTE preferencial é uma configuração de rede que permite que os dispositivos móveis se conectem à rede LTE, se disponível, ou à rede 4G ou 3G, se não houver cobertura LTE.
O LTE geralmente oferece velocidades de download que variam de 5 a 100 Mbps, dependendo da cobertura e da congestão da rede. O 4G, especialmente na sua forma avançada, pode alcançar velocidades de até 1 Gbps, enquanto o 5G promete velocidades que podem chegar a 10 Gbps ou mais.
A versão LTE pode receber chamadas e mensagens sem estar ligado ao seu telemóvel. No entanto, primeiro necessita de ativar o serviço para o relógio através da mesma operadora que a do seu telemóvel.
VoLTE é uma sigla para Voice over LTE, ou seja, Voz em redes LTE (Long Term Evolution). Trata-se de um padrão de redes móveis que habilita chamadas de voz convencionais em redes 4G. Sem a tecnologia VoLTE, um smartphone precisa utilizar as tecnologias 3G ou 2G ao fazer e receber chamadas pela operadora.
O LTE é uma tecnologia de comunicação móvel de alta velocidade que pertence às famílias 3G e 4G. Ela utiliza bandas de frequência licenciadas e é comumente fornecida por operadoras de telefonia móvel. O LTE oferece ampla cobertura geográfica, tornando-se ideal para acesso à internet em movimento.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu deixar de certificar celulares, tablets, rastreadores e equipamentos similares que sejam compatíveis somente com tecnologia inferior ao 4G a partir de 6 de abril de 2025.
Se você não quiser receber chamadas enquanto corre, o BT é perfeito. Mas você terá que baixar músicas quando o Wi-Fi estiver disponível ou conectado ao seu celular. Você não pode navegar enquanto estiver em movimento. Navegar por músicas em movimento exige LTE.
"Qualquer cliente com plano ativo, aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G sem necessidade de mudar de plano ou de chip", afirma a operadora.
Desde dezembro/21, a Vivo iniciou a expansão da rede 5G nas tecnologias NSA e SA na frequência de 2.3GHz. E em julho/22, foi iniciada a expansão da rede de cobertura na frequência de 3.5GHz para todas capitais do Brasil, seguindo o cronograma de liberação do espectro em cada localidade.
Em resumo, comprar um celular 5G em 2024 pode valer muito a pena, dependendo das necessidades individuais e da disponibilidade da rede na região de cada pessoa.
O 5G pode fornecer velocidades de download até 100 vezes mais rápidas do que o 4G, o que significa que o download de um filme, por exemplo, poderia ser feito em questão de segundos. Latência: A latência, que é o tempo que um dispositivo leva para se comunicar com a rede, é muito menor no 5G.
Navegar pela internet consome muita bateria? Sim, o tráfego de dados, como já falamos, é a atividade que mais consome energia em um celular. Redes 3G, inclusive, consomem mais bateria que as 2G, como GPRS e Edge.
4G – LTE-A (Long Term Evolution-Advanced): é a evolução do 4G. Essa tecnologia promete até 1 Gbps teóricos; 5G: foi chamada de quinta geração de internet móvel e traz mais velocidade para downloads e uploads, além de maior cobertura e mais estabilidade nas conexões.
As VPNs permitem que dispositivos acessem uma rede com segurança mesmo sem estarem conectados fisicamente a ela. O Android inclui um cliente de VPN integrado (PPTP, L2TP/IPSec e IPSec). Os dispositivos com Android 4.0 e versões posteriores também são compatíveis com apps de VPN.
Essa tecnologia é mais eficiente no uso de energia. Ao permitir chamadas de voz por meio da rede 4G, telefones com VoLTE tendem a consumir menos bateria durante ligações, quando comparado com o uso das redes 2G ou 3G.