Se você prefere um sabor mais pronunciado, pode optar pela merluza. Se está buscando uma opção versátil, mais neutra e com a textura leve, a tilápia pode ser uma boa escolha.
Parecida com a tilápia, a merluza também possui carne branca, magra e poucas espinhas. Possui um preço acessível e sabor um pouco mais marcante. Rica em proteína, é uma boa opção para quem quer perder peso ou se preocupa com a quantidade de gorduras.
Veja alguns exemplos de peixes com menos espinha: Tilápia: a tilápia é uma opção versátil de peixe com pouca espinha, além de ser uma proteína leve e saborosa.
É, sem dúvida, o peixe mais barato e fácil de preparar, segundo a chef de cozinha Cyntia Souza. “A tilápia é o que as pessoas mais compram para preparar, porque encontram preços mais baixos e também é o que mais buscam encomendar.
O filé de merluza já é um conhecido e queridinho de quem gosta de peixe frito, já que ele é encontrado com facilidade nos mercados, feiras e peixarias, além de ter um ótimo custo-benefício. Ele é ótimo tanto para aquele almoço de domingo quanto para aquele petisco do encontro com os amigos.
Merluza: A merluza tem um sabor suave e delicado, sua textura é firme, mas ainda assim macia. Além disso, é uma boa fonte de proteína magra, além de conter nutrientes como selênio e vitamina B12. Tilápia: Por outro lado, a tilápia é mais neutra, o que a torna versátil para diferentes preparações.
É um peixe saboroso com filé sem espinha e carne branca. Pode ser encontrado em forma de filé, seco ou defumado. A Merluza possui sabor acentuado e pode ser preparada de diversas maneiras, seja grelhada, assada ou em molho.
Os Filés de Merluza Seara possuem grande quantidade de ômega 3 e vitaminas do complexo B, contribuindo com ações anti-inflamatórias, manutenção do sistema nervoso - memória e raciocínio -, além da produção de energia para o organismo.
Comparada com o salmão, a tilápia contém bem menos ômega 3, mas ainda oferece o nutriente em pequenas quantidades por porção. A nutricionista Irene Coutinho explica que o consumo de peixes, mesmo os com menores quantidades desse tipo de gordura (ômega 3), é recomendado.
O peixe mais comumente usado para fritar inclui dourado, tilápia, linguado, bacalhau e sardinha. No Brasil, o peixe frito é frequentemente servido com acompanhamentos como arroz, feijão, salada e farofa. É uma opção deliciosa e versátil que pode ser facilmente feita em sua casa.
O gosto dos peixes também é parecido, porém, a merluza tem o sabor e o cheiro um pouco mais fortes. O polaca não é o único exemplo. A professora da UFMG conta que uma fraude muito comum é em relação ao hadoque, peixe marinho que pode ser encontrado nas regiões costeiras do oceano Atlântico e tem alto valor comercial.
Merluza: Por ser mais magro e sem espinhas, o filé de Merluza é um dos peixes mais procurados pelos consumidores brasileiros. Esse peixe costuma combinar muito bem com limão e também conta com ômega 3, que traz diversos benefícios para a saúde.
Tem que lavar o filé de merluza? Não precisa. Só é recomendado lavar o peixe caso você compre fresco ou precise tirar as escamas e vísceras. Se a merluza já estiver limpa ou vier congelada, não se deve lavar.
Tempere o filé de merluza com sal. Em uma panela com óleo refogue o alho, a cebola, o tomate, o pimentão, a pimenta de cheiro, o coentro e a cebolinha. Depois, acrescente o peixe e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos.
A palavra “merluza” vem do latim Merluccius, em homenagem a lúcio, peixe de rio com o qual tem muita semelhança. Ao contrário do que várias pessoas pensam, merluza não é um peixe específico, mas todos aqueles pertencentes à ordem Gadiformes, encontrados nos mares do Atlântico, do Mediterrâneo e do Pacífico.
Além disso, os peixes gordos como salmão, sardinha, atum, dourada e cavala, também são ricos em ácidos graxos poli-insaturados, como ômega 3 e ômega 6, um tipo de gordura saudável com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que reduz o risco doenças cardiovasculares.
A merluza é um peixe de água salgada, rico em proteínas e ômega-3, que traz diversos benefícios para a saúde, como a redução do colesterol e melhoria da saúde cardiovascular. Quando combinado com batatas e assado no forno, o prato se torna ainda mais saboroso e nutritivo.
A merluza ou pescada em português europeu (do latim Merluccius, lúcio do mar, devido à sua semelhança com este peixe carnívoro de água doce) é o nome comum de vários peixes marinhos, da ordem dos gadiformes, que vivem em ambos os lados do Atlântico, no Mediterrâneo e no Pacífico.