A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.
Gasolina tem entre três e sete carbonos. Etanol tem dois carbonos. Queimar o diesel, um combustível com 18 carbonos, produz 18 moléculas de CO2. Portanto, o diesel é o maior poluente em termos de gás carbônico, que é o grande problema que se tem hoje e que se faz esforço para reduzir.
O diesel possui hidrocarbonetos, pois também é um derivado do petróleo, e estes são mais pesados do que os que compõem a gasolina, por isso se acumulam no meio ambiente. Além disso, metais pesados altamente nocivos também fazem parte da composição do diesel.
O diesel polui mais que a gasolina e álcool, sendo o combustível que mais tem contribuído para as emissões de dióxido de carbono, o principal gás causador do efeito estufa.
O álcool e a gasolina poluem consideravelmente menos do que o diesel, graças ao catalisador. Esse importante equipamento faz com que gases mais prejudiciais, como os monóxidos de carbono, sejam transformados em substâncias menos perigosas.
Qual melhor combustível Álcool ou Gasolina ? - DR Auto Mecânica N° 157
Porque carro a diesel é melhor?
Qual é a vantagem de comprar um carro a diesel? O principal atrativo dos carros a diesel é a economia, já que o motor a diesel é mais eficiente no consumo de combustível, especialmente em longas viagens ou para quem utiliza o carro de forma intensa.
Entretanto, embora seja menos poluente, o etanol é mais corrosivo para motores movidos somente a gasolina e, na opinião da fabricante de peças Delphi, isso pode trazer consequências à manutenção desses veículos: “Por conta da composição do etanol, o combustível renovável é mais corrosivo do que a gasolina.
São combustíveis menos poluentes que derivam de materiais orgânicos, tais como: plantas, óleos vegetais ou até mesmo resíduos animais. O Biodiesel (feito a partir de óleos vegetais), o Bioetanol e o Etanol (conseguido através da fermentação de açúcares), são alguns exemplos de biocombustíveis.
Uma das principais vantagens dos motores a diesel é que o consumo de combustível chega a ser 35% menor se comparado, por exemplo, à gasolina. Além disso, ele possui maior força, o que explica sua larga utilização por caminhões e carretas transportadoras.
"Sobre outros maiores poluidores, temos que considerar em destaque os setores da mineração, agropecuária, siderúrgica e indústria química", afirma o climatologista. Ele acrescenta que também é preciso levar em conta os produtos de longo prazo, como os feitos de plástico (cuja principal matéria-prima é o petróleo).
Os sinais de toxicidade aguda após exposição oral ao diesel são náusea, vômito, diarreia e irritação do trato digestório. A inalação de grandes quantidades de vapores de diesel ou a ingestão de fluidos a base de diesel podem causar sinais e sintomas não específicos de intoxicação como tontura, dor de cabeça e vômito.
Mas os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são mais leves do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono), com isso a gasolina se torna menos poluente do que o diesel.
A emissão de alguns gases por combustíveis fósseis tem sido um dos grandes causadores do aumento do efeito estufa, sendo por isso mais vantajoso a utilização de biocombustíveis como o etanol. Em todo o ciclo do combustível o etanol lança menos C02 à atmosfera pelo fato dele ser extraído da cana-de-açúcar.
Até o ano passado, uma moto emitia de 24 a 25 gramas de monóxido de carbono -o principal poluente- por quilômetro rodado. Um carro hoje produz na prática 0,7 g/km.
Entenda por que o diesel é o combustível mais utilizado em veículos pesados. Como citado anteriormente, por possuir desempenho mais eficiente em termos de consumo e maior torque em baixas rotações, o diesel também é escolhido para veículos de grande porte por sua durabilidade e confiabilidade.
E quais as principais desvantagens dos carros movidos a diesel? Na realidade, a principal desvantagem dos carros a diesel era o fato de o combustível custar mais caro do que a gasolina. Entretanto, diante de acontecimentos recentes, o preço da gasolina disparou, ultrapassando muito o preço do diesel.
Maior durabilidade do motor: Em geral, os motores a gasóleo tendem a durar mais tempo do que os motores a gasolina, sendo uma boa opção para quem percorre muitos quilómetros anualmente. A robustez destes motores torna-os mais fiáveis em longas distâncias.
Qual é o combustível que menos agride o meio ambiente?
O etanol é conhecido como o combustível menos poluente que existe atualmente. Feito de matérias primas de vegetais como a cana-de-açúcar, o etanol é uma alternativa renovável e limpa, que confere mais potência ao motor dos veículos, assim como a vida útil do lubrificante, se comparado com a gasolina.
Apesar de bastante eficiente, a intensa utilização do óleo diesel desencadeia vários problemas ambientais. A queima desse combustível libera gases poluentes na atmosfera, com destaque para o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, enxofre, entre outros; esse fato contribui para o processo de aquecimento global.
Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados. Por essa razão, é difícil dizer que um combustível é melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.
Álcool ou gasolina, o que estraga mais o motor? No fim das contas, nenhum dos dois combustíveis vai “destruir” o motor se você fizer as manutenções de rotina e usar o veículo corretamente. O álcool pode ser mais corrosivo, mas é ótimo para manter o motor limpo internamente.