Você sabia que contralto é a classificação vocal mais grave entre as vozes femininas? Caracterizada por um timbre encorpado, cheio e com grande presença, a voz contralto traz um som único e marcante, muitas vezes confundido com o uso apenas da voz de peito.
Soprano é a voz feminina mais aguda e com maior alcance vocal de todos os tipos de vozes. Normalmente cobre a extensão vocal que vai do G3 ao F5, na música popular, ou o C6 ou até mesmo podendo ir mais alto na música operística.
A cantora brasileira Ana Carolina também é dona de uma voz rara: o contralto. Não é comum encontrar mulheres que tenham o mesmo registro de voz de Ana Carolina, já que a maioria das cantoras do Brasil têm o tipo vocal soprano.
As vozes femininas podem ser classificadas em três tipos principais: soprano, mezzo-soprano e contralto: Soprano – Tipo de voz feminina que alcança as notas mais agudas, com extensão que vai geralmente do Do3 (C3) ao Fa5 (F5), mas há variações.
A voz contralto é um tipo de voz raro. Trata-se da voz feminina mais grave que existe. Geralmente algumas cantoras classificadas como Mezzo-Soprano conseguem se desenvolver tecnicamente alcançando o nível contralto, mas não é natural.
Julia Vitória já é considerada uma das maiores representantes da nova geração de cantores gospel. Dona de voz única, doce e marcante, a artista é um verdadeiro fenômeno com apenas 21 anos e tem conquistado um público cada vez mais expressivo.
A lista é encabeçada por Aretha Franklin, seguida de Whitney Houston, Sam Cooke e Billie Holiday. As dez primeiras posições contam ainda com Mariah Carey, Ray Charles, Stevie Wonder, Beyoncé, Otis Redding e Al Green.
Uma das principais razões para a raridade dos contraltos é que o termo "contralto" geralmente se refere a uma combinação específica de extensão, timbre e tessitura, além de outros tipos de voz "gerais" (em contraste, "soprano" ainda pode representar uma ampla variedade de timbres e tessituras através de diferentes sub- ...
feminina de vozes mais graves, ela tem um timbre bem característico de contraltos, que é uma voz mais escura e um pouco mais encorpada, não que toda contralto tem esse timbre, então se pra você uma boa cantora, uma cantora que atinge hiper agudos, por exemplo, a Ivete não vai se enquadrar no seu padrão.
A cantora de pop Lady Gaga é um exemplo de voz contralto. Mezzosoprano: Uma intermediária entre contralto e soprano, esse tipo de voz tem mais facilidade para cantar em uma ópera.
no brasil, a voz feminina mais comum é a soprano, como a da cantora sandy e de marisa monte. a contralto é o tipo mais raro em todo mundo – inclusive muitas cantoras no papel de contralto são na verdade mezzo-soprano, e referências pop como ana carolina, adele e amy winehouse são exemplos dessa categoria.
Ana Castela é contralto, com um timbre mais grave. Em 2023, enfrentou problemas ao cantar a canção "Solteiro Forçado", e revelou fazer sessões de fonoaudiologia.
Georgia Brown é conhecida pela sua grande extensão vocal e está fora de nosso campo de audição, podendo ser captada apenas por medidores de frequência, pois são notas tão agudas que não podem ser captadas pelo ouvido humano.