Qual é a verdadeira história por trás do Dia Internacional da Mulher?
Ela deu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Havia 100 mulheres, de 17 países, presentes, e elas concordaram com a sugestão dela por unanimidade. A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Qual é a história por trás do Dia Internacional da Mulher?
O oito de março não nasceu de um evento específico, e sim de um conjunto de movimentos no final do século 19 e começo do século 20 contra as péssimas condições de trabalho às quais as trabalhadoras eram submetidas. “As mulheres tinham que trabalhar 16 horas por dia durante seis dias na semana.
Foi o que aconteceu em 08 de março de 1917, na Rússia. Em 1917, na Rússia, foi derrubada a monarquia czarista. Nesse clima revolucionário, as mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem entraram em greve, no dia 8 de março, e reivindicaram a ajuda dos operários do setor metalúrgico.
No dia 8 de março de 1917 cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II. Esse evento, que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, ficou conhecido como "Pão e Paz".
O Dia das Mães é uma celebração que surgiu nos Estados Unidos, sendo fundada por Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis. Ele foi criado por Anna como uma forma de homenagear sua mãe, falecida em 1905.
A HISTÓRIA POR TRÁS DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER || VOGALIZANDO A HISTÓRIA
Qual é o verdadeiro significado do Dia das Mães?
O Dia das Mães foi criado como uma homenagem à vida de Ann Jarvis. O falecimento dela, em 9 de maio de 1905, afetou bastante a sua filha, Anna Jarvis. Anos depois, ela decidiu criar uma data comemorativa para homenagear a sua mãe.
Porque o Dia das Mães é no segundo domingo de maio?
Ann morreu no dia 9 de maio de 1905 e, como forma de homenageá-la, Anna escolheu o segundo domingo de maio para ser a data em que o Dia das Mães seria comemorado. Assim, a data da celebração sempre estaria próxima à da morte de sua mãe.
Por que 8 de março foi escolhido o Dia Internacional da Mulher?
A data, entretanto, só foi escolhida depois de 8 março de 1917, quando um grupo de mulheres realizou uma manifestação em Petrogrado (atual São Petersburgo), na Rússia. Elas pediam melhores condições de vida e a retirada do país da Primeira Guerra Mundial.
Por que o dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher?
Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.
Resultado de um caminho de luta por igualdade, o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 deste mês, tem como principal objetivo relembrar as batalhas enfrentadas pelas mulheres durante toda história e dar foco às demandas por direitos negados e que ainda persistem nos dias atuais.
"O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países", explica a professora Maria Célia Orlato Selem, ...
Naquele dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade por melhores condições de trabalho — na época, as jornadas chegavam a 16h por dia, seis dias por semana e, não raro, incluíam também os domingos. Nessa passeata teria sido celebrado pela primeira vez o "Dia Nacional das Mulheres" americano.
Feliz Dia Internacional da Mulher! Que cada mulher se lembre do seu valor e da importância única que tem neste mundo. Vocês são preciosas além das palavras e merecem todo o amor, respeito e reconhecimento do universo. Feliz Dia Internacional da Mulher!
Isso porque celebramos o Dia Internacional da Tolerância, que foi criado por resolução da ONU em 1996 para destacar o compromisso em promover o entendimento entre culturas e povos, o respeito e a valorização da variedade de culturas, formas de expressão e diferenças do ser humano.
A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres. Ela deu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague.
Qual é a origem do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora?
A origem da data remete ao ano de 1908, quando uma manifestação de trabalhadoras em Nova Iorque exigia melhores condições de trabalho, direitos políticos e igualdade salarial. A partir daí, o dia 8 de março começou a ser comemorado como o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora.
O Dia Internacional das Mulheres é celebrado em todo o mundo em 8 de março. Comemorada pela Organização das Nações Unidas pela primeira vez em 1975 e oficialmente adotada pela entidade em 1977, a data foi resultado de anos de luta por igualdade de gênero e contra qualquer tipo de violência e discriminação.
Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857.
É bastante conhecida a ideia de que a data surgiu em homenagem às mais de cem mulheres vítimas do incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, mas apesar de trágico e simbólico, o ocorrido em 25 de março de 1911 é posterior a algumas das lutas operárias que culminaram na origem verdadeira.
A Crise de 1857 teve início com um pânico financeiro nos Estados Unidos causado por um declínio no desempenho da economia mundial e uma super-expansão da economia doméstica americana.
Anna Jarvis tinha razão; ela é claramente a principal responsável pelo lançamento do feriado como uma comemoração nacional norte-americana e que influenciou países em todo o mundo.
Reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido.
Há 92 anos, o Dia das Mães é comemorado no Brasil. A decisão de reservar um dia do calendário para prestar homenagens à figura materna no país foi do então presidente da época, Getúlio Vargas.