Um trem de alta velocidade (TAV), informalmente conhecido como trem-bala, é um comboio para transporte público que se locomove em velocidades superiores à 210 km/h. Em sua maioria, os TAVs alcançam uma velocidade de cruzeiro de 250 à 300 km/h, podendo chegar à 320 km/h.
Qual é a velocidade do trem-bala mais rápido do mundo?
Segundo divulgado pela China Railway por meio da Xinhuanet, serviço de notícias estatal, o trem-bala CR450 chegou a 450 km/h em alguns testes, superando em 100 kh/h o serviço atual.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo.
A nova geração de trens-bala, conhecida como ALFA-X, está sendo testada em velocidades de quase 400 km/h, embora a velocidade máxima em serviço será de “apenas” 360 km/h.
O Shanghai Maglev parte do Aeroporto Pudong, em Xangai, e cobre a distância de 30 quilômetros até a Estação Longyang Road em apenas 7 minutos. A velocidade máxima pode chegar a 460 km/h!
"O trem-bala CR450 fez sua estreia em #Beijing hoje. Quando estiver em operação comercial, atingirá uma velocidade operacional de 400 km/h, tornando-se o trem de alta velocidade mais rápido do mundo.
Os trens de alta velocidade – conhecidos como serviços 'Le Frecce' na Itália - conectam as principais cidades do país em velocidades de até 400 km/h (248 mph), acabando com a necessidade de viajar de avião em passeios intermunicipais.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros. Os veículos que vão operar a nova linha podem alcançar a velocidade máxima de 140 km/h.
Quanto tempo leva para atravessar o Japão de trem-bala?
Na prática, a viagem dura meras 2h no Tokaido Shinkansen.) Os Shinkansen ou trens-bala no Japão variam no seu modelito, mas tipicamente têm arranjos assim, de assentos 2 x 3, com mesinhas de avião na poltrona à sua frente e velocidade que às vezes ultrapassa os 300 Km/h.
Carregamento de 6 pass. em pé p/m². Capacidade de transporte: 48.000 passageiros por hora por sentido (pphpd). Velocidade média superior a 35 km/h e velocidade operacional máxima = 80 km/h.
No Brasil, por exemplo, estuda-se a viabilidade há anos. concordo com os termos da LGPD . A China tem a maior malha de trens de alta velocidade do mundo, com mais de 40.000 km de linha férrea. Conecta mais de 100 cidades, incluindo Pequim, Xangai, Cantão, Shenzhen e Wuhan.
A velocidade da luz no vácuo é uma constante física importante, cujo valor é de aproximadamente 300 milhões de metros por segundo. A velocidade da luz, comumente denotada pela letra c, vale cerca de 299.792.458 m/s, ou seja, a cada segundo, a luz viaja aproximadamente 300.000 km ao se propagar no vácuo.
Outra grande vantagem dos trens de alta velocidade é que eles só utilizam eletricidade para se mover, enquanto as tradicionais locomotivas queimam carvão e fazem uma poluição danada. A eletricidade necessária para fazer os magnetos funcionarem pode vir de fontes não poluentes, como as usinas atômicas, por exemplo.
O Trem de Alta Velocidade (TAV), mais conhecido como trem-bala, tem custo estimado em R$ 34,63 bilhões, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e vai interligar o Rio de Janeiro a Campinas (SP), passando por São Paulo em um trajeto de 511 km.
O plano de execução e operação do trem-bala vem sendo desenhado pela empresa TAV Brasil, criada em 2021 com o propósito de atuar com trens de alta velocidade. Em 2023, a companhia conseguiu uma autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para construir e explorar o projeto pelo período de 99 anos.
O Lockheed SR-71 "Blackbird" é uma aeronave de reconhecimento estratégico Mach 3+, de longo alcance e altitude elevada, que foi desenvolvida e fabricada pela empresa aeroespacial norte-americana Lockheed Corporation. Foi operado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e pela NASA.
Os trens de alta velocidade têm sido uma alternativa eficaz ao transporte aéreo em viagens de até 1.100 quilômetros, conectando pessoas entre grandes cidades e áreas rurais com facilidade e conforto.
A partir de 1º de outubro de 2023, um passe normal para adultos, válido por sete dias, custa 50.000 ienes; desejar um pouco mais de luxo pode comprar um passe Green Car (primeira classe) por a partir de 70.000 ienes. O passe regular de 14 dias para adultos custa 80.000 ienes e o de 21 dias, 100.000 ienes.
Os primeiros comboios Shinkansen, as Séries 0 - Shinkansen, foram construídos pela Kawasaki Heavy Industries - muitas vezes chamado de "trens-bala" por conta do nome original em japonês Dangan Ressha (弾 丸 列車?) - ultrapassou os primeiros trens rápidos comerciais em serviço.
O meio de transporte mais seguro do mundo é o elevador, segundo o ranking da revista americana Condé Nast Traveler. Para completar o pódio, temos o avião e o trem.
Atualmente, a linha mais rápida do mundo realiza um trajeto de 30 quilômetros em cerca de sete minutos, entre o Aeroporto Internacional de Pudong e a estação Longyang Road, ambas em Xangai. No início deste ano, a China deu início aos estudos para a criação da primeira linha ferroviária hyperloop do País.
Existem cerca de 53 trens por dia entre Roma e Pompei, que geralmente levam 2 horas 13 minutos para fazer a viagem de 211 km de distância. No entanto, é possível fazer o trecho em 1 hora 44 minutos com os serviços mais rápidos, se você quiser chegar em menos tempo.
O ICE (InterCity Express) é um trem de alta velocidade que liga todas as principais cidades da Alemanha. Chegando a até 300 km/h, é um dos meios mais rápidos de viajar entre cidades como Berlim, Hamburgo e Colônia.
🚆 os TGVs podem atingir uma velocidade de até 320 km/hora, assim como o trem-bala japonês Shinkansen 500. 🎫 até setembro de 2021, quando completou 40 anos, a SNCF informou que os TGVs da França já tinham transportado cerca de 3 bilhões de passageiros, segundo a RFI.