O que é "Hallelujah"? Antes de mergulharmos na questão do significado da música Hallelujah, precisamos entender que "hallelujah" é uma palavra de origem hebraica cujo significado quer dizer "louvai a Deus".
Uma transliteração do termo hebraico הַלְלוּיָהּ (Halləluyamoderno ou Halləlûyāh tiberiano), cuja primeira parte é "Hallelu" (הַלְּלוּ), que significa "Louvai! Adorai!" ou "Elogio"; e a segunda parte "Yah" (Jah) (יָהּ), uma forma abreviada do nome de Deus.
Qual é o significado da música "Hallelujah" do Shrek?
A repetição do refrão 'Hallelujah', que pode ser traduzido como 'louvai a Deus', é entoada de maneiras que refletem tanto a exaltação quanto a dor, sugerindo que a expressão de louvor pode ser multifacetada, abrangendo tanto a gratidão quanto o lamento.
O Hallelujah (Aleluia) faz parte do oratório Messiah (Messias), que é a obra mais famosa do compositor alemão. Oratório é um gênero de composição musical basicamente cantado, sendo bastante utilizados, além da orquestra, solos vocais e coro. Em geral narra temas bíblicos.
Para quem não sabe, "shrek" é uma palavra iídiche - uma língua da família indo-europeia, pertencente ao subgrupo germânico - e pode ser traduzida como "monstro". No alemão tradicional, o nome do nosso querido ogro soa muito semelhante com a palavra "shreck", que significa "susto" ou "terror".
Qual é a tradução de "Hallelujah" para o português?
Antes de mergulharmos na questão do significado da música Hallelujah, precisamos entender que "hallelujah" é uma palavra de origem hebraica cujo significado quer dizer "louvai a Deus".
Diz-se fervorosamente judeu, mas torna-se, em 1996, monge budista enquanto chega a jurar amar Jesus Cristo e a frequentar brevemente a Igreja da Cientologia. Apesar do seu sempre reiterado amor ao judaísmo, em 1964, Cohen publica uma antologia de poemas que decide baptizar de Flowers for Hitler.
A música 'Aleluia, Aleluia, Aleluia', interpretada por artistas do gênero Gospel/Religioso, é uma expressão de júbilo e adoração característica da música litúrgica católica.
A música 'Aleluia', interpretada pela cantora Gabriela Rocha, é um hino de louvor e adoração cristã que expressa uma profunda devoção e desejo de conexão com Deus.
Hoje clássica, "Hallelujah" levou anos e muitas páginas para ser composta por Leonard Cohen e foi, ao longo do tempo, remodelada pelo autor e seus intérpretes: agora tem quatro estrofes fixas e outras três adicionais, combinadas ao gosto de quem canta.
Vem do hebraico “Halleluyah”, sendo a junção das palavras “Hallelu” (louvar) + Yah (Deus, Yahweh). É uma expressão para louvar a Deus e era usada para chamar a congregação à participar dos cânticos, louvar em grupo.
Pode se tratar de uma referência ao fim dos Salmos, em que se cantava o aleluia, assim como também pode ser uma menção irônica ao ensinamento bíblico de que se deve sempre louvar e dar graças a Deus, não importa qual seja a situação. Hallelujah ou Aleluia vem do hebraico Halləluya.
Qual é o significado da música "Hallelujah" de Leonard Cohen?
Cohen então descreve a existência do “santo aleluia”, aquele usado na Igreja, e do “despedaçado aleluia”, que seria uma forma de chegar próximo do divino pelo pecado, pelo menos em sua concepção. Tendo isso em mente, surge a questão: como Hallelujah, uma canção cheia de dualidades, acabou dominando o universo gospel?
Cohen ou Kohen (em hebraico כהן, sacerdote, pl. כהנים kohanim), na Torá, é o termo aplicado ao sacerdote. O chefe dos kohanim era chamado Cohen Gadol (Sumo Sacerdote de Israel), sendo que todos deveriam ser descendentes de Aarão.
Antes de mergulharmos na história da música, precisamos entender que “hallelujah” é uma palavra de origem hebraica que quer dizer “louvai a Deus“. No que diz respeito à etimologia da palavra, podemos dividi-la em: “hallelu” = louvar; “jah” = Yah, que singifica Deus, Javé.
O nome "Shrek" é a romanização da palavra iídiche שרעק, que corresponde a palavra alemã "Schreck"/"Shreck", que literalmente significa "medo", ou "susto", mas também pode ser usada como uma exclamação comum, muitas vezes na forma Oy Shrek!.
Este nome carrega consigo a ideia de luminosidade e nobreza, remetendo a uma imagem de alguém de grande virtude e brilho interior. Pessoas batizadas com este simpático nome são frequentemente associadas a uma personalidade gentil, graciosa e donas de uma inteligência aguçada.
Cohen morreu em 7 de Novembro de 2016, aos 82 anos, em sua casa enquanto dormia, depois de sofrer uma queda noturna na sua casa em Los Angeles. Sua morte foi anunciada em 10 de Novembro. Deixou dois filhos e dois netos. Em uma entrevista concedida cerca de um mês antes, Cohen disse que estava preparado para sua morte.
ela debocha do cristianismo. a canção foi composta pelo cantor. compositor e poeta canadense leonard cohen. o leonard não era cristão e sim budista. escreveu páginas e mais páginas. com possíveis variações para as estrofes de aleluia.