Os luteranos acreditam que a salvação é alcançada mediante as atitudes das pessoas somado à paixão e morte de Cristo em expiação dos pecados dos homens. A crença luterana acredita que a Bíblia é a palavra de Deus e que a mesma deve ser lida e interpretada por todos.
O luteranismo se estabeleceu como uma doutrina que defende que a salvação é garantida mediante a justificação pela fé — a ideia de que apenas a fé é necessária para salvar uma pessoa. Lutero também traduziu a Bíblia para o alemão, defendendo o direito de todos lerem os escritos sagrados.
1. A base e os critérios do culto luterano são solus Christus, sola scriptura, sola gratia, sola fides (somente Cristo, somente a Escritura, somente a graça, somente a fé). 2. Na realização do culto, importa destacar o que Cristo ordenou e deixar de lado o que se opõe a isso.
Assim, podemos concluir que o que Martinho Lutero defendia era a volta às origens da religião, a valorização da fé, da conexão com Deus e a ajuda aos pobres, colocando fim ao chamado comércio de indulgências.
Os luteranos têm como base de sua crença a ideia de que sua salvação é garantida unicamente pela fé. Lutero não concordava com algumas práticas da Igreja, em especial as indulgências.
O calvinista acredita que, desde a criação do mundo, Deus estabeleceu quais indivíduos seriam salvos e quais seriam condenados. Para saber o destino preestabelecido para a sua alma, o fiel deveria procurar indícios e manter uma vida correta e obediente a Deus.
O contexto provável é sugerido em um sermão de 1536 (WA 41, 647) no qual Lutero declarou que Cristo foi reprovado pelo mundo como glutão, beberrão e até mesmo um adúltero".
Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Basicamente, ele questionava esse comércio de graças e o poder absoluto da Igreja na fé popular — e afirmava que a Bíblia era o texto primordial que deveria ser considerado, acima de qualquer autoridade papal.
Qual a diferença entre a Igreja Católica e luterana?
Os católicos veem a Eucaristia como uma constante repetição do sacrifício de Jesus Cristo. Em sua interpretação, a hóstia se transforma no corpo de Jesus e pode ser adorada. Já para os luteranos, a Santa Ceia é o verdadeiro corpo e sangue de Jesus, no pão e no vinho.
Luteranos batizam por aspersão ou derramando água na cabeça da criança, através do batismo infantil, ou do adulto, em alguns casos, sendo que esse ato é feito enquanto se recita a Fórmula Trinitária.
A Igreja Luterana é restrita no número de santos? De acordo com alguns padrões, até parece ser. Há outras denominações cristãs que têm ao menos um santo (ou mais) para cada dia do ano.
Cada membro da Igreja Luterana deve subscrever não apenas a Bíblia, mas também as confissões como exposição correta das doutrinas bíblicas. Para o leigo isto significa, ao menos, o Catecismo de Lutero; para o pastor e professor, significam todas as confissões adotadas pela Igreja Luterana.
Os luteranos acreditam que somente a fé é necessária para garantir a salvação de uma pessoa, não necessitando nenhum outro tipo de ação. Outro ponto básico da doutrina luterana é a crença de que não é necessário um sacerdote ou um mediador para intermediar a relação entre Deus e os fiéis.
Para Lutero, Maria é um modelo de vida cristã que experimentou a justificação por graça e fé. Maria é a expressão da vida que Deus espera ver em cada pessoa cristã que se disponha a ser guiada pelo Espírito Santo.
Os luteranos acreditam que a salvação é alcançada mediante as atitudes das pessoas somado à paixão e morte de Cristo em expiação dos pecados dos homens. A crença luterana acredita que a Bíblia é a palavra de Deus e que a mesma deve ser lida e interpretada por todos. Os luteranos dedicam o domingo para irem à igreja.
Martinho Lutero era um sacerdote piedoso, que mantinha uma vida de castidade e de muita penitência, mas, um certo dia, ao ler a Bíblia, Lutero deparou com o seguinte versículo: “O justo viverá da fé (Romanos 1, 17), a partir de então, ele começou a criticar a Igreja propondo uma Reforma em sua estrutura, sobretudo, na ...
Mas Lutero mostrou que não era preciso de intermediários entre Deus e os homens e permitiu que o povo pudesse ter acesso à bíblia. Ele mostrou que todos podiam receber sua fé diretamente de Deus”, explicou. O líder leigo da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Edson Uhlig, destacou outros desdobramentos da reforma.
As últimas palavras de Lutero foram: “Nós somos mendigos. Esta é a verdade”. Ele morreu em Eisleben em 18 de fevereiro de 1546, à vista da fonte onde ele foi batizado quando bebê. O corpo de Lutero foi levado para Wittenberg enquanto milhares de pessoas enlutadas acompanhavam seu cortejo fúnebre por onde passava.
A salvação da alma para a doutrina protestante luterana dava-se através do arrependimento dos pecados e da fé do indivíduo. Já para a doutrina protestante calvinista a salvação da alma era aleatória, pois os humanos não eram dignos do perdão divino, por isso deveriam se dedicar à religião.
Os calvinistas defendem a predestinação, ou seja, a crença de que a salvação já está determinada por Deus, e valorizam o lucro oriundo do trabalho, isso fez com que a burguesia abraçasse a nova fé.
Predestinação (do termo latino praedestinatione) é uma destinação antecipada à salvação, a grandes feitos etc. Em teologia especificamente, é a doutrina segundo a qual todos os eventos têm sido determinados por Deus.