Saravá, Motumbá, Kolofé, Mukuiu, Mojubá – O que significam? São saudações. Mukuiu é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu e para as Umbandas derivadas) a resposta é Mukuiu N´Zamby (que Deus te abençoe). Para os Jejê e também Ketu (e Umbandas derivadas), o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum.
Kolofé significa benção em Iorubá. É com esse sentimento de reverenciar a herança cultural negra, que retrato a memória dos anônimos da história, relacionando a ancestralidade com as divindades do panteão africano, interligando a fé como força de resistência e existência.
Do Yorubá, significa A benção, e é isso que eu pedi aos ancestrais quando decidi trilhar esse caminho árduo da música, benção Mainha, benção meu pai. Também é o nome do meu terceiro álbum de estúdio que vem ao mundo logo menos, com a benção dos Orixás.
A começar a entender fazendo reverência que é um pedido de bênçãos que surgiu entre os nagôs pela língua yorubá e quando ouviu a palavra Motumbá, deve-se responder é Motumba Axé. Mo túnbá é uma expressão que significa também: Eu reverencio; eu saúdo; eu me rendo; eu me submeto.
Adupé em iorubá significa obrigado, e essa atividade não é nada mais do que um agradecimento por tudo que recebemos de graça dessa natureza e dos seres elementais, que tanto nos proporcionam sem cobrar nada em troca.
Saravá, Motumbá, Kolofé, Mukuiu, Mojubá – O que significam? São saudações. Mukuiu é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu e para as Umbandas derivadas) a resposta é Mukuiu N´Zamby (que Deus te abençoe). Para os Jejê e também Ketu (e Umbandas derivadas), o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum.
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.
O rei Nagô, mencionado na canção, é retratado como uma figura poderosa e respeitada, que, mesmo após a morte, continua a exercer influência e autoridade. A expressão "nosso rei que entre os mortos reinou" sugere que sua liderança e sabedoria transcendem a vida terrena, alcançando um plano espiritual.
"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.
MuKuiú é palavra bantu, que traduz o pedido de bênçãos como saudação e respeito aos nossos ancestrais. Este vídeo etnográfico foi gerado como uma das dobras artísticas do processo de pesquisa premiada pelo Programa Seiva 2018, edital de pesquisa e experimentação artística.
Muitas vezes, podemos simplesmente usar o "mo dúpẹ́" como resposta a uma saudação. . Mas e "mo júbà"? . Mo júbà significa eu lhe vejo com respeito, eu o respeito, eu estimo a sua posição.
Algumas vertentes do Candomblé fazem o uso do àwúre, que de fato significa bênção. Em resposta ao pedido de bênção, corretamente é respondido como: - àwúre mi! Significa minha bênção! Mas e como eu expresso: - Meu pai Ògún o abençoe ou minha mãe Yemoja a abençoe!
Saravá ficou uma saudação genérica entre a maioria das casa de Umbanda, independente da sua derivação. Algumas correntes Umbandistas também usam o Namastê, que significa: “o Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em você”.
A palavra axé é utilizada no contexto das religiões afro-brasileiras, principalmente em cumprimentos. Ela tem sua origem na língua iorubá e significa força de realização, poder e desejo felicidade.
Obrigada(o) : Mo dupé ! / Adupé ! / É séun ! / É sé o ! *A imagem da capa do dicionário exposta no blog é de uma máscara yoruba do Museu de Artes de Indianapolis/EUA.